Sócrates Santana da favela para ser bi campeão mundial de bodyboard, exemplo de determinação

por Daniel Gomez e Zeca Santos;

Tivemos o prazer de conhecer esse menino humilde, morador de uma comunidade carioca do bairro de Copacabana chamada Pavão, que acaba de completar 18 anos, que atende pelo nome de Sócrates Santana, mundialmente conhecido pelas suas manobras espetaculares quando sobre as ondas em qualquer canto do mundo cai e arrebenta  com sua parceira inseparável, sua prancha de bodyboard.

Que junto com ela, a prancha verde conquistou por 2 vezes o mundo júnior desse esporte,  Body Board, que já nos deu diversos campeões mundiais tanto no feminino como no masculino. E é do masculino que Sócrates tem seu ídolo maior o hexa campeão mundial Guilherme Tâmega, que também se tornou seu patrocinador.

ft_imagem_19310_3351_23092011
Guilherme Tâmega, o único vascaíno hexa campeão mundial

Sócrates Satana, que após uma temporada tensa e bem disputada retorna a praia de São Conrado mais especificamente no canto esquerdo da praia(zona sul carioca) onde gosta de cair com seus amigos para treinar e treinar. Mais prefere cair na laje do posto 5 em copa, onde tudo começou.

039

Nem tudo sempre foi brilhos, morador de uma das favelas mais perigosas da cidade maravilhosa, o complexo Pavão/Pavãozinho/Cantagalo, se formou na escolinha local ali no posto 5 da praia de Copacabana, e desde pequeno encanava a todos com suas manobras arrojadas e desafiadoras para pouca idade.

505

E da mesma comunidade também saiu seu antecessor Matheus Bastos,que também tem um título mundial. Ambos tem patrocínio de Guilherme Tâmega.

2015082438540-jpg-gdd2bluk3-1
Sócrates Santana e Matheus Bastos, amigos de infância no alto do Pavão com a praia de Copacabana aos seus pés.( foto divulgação)

Sócrates Santana, não recebe incentivo algum governamental, recebe sim ajuda de outros grandes atletas de diversos esportes que se encantaram com o garoto prodígio além de ações esporádicas momentâneas. Como foi o caso o campeão de vale tudo Dudu Dantas, Gabriel Medina(campeão mundial de surf), programa Caldeirão do Hulk da tv Globo e Guilherme Tâmega.

Quem sabe se nossos governantes começassem a olhar para os projetos sociais que dão certo, por boa vontade de alguns profissionais e  amantes do esporte,  com outros olhos e repassassem mais verbas?! Pois já está mais que provado que o esporte, a arte são os que tiram as crianças da rua, da marginalidade, realizam sonhos. Quem sabe assim não teríamos mais Sócrates, Matheus. Isso sim seria um verdadeiro legado olímpico.

347

348

Foi realmente um prazer poder estar com essa fera que tanto nos enche de orgulho. Muitos aplausos a Sócrates Santana que nos presenteou com belas manobras registradas aqui por nosso fotógrafo e editor Zeca Santos.

Fique conosco, deixe seu comentário, inscreva-se no nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso a entrevistas exclusivas e tisers de nossas matérias feitos pelo nosso estagiário Daniel Gomez, visite, curta e comente nossa página no facebook TE VEJO AQUI que traz boas dicas e informes diversos.

Humildade, simplicidade e determinação se faz um campeão, não precisa de cotas, desculpas ou ofensas e sim apoio, incentivo, comprometimento e seriedade.

703

Todas as fotos(exceto a de divulgação) são do fotógrafo Zeca Santos e imagem de Daniel Gomez.

Anúncios

Deixe uma resposta