Cachaça a bebida que saiu da roda de escravos para as mesas e podiuns do mundo presente também no RIO Gastronomia

por Zeca Santos;

A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, que, por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, possibilitou a implantação dos estabelecimentos cachaceiros. Cachaça, pinga, cana ou caninha é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira.

409

Em 1756, surge em Pernambuco a primeira aguardente industrializada do Brasil: a cachaça Monjopina, comercializada em garrafa lacrada, porém foi no estado do Rio de Janeiro que surgiram diversos engenhos produtores.

5438
foto divulgação

E desses engenhos, alguns desconhecidos na maioria das vezes, tem saído diversas cachaças de altíssima qualidade que vem arrebatando diversos prêmios  pelo mundo.

415
ganhadora do campeonato mundial de um engenho da região de Paraty/RJ

Segundo o historiador Cavalcante Messias Soares em seu livro´´ A verdadeira história da cachaça´´.Cachaça” era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido. Ela era fornecida aos animais ou descartada. A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente depois que fermentasse e também passou a ser chamada cachaça.Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de “cachaço”, o porco, e seu feminino “cachaça”, a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste brasileiro– os chamados caititus – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la….primeira relação com a gastronomia.

03220edc-0205-4fbe-a486-dee2e4e3cbd8
Ana Paula representante do engenho D´´Ouro nos falou que no site  deles tem várias receitas vale visitar veja na nossa página no facebook 

A saber que o engenho D´´Ouro, da área de Paraty/RJ é o único que consegue produzir Arak também conhecido como leite de camelo mais substituindo o absinto pela cachaça branquinha vale provar e saber como usar, veja em nossa página também

20161113_143626

De acordo com o Decreto 4 851, de 2003, o artigo 92 diz o seguinte sobre a cachaça:

´´Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38* a 48*c  por cento em volume, a 20*c, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose(tipo de açucar)´´. Conforme este Regulamento Técnico, a “cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil. Olha é muito bom e digamos que uma boa cachaça equivale a uma boa dose de whisky na Escócia , vodcka na Rússia, sake no Japão, acquavit na Suécia, pisco no Peru, arak no mundo árabe e na Grécia.

422
premiada do engenho Fazenda Soledade da região de Resende/RJ

Cachaça também tem ação social, como acontece no engenho Pedra Branca, que usa os artistas locais da área de Paraty/RJ para fazer suas embalagens.

20161112_153517

No RIO Gastronomia o comércio foi forte todos os engenhos expostos venderam muito bem, a coluna teve o prazer de experimentar todas de todos os tipos e claro compramos também.

425
essa é do tipo caramelizada boa pra pós café e por no sorvete, adorei pura mesmo.

O total de produtores de cachaça em 2011 alcançou, no Brasil, os 40 000, sendo que apenas cerca de 5 000 (12%) são devidamente registrados. Por ser uma bebida popular que vem há séculos acompanhando o povo brasileiro, é conhecida por inúmeros sinônimos regionais como:  água-que-passarinho-não-bebe, aguardente, aguardente de cana, aguarrás, águas-de-setembro, alpista, aninha, arrebenta-peito, assovio-de-cobra, azougue, azuladinha, azulzinha, bagaceira, baronesa, bicha…etc. Literalmente de A a Z.

Fique conosco deixe seu cometário e crie o hábito de visitar nossa página  facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas como as dos produtores de cachaças além dos tisers alusivos as nossas matérias e tem sempre boas dicas.

413

A cachaça é apreciada por todos, é a bebida mais democrática(depois da água é claro). É consumida em banquetes, nas festas religiosas portuguesas em todos os bares da vida. Devido ao seu baixo valor e associação às classes mais baixas (primeiro, os escravos; e depois, os pobres e miseráveis), a cachaça sempre foi considerada marginal. Contudo, seu reconhecimento internacional tem contribuído para desmistificar  o alto índice de rejeição  alçando um status de bebida chique e requintada, merecedora dos mais exigentes paladares. Nós da coluna gostamos muito.

20161116

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

Lembre se beber não dirija, não beba sozinho, e o principal ao se beber cachaça aprenda a degusta-la saboreie sinta o aroma.

410

Você sabia que em junho de 2009, o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) oficializou o dia 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça. Salve o IBRAC.

Anúncios

Deixe uma resposta