EXU, abriu os caminhos para Grande Rio

por Zeca Santos, Daniel Azevedo, Sebastião Neto.

Após 2 longos anos, os tambores voltaram a ecoar,sendo ouvidos por toda a cidade maravilhosa seus subúrbios, nos arredores pela baixada porque não falar por todo o estado. Mesmo estando fora de época conseguiu alavancar o setor turístico. Mas,afinal tem época para se apreciar boa música, para aprender história,saber de nossa origem, entender das religiões para poder respeita-las ou conhecer melhor nossos ídolos?

Para se ver a Academicos do Grande Rio, de Duque de Caxias, baixada Fluminense, veio com uma exaltação a Exu, um Orixá da religião africana, da alegria da felicidade ou seja da vida e antes era tratado como sendo a negação o excremento do sub mundo e o que se viu? Foi um desfile primoroso que deu a vitória a escola. Viva a alegria.

A tradicional Império Serrano, de Madureira, subúrbio carioca, trouxe para avenida a história de um grande capoeirista revolucionário que lutou por seus ideias e respeito, temas que se tem discutido nos momentos atuais. Afinal a história é ciclica. Lembrando que a capoeira, aos olhos da sociedade da época do homenageado era vista como atitude agressiva de marginais negros (e vamos combinar hoje em dia continua a mesma coisa, nada mudou). E mais uma vez um desfile exemplar fez a escola ganhar e com isso retornar ao grupo especial.

E por falar em grupo especial, que desfila na Marques de Sapucaí, local onde historicamente foi um quilombo e terreiro de Tia Ciata, área de resistência negra( enredo que o Salgueiro defendeu) numa área de interceção entre a zona norte e o centro carioca. Composto por 13 escolas, e são regidas pela LIESA(liga independente das escolas de samba). Achamos que deveriam ser 14, afinal sempre descem as 2 últimas e só sobe 1 o que é um erro, deveriam subir da Ouro as 2 primeiras.

Já a LIGA RJ(Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro) supervisiona a dita série Ouro, grupo de acesso composto por 15 agremiações, algumas já tiveram o privilégio de pertencer ao grupo especial inclusive sendo campeãs.

Outro erro, novamente deveria ser número par 16. Nesse grupo(série Ouro), aconteceu o maior bafafá de reclamações, injustiças até omissões. Mas, pelo regulamento, só podemos ter uma campeã e sempre os derrotados gritam e esperneiam, normal da vida.

Ambos os grupos desfilam na Marquês de Sapucaí. A saber que todas as agremiações regidas pela LIESA e LIGA RJ, recebem direitos de imagem dado pela emissora responsável pela transmissão ao vivo dos desfiles. e claro que as do grupo especial recebem fatias maiores. Dai a importância de anciar o grupo especial.

Pensam que só existe esse palco de desfiles? Está muito enganado. O palco principal é o que é comercializado e´o que mais aparece na mídia. Porém,todas as agremiações bem como seus profissionais surgiram no maior e melhor palco popular, que se encontra em Campinho, subúrbio carioca, na estrada Intendente de Magalhães. Lá sim podemos falar que o carnaval é do povo.

O acesso do público é gratuito, o comércio local que fatura. Escolas com pouco orçamento, que possuem seus barracões ou em suas comunidades ou próximo a área de desfile, diferente das do grupo especial que tem a honra de se estabelecer na cidade do samba(local muito bem estruturado que facilita as grandes escolas a fabricar seus espetáculos), área portuária do Rio.

Outro erro que poderia ser corrigido, ja que interessa a revitalização da área portuária, a prefeitura ou a RIOTOUR poderia sim criar um novo espaço um pouco menor talvez para abranger as escolas da série Ouro.

Nesse palco, pouco iluminado, desfilaram simplesmente 48 agremiações que são divididas em série Prata, série Bronze e série Zinco( ou grupo de avaliação). Todas supervicionadas pela SUPER LIGA.

