por Zeca Santos;
A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, que, por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, possibilitou a implantação dos estabelecimentos cachaceiros. Cachaça, pinga, cana ou caninha é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira.
Em 1756, surge em Pernambuco a primeira aguardente industrializada do Brasil: a cachaça Monjopina, comercializada em garrafa lacrada, porém foi no estado do Rio de Janeiro que surgiram diversos engenhos produtores.

E desses engenhos, alguns desconhecidos na maioria das vezes, tem saído diversas cachaças de altíssima qualidade que vem arrebatando diversos prêmios pelo mundo.

Segundo o historiador Cavalcante Messias Soares em seu livro´´ A verdadeira história da cachaça´´.“Cachaça” era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido. Ela era fornecida aos animais ou descartada. A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente depois que fermentasse e também passou a ser chamada cachaça.Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de “cachaço”, o porco, e seu feminino “cachaça”, a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste brasileiro– os chamados caititus – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la….primeira relação com a gastronomia.

A saber que o engenho D´´Ouro, da área de Paraty/RJ é o único que consegue produzir Arak também conhecido como leite de camelo mais substituindo o absinto pela cachaça branquinha vale provar e saber como usar, veja em nossa página também
De acordo com o Decreto 4 851, de 2003, o artigo 92 diz o seguinte sobre a cachaça:
´´Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38* a 48*c por cento em volume, a 20*c, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose(tipo de açucar)´´. Conforme este Regulamento Técnico, a “cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil. Olha é muito bom e digamos que uma boa cachaça equivale a uma boa dose de whisky na Escócia , vodcka na Rússia, sake no Japão, acquavit na Suécia, pisco no Peru, arak no mundo árabe e na Grécia.

Cachaça também tem ação social, como acontece no engenho Pedra Branca, que usa os artistas locais da área de Paraty/RJ para fazer suas embalagens.
No RIO Gastronomia o comércio foi forte todos os engenhos expostos venderam muito bem, a coluna teve o prazer de experimentar todas de todos os tipos e claro compramos também.

O total de produtores de cachaça em 2011 alcançou, no Brasil, os 40 000, sendo que apenas cerca de 5 000 (12%) são devidamente registrados. Por ser uma bebida popular que vem há séculos acompanhando o povo brasileiro, é conhecida por inúmeros sinônimos regionais como: água-que-passarinho-não-bebe, aguardente, aguardente de cana, aguarrás, águas-de-setembro, alpista, aninha, arrebenta-peito, assovio-de-cobra, azougue, azuladinha, azulzinha, bagaceira, baronesa, bicha…etc. Literalmente de A a Z.
Fique conosco deixe seu cometário e crie o hábito de visitar nossa página facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas como as dos produtores de cachaças além dos tisers alusivos as nossas matérias e tem sempre boas dicas.
A cachaça é apreciada por todos, é a bebida mais democrática(depois da água é claro). É consumida em banquetes, nas festas religiosas portuguesas em todos os bares da vida. Devido ao seu baixo valor e associação às classes mais baixas (primeiro, os escravos; e depois, os pobres e miseráveis), a cachaça sempre foi considerada marginal. Contudo, seu reconhecimento internacional tem contribuído para desmistificar o alto índice de rejeição alçando um status de bebida chique e requintada, merecedora dos mais exigentes paladares. Nós da coluna gostamos muito.
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
Lembre se beber não dirija, não beba sozinho, e o principal ao se beber cachaça aprenda a degusta-la saboreie sinta o aroma.
Você sabia que em junho de 2009, o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) oficializou o dia 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça. Salve o IBRAC.