por Zeca Santos;
Polo Aquático Brasil(PAB), ou podemos chamar de liga independente do polo aquático brasileiro surgiu com a insatisfação dos clubes, atletas e dos amantes do esporte com a atual gestão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos( CBDA). Dez dos melhores clubes do Brasil se juntaram com o intúito de desenvolver melhor o esporte.
SESI/SP, Associação A Hebraica, Jundiaí, Clube Atlético Paulistano, Paineiras do Morumbi, Esporte Clube Pinheiros, Internacional de Santos, todos clubes paulistas e os cariocas Tijuca Tênis Clube, Fluminense Football Club e Clube de Regatas do Flamengo são os fundadores e participantes do PAB, todos arcam com suas despesas e ajudam na organização dos torneios. Esse ano de estréia desse novo projeto ocorreram 4 etapas 1 em Santos, 1 em São Paulo e 2 na cidade maravilhosa(incluindo a etapa final).
O Clube de Regatas do Flamengo, apresenta uma equipe masculina renovada e uma forte equipe feminina.

O Esporte Clube Pinheiros(ECP) outro com grande tradição no esporte no masculino e também tem uma forte equipe no feminino.

Paineiras do Morumbi com ambas equipes renovadas, sempre apresentando bons jogadores(as).
SESI/SP, da família FIRJAN, apresenta uma equipe masculina muito forte e um feminino que tem dado muito trabalho.
O torneio foi disputados em confronto direto de todos contra todos e ao longo das etapas as equipes foram acumulando pontos. Os clubes integrantes do PAB sempre forneceram e fornecem atletas para seleção brasileira. Lamentavelmente o Botafogo de Futebol e Regatas e Bauru, clubes de muita tradição ainda não aderiram o projeto.
A etapa final se confundiu com a 4* etapa, vamos lembrar que PAB ainda está se organizando então ainda encontramos falhas principalmente no quesito arbitragem que tem andado muito falha, na verdade os árbitros brasileiros desse esporte estão precisando se reciclar e se atualizar( alias é um dos projetos do PAB).
O polo aquático foi o primeiro esporte coletivo a participar numa edição de Jogos Olímpicos da era moderna. Semelhante no princípio básico do handball. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, mas é praticado dentro de uma piscina. Ou seja se joga com as mãos e os atletas não podem por os pés no fundo.
Essa etapa final fora disputada no parque aquático do Fluminense Football Club, na Laranjeiras(zona sul carioca) e contamos com a chuva com fator adverso.
Essa etapa foi marcada pela despedida de um dos maiores jogadores do mundo, já fora eleito pela federação internacional FINA 4 vezes como o melhor do mundo, penta campeão panamericano , capitão da seleção americana vice campeã olímpica em 2008 nos Jogos de Pequim, aqui no Brasil é atleta do SESI/SP, Anthony Azevedo, que nos deu uma exclusiva veja na nossa página no facebook. Fora eleito o MVP do torneio, muitos aplausos ao atleta que é filho de um ex atleta brasileiro( ex jogador do Botafogo).

Já no feminino o título de MVP ficou para a jogadora do Clube de Regatas do Flamengo, Illana Pinheiro, que também foi a artilheira da competição com 60 gols sendo também a melhor atacante. Muitos aplausos.

A melhor goleira também foi do Flamengo, Manuela Canetti.

Mais o melhor goleiro foi o tricolor Thye Mattos.
Ainda se tratando de defesa o melhor nesse item foi o paulistano playboy atleta do SESI/SP Arthur Salgado.
E no feminino, elas também defendem muito e saem todas arranhadas, foi Viviane Bahia atleta do Pinheiros.
No centro não teve pra ninguém só deu SESI/SP Julia Souza e Antônio Inserra Neto.
As atacantes femininas Marina Canetti do Flamengo e Marina Zablit do Pinheiros ambas da seleção olímpica brasileira que disputaram os Jogos Rio 2016.
Finalizando as premiações individuais do feminino temos a seleção do Brasil Open

Voltando ao masculino ainda tivemos como melhor atacante no auge dos 39 anos, que vem tentando se aposentar mais a paixão pelo esporte e o talento não o deixam parar André Raposo , o Quito do Fluminense.

E ainda também como atacante o atleta olímpico do Pinheiros, Gustavo Grummy Guimarães.
E a seleção masculina do Brasil Open..

Em relação as equipes: classificação da etapa final do Brasil Open de Polo Aquático Adulto Masculino: 1º SESI/SP, 2º Fluminense, 3º Pinheiros, 4º Paineiras do Morumbi , 5º Paulistano, 6ºFlamengo.



Classificação Geral Final Feminino: 1º Flamengo (CRF), 2º Pinheiros (ECP), 3º SESI/SP
4º Paineiras (CPM).



Fique conosco deixe seus comentários crie o hábito de entrar curtir e deixar seu recado na nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI pois é nela que você leitor seguidor efã tem acesso a entrevistas exclusivas como a do técnico Carlos Carvalho e do diretor de arbitragem Werner além de tisers referentes as nossas matérias sem falar de dicas e assuntos diversos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
Os goleiros menos vazados são do Esporte Clube Pinheiros, Thatiana Pregolini e Marcelo Manfrini.
Salve o polo aquático brasileiro. O Brasil tem grandes atletas e técnicos o que realmente precisa é tornar os egos menores que o esporte e se ter um real profissionalismo.

