Maria Bethânia faz um pocket acústico com leituras encerrando a temporada da Casa do Choro

por Zeca Santos;

Depois de um ano repleto de atrações incríveis,a Casa do Choro, centro de referência deste que é o gênero musical brasileiro mais antigo( o choro), traz para encerrar a temporada 2016  sua conselheira suprema Maria Bethânia.

951

Vem de muito tempo a ligação de Maria Bethânia com as palavras. Desde o colégio em Santo Amaro(BA), quando seu professor Nestor Oliveira a ensinou, assim como a seu irmão Caetano Veloso, a ouvir poesia.

20161217_185136
nossa abelha rainha fez leitura  de poemas portugueses, africanos, baianos. De Castro Alves a Caetano. 

Esta paixão pelas palavras ela levou aos palcos, nos textos que sempre recitou em seus espetáculos – desde o famoso show de estreia no Teatro Opinião, em 1965 cantando Carcará de João do Vale e João Cândido.

E é esta relação com as palavras que Bethânia  mostrar nesta leitura de poemas e textos escolhidos por ela, com os quais tem intimidade e que foram importantes para sua vida.

20161217_184651

Neste projeto, contou com a colaboração de Hermano Vianna e Elias Andreatto. Mesclando leitura e música com canções pouco usuais em seu repertório.

20161217_191918
ela foi acompanhada por seu fiel escudeiro o violonista Paulinho Dafilin e pelo percussionista Carlos Cesar ( o careca)

Para leitura de um texto de Graciliano Ramos a diva convida outra dama, sua amiga, para fazer essa recitação a atriz Cássia Kis Magro( veja em nossa página no facebook essa leitura).

20161217_192512
ambas mantiveram o ritual de estarem descalças sobre o palco e no tapete persa.

Tudo para a Maricotinha campeã do carnaval carioca 2016 com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira é um ritual, ela segue sempre o que seu Orixá determina. Por isso não podemos fotografar nada do show com maquinas profissionais. Desde de sua entrada no teatro a saída do palco.

953

A Casa do Choro fica na Rua da Carioca número 38( centro carioca), a poucos metros da Estação de metrô da Carioca e oferece programação cultural de qualidade e a preços populares de segunda a sábado. Inaugurada em 2015, funciona num casarão histórico de fachada islâmica conhecido como “Mourisquinho”, restaurado com apoio financeiro do BNDES e patrocínio da Petrobras. Antes e depois das apresentações é possível visitar o centro de pesquisa Jacob do Bandolim, com relíquias e um acervo de partituras e documentos relacionados à história do choro.

Anúncio site Casa do Choro - inscrições 1º semestre 2017
foto divulgação

No hall de entrada era vendido o cd e dvd que comemora os 50 anos de carreira da abelha rainha Maria Bethânia. Alias uma boa opção de presente de Natal.

170d0b52-9819-4701-96fe-fdaaf25f6605

Após esse pock acústico, a cantora recebeu em seu camarim alguns poucos convidados e podemos conferir a total religiosidade dela

973
um belo altar sempre bem montado
966
a amiga atriz linda Cássia Kis Magro sempre presente

Fique conosco deixe seu comentário e crie o hábito de entrar curtir e também comentar em nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acesso a entrevistas exclusivas e a tisers como de algumas leituras de Maria Bethânia além de ficar por dentro do que acontece e de boas dicas.

E olha a coincidência, além do belo altar do outro lado do camarim pela janela temos essa visão

955

As fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

971
Cássia Kis Magro descobriu que o violonista Paulinho Dafilin era seu vizinho em São Caetano do Sul( no ABC paulista) mais uma coincidência

Muitos aplausos a ela nossa abelha rainha Maria bethânia.

948

Anúncios

Um comentário sobre “Maria Bethânia faz um pocket acústico com leituras encerrando a temporada da Casa do Choro

Deixe uma resposta