Campeonato do Exército de Natação

por Zeca Santos;

Anualmente o Exército Brasileiro, através de sua Comissão de Desportos do Exército (CDE), promove para seus militares de carreira o Campeonato do Exército de Natação.

20171004_121749

Onde participam todos os 8 Comandos militares do país. Que são: Comando Militar da Amazônia(CMA), Comando Militar do Leste(CML), Comando Militar do Nordeste(CMNE), Comando Militar do Norte(CMN), Comando Militar do Oeste(CMO), Comando Militar do Planalto(CMP), Comando Militar do Sudeste(CMSE), Comando Militar do Sul(CMS) .

A competição ocorreu no Centro Aquático de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, na Vila Militar, zona oeste carioca.

A competição segue as regras da Federação Internacional de Natação(FINA), porém cada atleta militar só pode participar em 2 provas individuais.

A arbitragem da competição foi realizada pelos instrutores e monitores da Escola de Educação Física do Exército. Atletas de Alto rendimento do Exército, como o 3º Sgt Henrique Martins, 3º Sgt Leonardo de Deus, 3º Sgt Cardona, Sd Querino, 3º Sgt Graciele e 3º Sgt Diamante, apoiam o evento.

141

145
os atletas do alto rendimento,sob o comando do Major David(a esquerda, entre a 3*sargento Graciele Herman e o soldado Querino.

Conversamos com diversos representantes dos Comandos com exclusividade para você leitor seguidor e fã.

A competição se deu durante a 1* semana de outubro, sendo dois dias de eliminatórias e 2 dias de finais.Teve entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo facebook da CDE.

O esporte consegue por todos no mesmo nível sem patentes na hora da competição, dentro da água todos são atletas e que ganhe o melhor, seja soldado ou capitão e todos estão juntos nos revezamentos.

O principal objetivo dessa competição é a integração entre os Comandos e incentivar os militares a prática esportiva. Afinal esporte é saúde.

O destaque da competição foi o Capitão André Santos do Comando Militar do Leste que conquistou 2 vitórias em suas provas individuais, os 50 e 100 metros livres e ainda com recorde militar para as 2 provas. Vale uma observação o nosso campeão também é atleta do Clube de Regatas do Flamengo. No feminino tivemos a 3*Sargento Marcele, do Comando Militar do Sul.

A equipe Comando Militar do Sudeste que terminou na 1ª colocação geral com 427 pontos. O Comando Militar do Sul ficou em 2º lugar com 347 pontos e o Comando Militar do Nordeste terminou na 3ª posição.

22181473_1886007954757619_5798531747356725055_o

Nesse Campeonato todas as 8 equipes são obrigadas a escalar um atleta master (acima de 40 anos) para competir. Servindo de exemplo para os mais jovens. São eles: Ten Cel Almeida, do Comando Militar da Amazônia (CMA), Ten Cel Motta, do Comando Militar do Leste (CML), Maj Seabra, do Comando Militar do Norte (CMN), 1º Sgt Humberto, do Comando Militar do Nordeste (CMNE), ST Guedes, do Comando Militar do Oeste (CMO), Cap Gehrard, do Comando Militar do Planalto (CMP), 2º Ten Zacher, do Comando Militar do Sul (CMS), Maj Rogério, do Comando Militar do Sudeste (CMSE).

Ao término da competição, as delegações se reuniram na piscina do Centro Aquático de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques para assistir uma demonstração de análise biomecânica do nado. O Doutor Augusto Carvalho Barbosa, diretor técnico e biomecânico da empresa Meazure, analisou o nado do 3º Sargento Henrique Martins, atleta olímpico e da seleção militar do Brasil. Dr Augusto chamou atenção para a influência da escolha correta do traje na performance do atleta.

Dentro da programação, ainda ocorreu uma clinica de natação que contou com 1 técnico, Rogério Karfunkelstein (responsável pelo treinamento do Soldado Guilherme Costa, recordista sul-americano da prova de 1500m livre), 1 árbitro FINA  Marcelo Fonseca e 1 atleta olímpico, a 3º Sargento Graciele Herrmann, integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército

22228133_1885373041487777_8941430010001078248_n
foto: Cabo Diécson/Comunicação Social do CCFEx

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do Soldado Daniel Azevedo.

A Comissão de Desportos do Exército (CDE) agradece a presença dos palestrantes, dos que ajudaram na organização, ao Centro Aquático de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s