Carnaval Silencioso

por Antônio Correa, Dan Azevedo, Lucimar Adão, Sebastião Neto e Zeca Santos;

2020 o ano que não aconteceu e consequentemente 2021 começou em silêncio sem os fogos de artifício, sem o rufar dos tambores, nem repiques. Sirenes, só das ambulâncias, ou dos bombeiros socorrendo vítimas da praga maldita que assolou o mundo. Um vírus que calou, isolou, perturbou e matou. E por respeito aos que se foram, ou que estão convalescendo e já alguns se protegendo, veio o silêncio.

´´Carnaval silencioso´

´´ O surdo silenciou neste carnaval! Um instrumento tão importante que representa o coração da bateria das escolas de samba.

Assim como silenciou também  o coração de muitos que se foram nesta pandemia!

A alegria de uns, convivendo com a tristeza de outros!

O carnaval, festa do povo, pode esperar! A vida, não!

Não é preciso desfilar por sentimentos de lamentação por não poder brincar o carnaval este ano. Você terá muito tempo ainda para beijar, pular, se fantasiar… viver!

Não, “este ano não vai ser igual aquele que passou “E daí?… Ano que vem poderá ser melhor se você não aglomerar agora, não se arriscar por um dia, não ignorar que o silêncio pode ser cortado um grito de alegria ou por um choro de agonia.

O Carnaval pode ser silencioso, mas ele pulsa dentro de nós, ritmado e esperançoso de que ano que vem, nós vamos estar vacinados e não separados, como diz a marchinha!´´ Lucimar Adão

´´Esse carnaval não foi igual aquele que passou… no curriculum de 33 anos de carnavais no sambódromo RJ e blocos, o silêncio das baterias desse ano me remeteu a um mix de emoções, reflexões e sentimentos, tais como: saudade, tristeza, melancolia, euforia, tensão, resignação. E finalmente fui tomado por uma grande alegria por ter vivido tantos carnavais recheado de alegrias, amizades, sambas, marchinhas, sorrisos, registros na memória e fotográficos. Foi o carnaval do silêncio, da razão e do agradecimento, com muito brilho do astro rei, esperança no peito a vacina vai nos devolver o brilho e alegria das ruas e passarelas no carnaval 2022.´´Antônio Correa

´´Minha relação com o carnaval começa desde criança em bailes infantis de clubes, como adolescente(anos 80) em blocos como a tradicional Banda de Ipanema e Canários das Laranjeiras, e pelos Canários cheguei a São Clemente, primeira escola a me levar para avenida e a partir dai não sai mais(anos 90). Passei por alas, carros alegóricos, apoio de destaque em diversas escolas. Até chegar a comissão de frente pela Estácio de Sá. Então, o que era brincadeira e diversão passou a ser responsabilidade, afinal é quesito. Com o grupo da comissão de frente, conheci todos os subúrbios cariocas e outros municípios da baixada, onde tinha quadra, estávamos lá. Carnaval também era glamour, prestígio de ser convidado para camarotes, feijoadas, numa época onde se era convidado nada pago, então chegava janeiro era uma ansiedade para saber se iríamos pra Brahma (era o mais famoso e badalado que existia).

De 2013 até então passei a ser credenciado como imprensa, e ter outra visão das escolas, colendo as emoções, as frustrações, registrando tudo. Quando qualquer bateria começa a tocar é de arrepiar, quando toca a sirene que marca o início dos desfiles, se respira fundo e vamos enfrente Nesse ano o silêncio tomou conta da avenida e das ruas, sem pierrots ou colombinas, muito menos as freiras e os super heróis. Na verdade nossos salvadores são outros e dessa vez bem reais, médicos(as), enfermeiros(as). Todos torcendo por 2 agremiações, como os Bois de Parintins, Unidos da FIOCRUZ e Acadêmicos do BUTANTAM, que rima com o tantam da bateria. O silêncio do respeito, do amor ao próximo, o silêncio da responsabilidade de cada um de usar suas máscaras(as que não são das fantasias) e ter higiene em suas mãos com álcool em gel e deixe pra la os tumultos com vizinhos. ´´Zeca Santos

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

´´ A gente que cresceu correndo pelos becos da favela tem o carnaval a todo momento, na roda de pagode, nos batuques de mesa, é carnaval de rua mesmo… Já saí em turma de bate-bola, e até batendo lata, muita zoeira mesmo. Mas a favela não ta em silêncio, tem rolado bailes funks direto e a galera ninguém usa máscara não..´´Dan Azevedo.

…´´O carnaval é uma potente manifestação artística e cultural..´´

O site Carnavalize tenta trazer um pouco de acalanto e conforto a todos os corações que hoje gostariam de cruzar e presenciar a Marquês de Sapucaí lotada para o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. O site foi criado para valorizar os profissionais do carnaval, nele encontra-se cursos de várias funções ligadas ao carnaval, e vem ajudando a muitos profissionais a sobreviver nesse trágico momento. Acesse https://linktr.ee/Carnavalize ou pelo instagram https://instagram.com/igcarnavalize?igshid=1hh080b41o817

A coluna agradece aos foliões Izaquis e Lorena , ao professor carnavalesco Paulo Alcântara, ao passista Dhu Costa, ao editor jr. Sebastião Neto ao compositor Dudu Nobre, ao jornalista Chico Pinheiro pelo envio dos seus vídeos.

A coluna agradece as prefeituras do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, além do Projeto P pela ceção de seus vídeos de divulgação de campanha . E aos nossos editores Antônio Correa, Dan Azevedo, Lucimar Adão pela colaboração nos textos.

As fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos, os foulders são material de divulgação.

2021 é o ano da esperança, que venham as vacinas, Vai passar! Vamos viver! e voltar a brincar, nos fantasiar, e fazer o melhor de todos os carnavais. Viva o samba,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s