Além dessas 48, ainda riscam a Intendente 18 grêmios, que só desfilam por desfilar por puro amor ao samba, e que são organizados pela LIVRES RJ, que como bem diz o nome ganhar ou perder não faz a menor diferença. Que por falta de traquejo político quem ganha não avança,então é realmente por amor.

A chamada série Prata, composta por 25 grêmios recreativos, tendo inclusive 3 que já tiveram a honra de pertencer ao grupo especial, 4 já foram da série ouro. Tiveram 2 dias de desfiles, com muita chuva. A campeã e a vice sobem para série Ouro, e passam a ter o privilégio de defilar na Marquês de Sapucaí, Ao contrário das 2 últimas colocadas da Ouro, retornam para o palco secundário, perdendo os direitos de imagem( o que é uma boa ajuda financeira).

Na Prata encontramos aqui 4 escolas oriundas da zona sul Acadêmicos da Rocinha(que já esteve no especial),Botafogo Samba Clube que trouxe como destaque a passista Luana Bartholo( que por 2 vezes defendeu o remo em jogos olímpicos). Curiosidade é um grupo discidente da São Clemente. E ainda Alegria da Zona Sul e Vila Rica, ambas de Copacabana. Mais o melhor desfile desse grupo foi a tradicional Caprichosos de Pilares( já foi do especial), sorte a ela.

a musa passista Luana Bartholo, desceu pelo Salgueiro, Vila Isabel, Beija Flor ainda teve fôlego de defender o Botafogo Samba Clube,último clube que nossa remadora olímpica defendeu; foto: divulgação

Na Bronze tivemos 12 agremiações, somente 1 dia de desfile e deram todos os azares chuvas torrenciais pusseram todos os sonhos abaixo, porém não diminuiu em nada a animação dos foliões. As 2 primeiras passam a Prata e as 2 últimas vão para o limbo.Nesse grupo tivemos uma representante da zona sul carioca, a Mocidade Unida do Santa Marta, apadrinhada pela São Clemente, que infelizmente por uma escolha errada de enredo e um desfile desanimado deixou o grupo especial.

No grupo de avaliação, foram 21 pra tentar a sorte de se tornarem uma escola de samba oficialmente, as 4 primeiras passam a Bronze, Destacamos a Flamanguaça, uma torcida que apaixonada por samba resolveram vir pra avenida e deram um show em empolgação.Sucesso total.

Nos grupos da Intendente destacamos agremiações ligadas diretamente a clubes de futebol União Cruzmaltina e Guerreiros Tricolores disputam na Bronze. Raça Rubro Negra, Botafogo Samba Clube saem no tapa(no bom sentido) pela série Prata. Já Os Imperadores Rubro Negros e Urubu são da Livres. E Flamanguaça dando início ao grande sonho com grandes chances de se tornar real. Vale salientar que nenhuma delas tem apoio dos seus clubes, ao contrário das escolas do carnaval paulista Mancha Verde e Gaviões da Fiel.

Um verdadeiro espetáculo urbano na Intendente Magalhães! Apesar dos problemas com o som e de organização, o evento não deixou a desejar e agradou  a quem se dispôs a estar presente.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Mesmo com todos os impropérios criados pela troca de datas, por algumas desorganizações, alguns desentendimentos causados por problemas de egos pessoais o retorno do maior espetáculo da Terra foi muito gratificante. O carnaval do renascimento, da esperança que a vida vai melhorar, do bater dos tambores pros orixás. O carnaval do respeito a todos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

momento épico no desfile da Estação Primeira de Mangueira, que veio falando de seus baluartes negros e tem nessa alegoria a simbologia da queda do racismo. É o que todos nós queremos. Não é a cor da pele que define o ser humano e sim seu caracter e suas atitudes.

VIVA O SAMBA!VIVA O POVO BRASILEIRO! QUE SE RESPEITE SUAS ORIGENS E SUAS CULTURAS! VIVA O CARNAVAL E QUE VENHA 2023.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s