Literatura infantil brasileira ganha mais 2 importantes capítulos

por Zeca Santos;

Duas renomadas escritoras, do mundo adulto, tiveram um belo insite, e resolveram também interagir no mundo infantil.

A jornalista Eliana Alves Cruz, sempre lidando com autobiografia, nos conta um capitulo de sua infância, um momento íntimo com sua avó. Muito interessante a colocação pois todas as meninas passam por isso.

A historiadora Elaine Marcelina, nos apresenta o mundo de Marcelina, uma menininha dócil, dividido numa trilogia.

Curiosamente, na nossa literatura e principalmente na infantil, não temos muitos personagens negros. Se voltarmos na nossa história descobrimos personagens do folclore, o Pererê, de Monteiro Lobato(década de 40), já no inicio dos anos 60 numa campanha nacional a Petrobras lança o Petrolino, que sumiu das prateleiras e mais recentemente Maurício de Sousa introduziu em suas estórias personagens negros. E ainda ouvimos até mesmo no governo federal que ´´não existe racismo no Brasil´´…

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no Youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha.

Vamos torcer por Marcelina e Elianinha, sobrevivam no oceano das letras e que inspirem nossas meninas, e também seja de incentivo a escritores a lançar mais personagens negros, brancos, amarelos, vermelhos. No mundo mágico da literatura não existe diferenças, nem preconceitos

Os lançamentos aconteceram simultaneamente na Livraria da Travessa, em Botafogo(zona sul carioca), num happy hour bem infantil com refrigerantes e paçoquitas.

20191130_180536.jpg

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

020

3 comentários sobre “Literatura infantil brasileira ganha mais 2 importantes capítulos

    1. Bom dia
      Na minha infância a única história infantil que ouvi de personagem negro foi O Negrinho do Pastoreio, fiquei muito triste ao ouvir tanto sofrimento. Fico feliz com estas publicações, pois sei que meus sobrinhos vão ler história de personagens negros e que transmitem muitas alegrias

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s