Carnaval de rua em Maceió/AL

por Antonio Correia & Zeca Santos;

Nossa equipe foi de férias a Alagoas( aguarde a coluna Diário do Viajante) e se deparou com o carnaval alagoano, que acontece durante 1 final de semana. Muito intenso e animado pois mistura diversos blocos e orquestras de frevo, lotando toda a orla de Maceió(capital do estado de Alagoas, nordeste brasileiro).

IMG-20180204-WA0094

A folia que começa na manhã de sexta, sempre na primeira semana de fevereiro, no centro histórico de Maceió com o desfile do tradicional ´´Quebra de Xangô´´. Bloco criado em protesto a intolerância religiosa em decorrência a um episódio ocorrido em 1912, quando paramentos e objetos de culto sagrados foram retirados dos templos religiosos, em casas de culto afro-brasileiras de Maceió e de outras cidades do interior das Alagoas, e foram expostos e queimados em praça pública, intimidando as manifestações culturais de matriz africana. Dai surgiu o grito´´ Xangô rezado alto, contra intolerância religiosa´´

A noite na Praia de Jaraguá, diante do museu do folclore Théo Brandão, acontece o Jaraguá Folia, com o bloco ´´Filhinhos da Mamãe´´,com muito frevo e marchinhas.

Na manhã de sábado, na orla entre as prais de Pajuçara e Ponta Verde, o tradicional ´´Pinto da Madrugada´´(uma dissidência do super Galo da Madrugada do Recife/PE), . O bloco reuniu foliões ao som de marchinhas tocadas por cerca de 600 músicos, distribuídos em 15 orquestras de frevo.

Com 18 anos de existência, o ´´Pinto da Madrugada´´ é um dos maiores blocos de rua das Alagoas e surgiu em 1999 com a proposta de resgatar o tradicional carnaval de Maceió. Este ano, ele voltou a avenida totalmente renovado e ainda  junto com outros 2 blocos ´´As Pecinhas´´ e o ´´Bloco Vulcão´´.

Alagoanos e turistas se mostravam bem animados e brilharam com fantasias criativas e irreverentes.

Já na manhã de domingo, na praia de Ipioca, encontramos o grupo ´´Dança Coco´´
“Dança típica das regiões praieiras é conhecida em todo o Norte e Nordeste do Brasil. Nasceu nos engenhos, vindo depois para o litoral´´, nos disse Ezequiel um dos puxadores do grupo.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e Antonio Correia, nosso repórter.

Carnaval de rua, é para se divertir, respeitando o(a)outro(a)… NÃO É NÃO!… USE CAMISINHA!… SE BEBER VOLTE DE UBER, ou transporte público ou vá pra casa de alguém.

Deixe uma resposta