20 de Novembro dia da Hipocrisia Nacional

por Zeca Santos;

Dia vinte de novembro, DIA Nacional da Consciência Negra ? ou será mais um dia da hipocrisia?Porque da data 20/11? Dia da morte de um escravagista? Não é de assustar?!

Screenshot_20191120-143149_Instagram

(imagem didática de arquivo)

Acreditamos que a melhor data a ser sempre lembrada e comemorada fosse dia !3 de Maio, afinal a 131 anos atrás começara a mudança do futuro da Raça Negra no Brasil. Lembrando aos esquecidos foi em 13 de Maio de 1888, que a Princesa Isabel, decretou o fim da escravidão em território nacional, ao assinar a Lei Áurea. E por incrível que pareça, nunca foi feriado essa data.

(fotos: Zeca Santos)

Um pouco mais de aula de história, lembramos ainda que a Lei Áurea foi o ápice de uma série de leis que já estavam em vigor no território nacional(melhor dizendo deveriam estar) como :  Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei do Ventre Livre (1871) e Lei dos Sexagenários (1885). Como podemos ver , o seguimento de leis nesse país,já num processo histórico, nunca foi levado muito a sério.

(fotos: Zeca Santos)

Mais afinal, porque precisamos de 1 dia para pensar sobre os negros? Existe algo diferente conosco? Somos alienígenas? Temos alguma diferença? Somos humanos de carne, osso e sangue vermelho.

275
Etiene Medeiros, mulher atleta olímpica de natação, pernambucana,campeã e recordista mundial. Alguma nadadora branca já conseguiu tal fato?(foto: Zeca Santos)

(fotos: Zeca Santos)

Somos fortes, somos guerreiros, somos RUBRO NEGROS, temos sentimentos.

20190414_084836
Ana Marcela Cunha, nadadora baiana, atleta olímpica pela maratona aquática. 6 vezes eleita a melhor do mundo, tri campeã mundial, campeã panamericana. Algum atleta branco conseguiu tal fato? (Foto: Zeca Santos)

(fotos: Zeca Santos)

Somos um país de mestiços, somos lindos, somos felizes, somos passistas, arquitetos, juristas, somos alunos mestres, somos atores, cantores da magia da essência.

(fotos: Zeca Santos)

Somos pastores do bem e do mal. Somos preto velhos, somos crianças, cuidamos tratamos, gargalhamos, fumamos jogamos e corremos.

(fotos de divulgação de arquivo)

FB_IMG_1574260470142
Barak Obama, 1*presidente negro dos Estados Unidos da America. ( (foto de divulgação de arquivo)

Onde tem diferença? Porque dizem que somos inferiores? A raça é NEGRA a cor é PRETA.

(fotos de divulgação de arquivo)

Somos os mais rápidos no atletismo, imbatíveis no boxe, os mais geniais no basketball, temos diversas mentes brilhantes, temos até Prêmio Nobel.

(fotos: Zeca Santos)

FB_IMG_1574260474912
Nelson Mandela, líder pacifista, prêmio Nobel da Paz.(foto: de divulgação de arquivo).

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha.

(fotos: de divulgação de arquivo)

januario_garcia_-_divulgacao
o fotógrafo Januário Garcia disse um dia uma frase antológica e bem real: ´´Existe uma longa história honrosa e digna de um povo NEGRO sem o Brasil. Mas, não existe uma história do Brasil sem o povo NEGRO…´´(foto: divulgação de arquivo)

 fotos de divulgação de arquivo

Nesse embalo, a coluna pediu a colaboração do jovem poeta, aluno secundarista, favelado, adolescente e negro, Sebastião do Carmo Neto(16 anos) que nos enviou esse belíssimo texto´´O Preto´´

…´´Seu Zé Preto da senzala chora no “canaviá”

Penso preto, penso gente, Penso prato, penso quente. 

Penso branco, lembro lombo, Lombo ardido de Filó

que no tronco de seu moço foi surrada aqui sem dó.

Mão ferida, calejada de tanto labutar.

Preto morre todo dia sem previsão de acabar.

Cujo sangue beija o chão pelo chicote ou fuzil,

Assim funciona em todo Brasil.

Preto sangra, preto vive, Preto come, preto bebe

Preto chora, preto ri, Preto vive e se atreve. Atrevido preto é.

Preto tem a vivência dum passado, sonha com um futuro mais presente

Afinal NEGRO gente é…´´

46060543_10212248936811200_3277633540946132992_o
diversidade cultural, racial, assim é o Brasil.(foto: Zeca Santos)
joaquim-barbosa-650x407
Joaquim Barbosa, 1*jurista negro a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal brasileiro( foto de divulgação de arquivo)
FB_IMG_1565401947853
3*sargento da Marinha do Brasil, Rafaela Silva, judoca negra favelada, campeã olímpica e mundial. (foto Zeca Santos)

Achamos que o Brasil se tornaria um país melhor se não houvessem essas rotulações de ´´Dia da consciência negra, branca, vermelha, amarela, cinza..´´ seja lá o que for o importante é se ter durante os 365 dias do ano uma consciência humana. Ai sim tudo funcionaria corretamente. Igualdade de salários, igualdade de tratamento, de respeito. Ninguém difere de ninguém pela cor da pele, difere sim por ter ou não carácter, ser ou não honesto, ser ou não competente.

FB_IMG_1574260677644
Ruth de Souza, 1*atriz negra a subir no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (imagem de divulgação de arquivo)

Segue aqui nossa homenagem aos amigos, amigas, personalidades, desconhecidos, brasileiros, americanos, africanos, de gente como a gente do mundo.

download
SALVE, o 1* herói negro da história brasileira, João Cândido Felisberto, também conhecido como “Almirante Negro“, foi um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata. (imagem de divulgação de arquivo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s