por : Zeca Santos;
O mês de Junho é considerado o mês mais santo do calendário, pois é nele que se comemora quatro importantes santos da igreja católica, dia 13 Santo Antônio, dia 24 São João e dia 29 São Pedro e São Paulo. Um mês muito festivo que mexe com diversas editorias. A de cultura por envolver ditos populares e religiosos , processos históricos; a de gastronomia por ter pratos e bebidas típicas com receitas bem regionalistas; de balada por ser festas sejam religiosas ou populares com shows e apresentações das tradicionais quadrilhas.

Porém, em função desse momento mórbido que estamos passando, não poderemos ter os festejos de norte a sul do país. Mais achamos que os santos juninos não ficarão tristes, eles estão vendo que todos nós mortais estamos tentando melhorar nesse processo forçado de auto conhecimento e de nossas relações com o próximo e com o meio ambiente.

Pedimos ao Acólito da cidade do Rio de Janeiro, Padre Leandro Pereira, uma descrição sobre São João, vale ouvir.
Como temos uma diversidade cultural e religiosa, perguntamos também ao Babá Gyogã, do Ylê Axé Xapanã, diretamente de Salvador /Bahia, quais os orixás são associados aos santos católicos.
Como dizemos anteriormente as festas juninas tem todo um processo histórico e religioso por traz das comemorações, e fomos perguntar ao professor de história, escritor e carnavalesco Paulo Cesar Alcântara, e tivemos uma verdadeira aula.
Mas, nem a pandemia e o isolamento social não impediu que os brasileiros, povo mais criativo que conhecemos, pudessem se deliciar dos festejos como veremos na prosa de Valter Freitas, alagoano de 43 anos.
´´SÃO JOÃO´´
Valter Freitas
´´Vai ter São João sim, Nordeste reinventa festas juninas de maneira surpreendente durante pandemia do Covid 19 e produz super lives com ícones das músicas, ganhando adesão de vários artistas e famosos!

Muita animação ao assistir as lives que atingem picos de visualizações, agradando a pessoas de todas as idades. Festa de música, dança e bom humor. Receitas para tornar nossas vidas mais leves e alegres, ajudando a suportar essa fase complicada! Além de muita fé e devoção aos Santos juninos: Santo Antônio, o santo casamenteiro, São João, que dá nome às festanças e São Pedro e São Paulo, que encerram as festividades com chave de ouro.( fotos: Valter Freitas)
E se você ainda não arrumou o seu parceiro, aqui vai uma simpatia super fácil para você fazer em casa( nos tempos atuais não é bem aconselhável, mas vale tentar e marcar pra pós quarentena): Se você está solteira e deseja arrumar namorado- Pegue uma fita branca, corte um pedaço de 3 palmos e amarre a fita em uma imagem de Santo Antônio. Depois coloque a imagem no seu quarto e faça o pedido; Mas se deseja arrumar marido, A dica é amarrar um fio de cabelo seu com o do namorado e colocar aos pés do santo.´´
fotos: Zeca Santos
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.
imagem: Antônio Correa
Mas, nem só dos versos do eterno mestre do baião Luiz Gonzaga vivem os festejos, temos aqui nosso poeta junior (se é que poesia tem idade) Sebastião do Carmo Neto que não nos deixa mentir.
´´OLHA O VÍRUS!…É VERDADE!´´
Sebastião Neto
Junho vem com suas festas
E festivo, nada é.
Reluzente igual fogueira
Só os casos na TV.
Quarentena nos isola
Sem quadrilha e sem festejo
Com o profundo desejo
Que isso vá se resolver.
A canjica eu faço em casa
E vou dançando um pouco só
Sentindo muita saudade
De um chamego no forró.
Varro o pó do chão que danço
E sem tristeza me balanço
Na reza de Santo Antônio
Logo chega meu Xodó.
Peço a Deus que abençoe
E acenda o fogo do viver
De todos que hoje não podem
Ter minha felicidade.
Usem álcool, não se exponham
e se puderem fiquei em casa.
O povo grita:
“Olha o vírus!…É verdade!”
fotos: Zeca Santos
A cultura nordestina ultrapassa fronteiras e ganha cores e muito sabor através das receitas de comidas típicas, que são produzidas e reinventadas em outras regiões do Brasil. Comidas de milho que não podem faltar à mesa nesse período. Receitas tradicionais incentivam na elaboração de uma mesa regional junina farta e saborosa. Por isso convidamos os chefs Márcio Felipe Santos, alagoano de 33 anos, e Amanda Sales, carioca de 34. Ambos nos deram dicas e receitas que valem muito apena.
fotos: Márcio Felipe
fotos: Amanda Sales
fotos: Zeca Santos
A coluna agradece ao grupo Forro da Resenha pelo vídeo enviado, a participação do jornalista Valter Freitas, do poeta Sebastião Neto, do professor, escritor, jornalista Paulo Cesar Alcântara, ao jornalista Antônio Correa, ao video maker Daniel Azevedo, aos chefs Márcio Felipe e Amanda Sales, ao Pai Lázaro, a pedagoga Lucimar Adão e ao padre Leandro Pereira. O nosso MUITO OBRIGADO.
ilustrações de divulgação
imagem: Daniel Azevedo
Confie no poder dos santos juninos para atender seus pedidos. E acredite!
fotos: Zeca Santos
#vaipassar #fiqueemcasa #40tena #lavebemasmãos #usemáscara VIVA SÃO JOÃO!
fotos: Zeca Santos
Lembramos que todas as fotos usadas nessa matéria são dos arquivos pessoais e foram feitas em eventos antes da pandemia.