The Garden, o espetáculo que floreou o Boulevard Olímpico a nova sensação carioca

por Zeca Santos e Antônio Correia;

A apresentação é a mesma que a companhia britânica Graeae fez durante o Festival Unlimited, em 2012, que recria o Jardim do Éden em um espetáculo que desafia a gravidade, ao elevar artistas, com e sem deficiência, a até sete metros de altura, sobre hastes de aço flexível.

boulevard-olimpico-thegarden3-1030x715

A peça é inspirada pela obra do poeta William Blake e conta com a participação de artistas de diversas etnias.

A trilha sonora ao vivo será conduzida pelo maestro paulista Piero Damiani, à frente de um grupo de músicos brasileiros.

A realização é do British Council, em parceria com o Celebra – Programa de Cultura do Comitê Rio 2016.

A performance traz os recursos de acessibilidade tais como interprete de LIBRAS, a carioca Alessandra Ramos,e áudio descrição integrados à obra.

Com um palco simples, com 4 hastes flexíveis de 7 metros ao redor, montado em frente ao Arsenal de Marinha(prédio histórico).

009

Um espetáculo muito interessante, que apresenta os guardiões da vida através dos sonhos e das sementes , falado em inglês com tradução simultânea para que o grande público, que lotou o boulevard, pudesse entender.

Espetáculo com durabilidade de 40 minutos, escrito por Alex Bulmer, em uma remontagem, com direção artística de Jenny Sealey, codiretora da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Londres 2012 (diretora artística da Graeae há nove anos).

O espetáculo também conta com a expertise nacional na área de produção, composta por mais de 70 profissionais, incluindo os jovens aprendizes do Backstage to the Future, programa do British Council para a capacitação em áreas técnicas de produção cênica e eventos.

O boulevard Olímpico, localiza-se na parte histórica da cidade maravilhosa que acaba de ser revitalizada, a Praça Mauá,área portuária, onde agora circula o novo transporte o VLT (tipo de bonde moderno), o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio(MAR).

090

A cia artística Graeae se apresentou durante o final de semana com duas apresentações por dia sendo ambas gratúitas. Marcando assim o encerramento do programa Transform, que começou nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e conectou mais de 200 organizações culturais brasileiras e britânicas, incluindo governos, produtores, artistas e grandes festivais, em diversas áreas. Com transmissão ao vivo nos telões da Praça Mauá.

Fique conosco, deixe seu comentário e ainda visite e curta nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI, pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acesso a entrevistas exclusivas como a de um ator português da cia e a tisers de todas as nossas coberturas.

Todas as fotos usadas nessa matéria são de Zeca Santos.

Um belo espetáculo de inclusão interação e reflexão.

 

Um comentário sobre “The Garden, o espetáculo que floreou o Boulevard Olímpico a nova sensação carioca

Deixe uma resposta