Encontro dos Passistas Associados

por Zeca Santos & Sebastião Neto;

A Associação dos Passistas Brasileiros(APASB), Ciro do Agogô, realizou um grande evento com passistas de todo o país, a maioria presencial e outros por vídeos. Encontro esse onde foram tratados assuntos relevantes a categoria e claro muito samba no pé.

A APASB, criada por 4 passistas reconhecidos e premiados no mundo do samba são eles: Aldione Senna, Bruno Tete, Dhu Costa e Nilce Fran(atual presidente) e um quadro de 13 conselheiros sendo presidido pelo carnavalesco e historiador Milton Cunha, são eles: Ana Perola/RJ, CH/rj-sul, Cristiano Amorim/RJ, Edson Vila/RJ, Flávio Sambista/DF, George Louzada/RJ, Gisely Alves/SP, Laíza Bastos/RJ, Millena Mendonça/MA, Natasha Splendory/RJ e Silvia Borges/RJ. Juntos já conseguiram grandes avanços para a profissão passista.

A APASB tem sucursais em Manaus/AM, Belo Horizonte/MG e São Luis do Maranhão.Já um grande avanço, porém o ideal seria ter em todos os estados.

O encontro desse ano teve como homenageada a grande Mercedes Baptista, a 1*bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O encontro se deu na Cidade do Samba, zona portuária carioca, e contou com a participação de 44 alas de passistas de todas as ligas carnavalescas: da Mocidade Independente de Padre Miguel, da Imperatriz Leopoldinense, do Paraíso do Tuiutí, da tradicional Portela( a escola mais vitoriosa do carnaval), da Vila Isabel, da Unidos da Tijuca, da São Clemente, da Viradouro(atual campeã do carnaval), da Grande Rio, da Beija Flor de Nilópolis, e da Acadêmicos do Salgueiro(escola que teve a honra de ter Mercedes Baptista) Essas foram as representantes do grupo especial do carnaval(as que desfilam normalmente domingo e segunda na Marquês da Sapucaí) e tiveram cada uma 6 minutos para se apresentar.

Da série ouro do carnaval, as que normalmente desfilam sexta e sábado na Marquês de Sapucaí, tivemos: a grande Império Serrano(diversas vezes campeã do carnaval), Unidos de Padre Miguel, Império da Tijuca, Inocentes de Belfort Roxo, Porto da Pedra, Acadêmicos do Sossego, União da Ilha do Governador, Unidos de Bangu, Estácio de Sá(outra ganhadora do carnaval), Lins Imperial, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos do Cubango, Em Cima da Hora. Várias dessas escolas são tradicionais na história do samba e já tiveram a honra de desfilar no grupo especial.

Da série prata e bronze, escolas que desfilam na Avenida Intendente de Magalhães, zona oeste carioca, Renascer de Jacarepaguá, Acadêmicos da Rocinha, Rosa de Ouro, a tradicional Caprichosos de Pilares, Império da Uva, Leão de Nova Iguaçu, Vicente de Carvalho, Jardim Bangu, Unidos de Manguinhos, Arrastão de Cascadura, Acadêmicos do Dendê e Vizinha Faladeira. Essas agremiações tiveram apenas 3 minutos para se apresentar.

Cada ala que se apresentou possui um coordenador ou diretor ou coreógrafo que claro todos passistas e também foram homenageados.

O evento foi apresentado por Milton Cunha e outros 4 conselheiros Ana Pérola, George Louzada, Nathasha Splendory e Nenega Barbosa.

Momentos bem emocionantes, que é a cara do nosso carnavalesco Milton Cunha, o resgate e a homenagem aos passistas que marcaram uma época, são os que formam a velha guarda dos passistas que fazem parte da história do carnaval carioca. Visivelmente ficaram emocionados com aplausos de uma platéia que poderia ser seus netos.

Outro grande momento, foi a coroação da corte dos passistas seniores do carnaval carioca que foi composta por Kelymar, a rainha; Carlinhos Café, o rei; Ivana, 1*rainha; e Odimar Silva como 1*príncipe. Todos com no mínimo 70 anos, que fez valer um antigo ditado´´Quem foi Rei Nunca Perde a Majestade´´. Merecem muitos aplausos e respeito.

o presente reverência o passado, os fundadores homenageiam a corte da velha guarda

Também foram homenageados os destaques de luxo que concorrem nos concursos e ainda desfilam em agremiações. Relembrando os gloriosos tempos dos carnavais de clubes e de nomes consagrados como os finados Clovis Bornay e Evandro lins e Silva. Nesse encontro tivemos Nelcimar Pires, Edmilton Paracambi, Rogeria Meneghel, Marcos Lerdy, Regina Marins e Stephanie Agathe. E como o Milton sempre falava, aplausos!

