por Zeca Santos e Antônio Correia;
A área portuária, área histórica que estava totalmente degrada, se tornou o novo point da galera, vamos dizer a esquina do mundo, pois se encontra gente e digamos muita gente de todos os cantos do mundo e de diversas etnias.
Onde antes existia uma enorme free way, pilastras, entulhos se transformou numa imensa praça cultural com dois museus: um totalmente voltado para o futuro com temática de sustentabilidade e com uma arquitetura futurística semelhante a um esqueleto de baleia, o Museu do Amanhã, que sempre tem filas imensas para visitação . Só para lembrar quem conhecia a área ali era um imenso pier desativado que funcionava como estacionamento do porto. No outro lado, num prédio histórico que data do tempo do império(que era usado pela administração portuária) que fora unido na parte superior por uma estrutura a base de resina(material muito usado em carros alegóricos), que lembra uma onda, a um prédio do meio do século, que era usado pelos correios. Dessa junção surge o museu de arte do Rio ou popularmente chamado MAR.(que une o histórico ao contemporâneo)
Esse boulevard não fica restrito somente a essa área, ela começa na Praça XV,bem no centro carioca,onde chegam as barcas(que ligam Niterói, Paquetá, Ilha do Governador ao centro da cidade maravilhosa). Onde encontramos outro prédio histórico que funcionava o Ministério da Saúde e que nesse período olímpico vem sendo usado pela casa de hospitalidade da Colômbia. Local onde o país apresenta ao público sua cultura, e seus atletas que conseguem medalhas nas disputas olímpicas e paralímpicas.
E por esse corredor que se formou, não circula mais veículos motores, apenas bikes, skates e o mais novo tipo de veículo e muito menos poluente, o VLT(na verdade é um bonde que se move por magnetismo, muito legal alias um outro legado) .
E ao longo da caminhada se passa por inúmeros prédios históricos, você leitor seguidor e fã pode vislumbrar uma vista maravilhosa da baia da Guanabara sem se preocupar com o tumulto e correria do centro financeiro da cidade.
Em função da reforma e revitalização, conseguiu-se uma parceria com o arsenal de Marinha, área militar nunca antes visitada por simples mortais e que agora pode-se transitar livremente e o melhor com total segurança…E nesse período olímpico e paralímpico ainda conseguimos ter contato com o fogo olímpico que é o espírito do olimpismo, pela primeira vez assim tão perto do povo.
De volta a área portuária e como falamos antes tem atraído todas as tribos literalmente, dos super heróis a índios, que interagem com todos.
Realmente uma grande torre de babel…
Aproveitando o clima paralímpico, artistas plásticos foram convidados a customizar cadeiras de rodas que estão expostas ao redor do boulevard, e que ao final dos jogos serão leiloadas com renda revertida a projetos que incentivam a inclusão através do esporte.
O banco patrocinador montou uma exposição móvel, feita no interior de um big trailler, abrangendo a história olímpica e paralímpica, que vale muito ser visitada.

A imensa praça se prolonga pelos armazéns portuários onde se encontra diversas grafitagens, shows diversos, muita gente e o VLT circulando a todas as horas do dia criando um bom programa familiar.
Fique conosco, deixe seu comentário e ainda visita e curta nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI onde se encontra entrevistas e tisers exclusivas referentes as nossas coberturas.
Aproveitem enquanto tem, ao final dos jogos paralímpicos acreditamos que diminua essas atrações..
Todas as fotos usadas nessa matéria são de Zeca Santos.
Passeio imperdível com a família, amigos, namorado(a), etc…
CurtirCurtir
Ótimo lugar para passeios e fotos.
CurtirCurtir