1*Jornada do Passista, Carnaval também é cultura

por Zeca Santos;

O Carnaval, a maior festa popular e democrática do planeta, também tem seu lado, tem seu lado cultural e informativo. Afinal, o saber não ocupa espaço e sempre é bom se trocar informações, se reciclar. E foi exatamente o que a Associação de Passistas de Samba do Brasil Ciro do Agogô(APASB) fez acontecer. Uma grande Jornada de Conhecimento com passistas da velha guarda, passistas mirins, passistas show, alunos de dança e curiosos ligados ao carnaval.

A Jornada aconteceu no Centro Cultural Diogo Nogueira, mais conhecido como Imperator. Localizado no Méier, subúrbio carioca

O encontro contou com extensa programação cultural, lançamento de um curta metragem, aulas práticas e debates com tópicos escolhidos pelo carnavalesco e historiador Milton Cunha.

folder de divulgação

O evento contou com 50 inscritos, além das participações especiais dos passistas da Corte Master e da Corte Imperial atual, sabendo que também são passistas. Mais um sonho conquistado pela APASB.

Um grupo bem eclético e graças a Deus com opiniões diferentes o que enriqueceu bem os debates.

Com apoio da secretaria estadual de cultura…

A jornada fora dividia em 3 turnos, o período da manhã debates, apresentação de cada componente; já o período da tarde,pós intervalo para o almoço, tivemos o lançamento do curta metragem´´ Malandros, Cabrochas e Coquetes´´ do diretor e também passista Dhu Costa.

Já no final da tarde, pós aulas, e com a chegada da corte oficial do carnaval 2022 para fazer o encerramento e as coroações da corte master (passistas veteranos(acima dos 70 anos)que marcaram época e que não devem cair no esquecimento e em contrapartida a coroação da musa do baile dos passistas 2022.

O melhor que nesse carnaval a corte do Rei Momo é composta só de passistas.

Como toda festa em algum momento sempre pinta um bolo, que digamos de passagem, tava delicioso. Um bolo salgado feito pela também passista da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Enfim chegamos ao momento de consagração de todos com a certificação de participação dos inscritos e professores.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

VIVA O SAMBA!´´NÃO DEIXE O SAMBA MORRER´´

A coluna agradece a Associação de Passistas do Brasil/Ciro do Agogô ao convite e deseja a todos um bom carnaval.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s