Comando Militar do Leste realiza seletivas para os Jogos Desportivos de 2018

por Zeca Santos e Daniel Azevedo;

Aconteceu na Vila Militar,zona oeste carioca, em diversas instalações do Exército Brasileiro competições esportivas entre batalhões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Com a finalidade de formar equipes competitivas para representar o CML(Comando Militar do Leste) durante os Jogos Desportivos do Exército( uma espécie de olimpíadas só do Exército), que dar-se-á durante o próximo ano.

Como sendo um evento militar, devemos cumprir todos os rituais militares, então vamos a formatura de abertura oficial desses jogos, uma cerimônia simples e rápida, onde todos formados perante ao General de Divisão Brasil, cantaram a canção do Exército.

Nossa coluna, que antes cobrira as disputas de natação(que ocorreram 1 mês antes) dessa vez só conseguiu cobrir as disputas de judô, ocorridas na Arena da Juventude( legado da Rio 2016).

047

Seguindo as regras da Federação Internacional de Judô(FIJ), o esporte começa com a pesagem de todos os competidores, que são divididos em categorias de acordo com seu peso, é ai que começa a competição, mostrando ser realmente um esporte individual, sua primeira batalha é com a balança. Segundo o regulamento nenhuma tolerância acima fora permitida.

Para entender melhor veja as categorias.

20171127_140426

As disputas aconteceram entre 7 equipes, ou seja 7 organizações militares distintas.

Essa pesagem bem como o congresso técnico aconteceu no 8° Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista, onde se encontra o tradicional avião do Exército Brasileiro, o Hércules, admirado por todos.

Passada as partes burocráticas, começaram as disputas no dojô ( local onde ocorrem disputas de judô).

A competição teve a arbitragem da Confederação Brasileira de Judô(CBJ).

106

Que antes das disputas começarem ministraram uma rápida clínica para apresentação das novas regras da FIJ.

074

114

Concentração, força, determinação e o principal sorte nos sorteios das chaves.

Golpes precisos e perfeitos ou não tão perfeitos tudo pontua, objetivo é fazer que o adversário caia de costas no tatâme, ai sim é considerado perfeito ou ippon.

A saber que no quadro do Exército Brasileiro, constam grandes atletas medalhistas olímpicos, campeões mundiais e panamericanos que não participaram dessa competição mais que enviaram mensagens aos atletas militares que participaram.

Após duras disputas a Brigada de Infantaria Paraquedista sagrou-se campeã por equipes.

71f8e12b-ccf3-490e-b950-971424fa60d6

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. 

364

1031

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

Para informação todos os 3 primeiros colocados de cada categoria foram convocados para compor a delegação dos Jogos Desportivos de 2018.

A coluna agradece a Comissão de Desportes do Exército(CDE), na pessoa do Major David, ao Departamento de Educação e Cultura do Exército(DECEx) na pessoa do Major Pereira. Parabenizamos a todos os atletas em especial ao nosso videomaker soldado Daniel Azevedo, que defendeu o DECEx na categoria meio-médio.

Deixe uma resposta