por Zeca Santos;
Após 1 semana de disputas intensas, encerrou-se a principal competição de polo aquático do calendário nacional pois é dela que sairão as seleções para as principais competições do ano.
O torneio aconteceu no lendário Parque Aquático Júlio Delamare, que graças as ações da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos(ABDA) que resolveu assumir e reerguer o ´´maracanã´´ dos esportes aquáticos, já que os governantes do nosso estado nada fizeram desde 2006 quando queriam transformar em estacionamento.
O PAJD , faz parte do Complexo Esportivo do Maracanã, zona norte carioca.
O torneio contou com 8 equipes nas disputas do masculino: Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Football Club, Botafogo de Futebol e Regatas, Clube Atlético Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, Clube Paineiras do Morumbi, Sesi/SP e nosso anfitrião ABDA.
Já no feminino apenas 5 equipes: C.R. Flamengo, Esporte Clube Pinheiros, Sesi/SP, C.Paineiras do Morumbi e a anfitriã ABDA.
Com partidas disputadas nos 3 turnos, manhã, tarde e noite, tendo as equipes disputando 2 partidas no mesmo dia, erro 1 da organização.
Disputas acirradíssimas, excelente nível técnico, que as vezes foram prejudicadas por indiciplina e falta de decoro de alguns atletas e o pior erros crassos das arbitragens. Que alias o quadro dos árbitros precisa passar urgentemente por reciclagens , atenção CBDA(Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
Todas as equipes tiveram estrangeiros(as) como reforços exceto as equipes do Sesi/SP, o que permitiu maior equilíbrio entre as equipes.
Uma mescla de juventude dos(as)atletas sub 18 com veteranos(as) foi a marca desse campeonato.
Outro erro da organização foi na formulação das tabelas, principalmente nas fases finais.
Soro, o sérvio mais veterano de todos, medalhista olímpico e campeão mundial, recem chegado da temporada italiana , veio jogar pelo Flamengo e nos falou.
Enfim chegamos as finais no feminino, tivemos na disputa pelo Bronze ABDA x Sesi/Sp com vitória do Sesi/SP.
A final foi entre Pinheiros x Paineiras que teve o Pinheiros como campeão por 12 x 7.
Diana Abla foi a artilheira do torneio e Viviane Kretzman ganhou o MVP. E a seleção da competição foi: Thatiana Mendes Pregolini (ECP), Gabi Mantellato (ECP), Viviane Bahia (ECP), Diana Abla (ECP) , Leticia Belorio (ABDA), Mariana Duarte (ECP), Camila Pedrosa (CPM).
Já no Masculino tivemos na disputa do Bronze, um clássico carioca Fla x Flu, com vitória do rubro negro.
E numa final paulista entre Pinheiros x Sesi/Sp, com a vitória do Sesi/SP por 9×7, num jogasso.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. E não deixe de nos seguir no instagran @tevejoaquibyzequinha.
Gustavo Coutinho do Sesi/SP foi o artilheiro e MVP da disputa. E a seleção do campeonato foi: Egon Jurisic (ECP), Cosmin Alexandru Radu (CPM), Erik Undschuh (FFC), Rafa Vergara (ECP), Gustavo Coutinho (Sesi/SP), Grummy Gustavo Guimarães (ECP), Jesse Koopman (CRF).
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.
Parabéns a todos os participantes, a coluna agradece a organização pelo nosso credenciamento, boa sorte aos 13 que serão escolhidos para nos representar no mundial da Korea. Lamentavelmente nossas meninas não conseguiram vaga, porém estarão nos representando nos Jogos Panamericanos do Peru, onde também teremos o masculino com apenas 11 jogadores.