A tradicional Benção da Marquês de Sapucaí

por Zeca Santos e Antonio Correia;

O carnaval que todos pensam ser só bagunça gritaria ou doidera, pois bem não é nada disso. O carnaval é uma aula de história ou de geografia e até mesmo de ciências, é um movimento cultural, uma manifestação religiosa e muito mais.

O hábito de bater do tambor veio da África com os escravos que usavam em suas festas nas senzalas, quilombos e em seus atos religiosos.

A muito tempo atrás o local onde hoje é a Marquês de Sapucaí, foi um terreiro que pertencia a uma mãe preta, Tia Ciata, por essa razão de respeito faz-se uma benção e uma lavagem por toda avenida, onde se agradece a todos os santos e orixás. Na voz dos babalorixás e ao som dos atabaques, entendam o significado da lavagem, exclusivo para você leitor seguidor e fã.

Uma benção católica é feita quando cantado o Hino de São Sebastião o patrono da cidade maravilhosa.

A imagem do padroeiro é reverenciada por todos seguindo em procissão ao longo da avenida Marquês de Sapucaí envolto por todas as baianas e mães pretas de todas as agremiações de carnaval, são a história viva do samba.

011

O branco, da paz, é traje obrigatório para esse cortejo que une todos os ritmistas, baianas e mestre salas e portas bandeiras de todas as agremiações ligadas ao carnaval. O que mostra  e comprova que o mundo do samba é uma enorme família, não existindo preconceitos nem discriminações, como nos fala, alias muito bem dito pelo carnavalesco  Milton Cunha, um querido amigo.

Muita alfazema, arruda, espada de São Jorge, XÔ MAU OLHADO!XÔ PRECONCEITO! PRECISAMOS SIM DE RESPEITO.

As crianças ou curumins também reinam e esbanjam talento e beleza, afinal são o futuro, a esperança de um mundo melhor.

399
diversos mestres de bateria, é a união do samba contra as intolerâncias.

E se voltarmos nas nossas memórias , o carnaval do ano de 2017 foi traumático logo em seu início, então nunca foi tão importante ter um culto ecumênico e a benção dos orixás para que esse ano, mesmo com todos os problemas que a cidade maravilhosa tem passado o carnaval é um momento de se festejar, cantar e dançar.

Esse ano também aconteceu uma belíssima homenagem ao sambista Arlindo Cruz, que ainda (quase 1 ano) encontra-se internado em estado grave, na voz de Marcelo Negrão.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

E a benção funcionou bem pois os santos nos presentearam com um belíssimo final de tarde.

173

Carnaval é o REINADO de MOMO, uma festa popular,brincar, cantar e dançar é necessário. Mas, precisamos RESPEITAR, . Mas lembre-se NÃO É NÃO! USE CAMISINHA! SE BEBER VOLTE DE UBER, ou transporte público ou vá casa de alguém.

Deixe uma resposta