Voltando a homenageada do Encontro dos Passistas Brasileiros, a diva negra do ballet Mercedes Baptista, que mesmo tendo sido aprovada para integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro(que na época a cidade ainda era a capital federal do país) nunca fora escalada para um espetáculo sequer pelo simples fato de ser NEGRA. Ou seja a tempos que nossa sociedade é hipócrita, pois como num país onde mais de 80%da população é negra uma bailarina de cor nunca foi e nunca será a prima dona de uma companhia. Lamentável!

Para esse encontro ficou acordado que todas as alas participantes deveriam prestar uma homenagem a nossa diva negra. Já que em 1963 a Acadêmicos do Salgueiro, a convidou para desfilar e coreografar a comissão de frente, o que veio mudar o conceito para esse quesito e levou a escola conseguir seu 2*título. Aplausos! ela era excelente e conseguiu misturar o clássico com o samba.

imagem: Felix da Silva

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

´´Declaração do Passista´´

APASB

´´…SAMBAR É NOSSO OFÍCIO!...

Corporificar em passos de beleza rítmica, o que o batuque nos diz; é o tambor d samba que provoca nossos músculos, e nos move para entregar suor de resistência cultural…

Somos passistas da dança do samba, comprometidos em fazer visibilizar nossa importância, bagagem e sobrevivência...

Que todos nos valorizam e reconhecem que ´´Sou Porque Somos!´´ Nós e vocês que nos ouvem, juntos entendendo que aplaudir é preservar este esforço do samba no pé...

Nos faz melhor e nos conecta com um mundo mais bonito, de diversidades de vozes e expressões que fundaram a grande terra brasilis

A nossa vocação para a vida, agora; e para honrar a sabedoria da nossa ancestralidade...

Ciata, Donga, Pixinguinha, Nilce Fran, Gargalhada, Paula do Salgueiro, Vitamina, Sinhô, Gigi, Walci, Aldione, Adele, Sargentelli. Edclea, Pinah e muitos outros merecem respeito e aplausos

Nos requebros e gingados, a mais perfeita tradução da alma verde amarela

Somos o jogo de cintura, somos os que se vira nos 30, e precisamos da sua atenção. Aplausos que nos tornam bonitos, pois exibidos, nascemos para ser...

Rufem tambores, sandália plataforma, sapato bicolor, miudinho, tufão nos quadris. Breque!

.Passos de passistas que em passos passeiam pela passarela…

….Toquem a sirene, abram os portões, com ou sem escola, de todas as cores, gêneros e histórias. Somos passistas do samba brasileiro

Que aqui se apresentam, abrem alas e pedem passagem...

Porque SAMBAR é existir sambando. É um dom que OLORUM nos deu!´´

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Fita Amarela, e ao longo da transmissão fizeram diversas enquetes para ter votação popular. Uma dessas enquetes foi a melhor apresentação, que a escolhida foi a da Acadêmicos da Rocinha. Que por acaso foi a mais ovacionada pelo público presente.

Outra enquete foi de destaque feminino, que saiu do Paraíso do Tuiutí, a jovem de 16 anos que responde pelo nome de Andréia.

Foi um evento longo de qualidade e imenso profissionalismo. A coluna agradece a produção pelo convite e cooperação.

Os passistas de cada escola foram simplesmente sensacionais. Eram nítidos a dedicação, o entusiasmo e o nervosismo a cada apresentação. A tranquilidade transmitida no sorriso de cada um que se apresentou foi percebida minuciosamente e, temos certeza, que por trás disso houve muito tempo investido para lapidar algo tão lindo. Um amor assim merece muito respeito.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Sebastian Neto, Felix da Silva e Daniel Azevedo.

Um comentário sobre “Encontro dos Passistas Associados

  1. O Grupo Plus no Samba RJ e do Rio de Janeiro e a coordenadora e Nilma Duarte.
    Gostaria que fosse corrigido por gentileza.
    Estamos participando do baile desde a 1 edição.
    Obrigada!❤❤❤

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s