Circuito MASF de maratonas aquáticas

por Zeca Santos;

Maratonas aquáticas, são provas de natação em mar aberto, lagos, rios ou seja ao ar livre em contato direto com a natureza e como o próprio nome do circuito MASF significa maratonas aquáticas sem fronteiras.

Nesse momento pandêmico o número de praticantes de exercícios ao ar livre aumentou bastante e principalmente a prática de natação no mar incentivada pela conquista da medalha de ouro olímpica da nossa maratonista Ana Marcela Cunha, 6 vezes melhor do mundo.

Ana Marcela Cunha campeã olímpica e 6 vezes melhor do mundo…; foto: Time Brasil

A organização MASF surgiu em 1998 com a associação da professora de educação física Regina Coeli com a psicóloga Suzana Duran, amantes de natação e proprietárias da Academia Dolfin Centro Esportivo de Teresópolis, que traziam seus alunos para competições e se motivaram a entrar no ramo de eventos. Começaram a se especializar e aperfeiçoar em maratonas aquáticas, até porque tinham Christiane Fanzeres, 1*geração de maratonistas aquáticas a subir nos podiuns internacionais e arbitra internacional, como ídala.

Suzana Duran e Christiane Fanzeres(de preto)

O aumento da procura da prática esportiva ao ar livre fez surgir diversas assessorias esportivas, que conseguem ter uma boa estrutura e professores competentes motivadores e essas assessorias que acabam sendo o público dos circuitos, diferentes de competições oficias, onde clubes com seus atletas federados participam. Não que atletas consagrados não participem, mais o melhor dos circuitos é a satisfação dos praticantes ao completar uma prova, a alegria estampada nas faces de superação.

A prova carioca que aconteceu no olímpico posto 5 da praia de Copacabana(raia da prova olímpica dos Jogos Rio 2016) seguindo todas as regras de segurança, cada prova sendo masculina e feminina com horários distintos de largada para que não tivesse aglomerações na areia. No ato da retirada dos kits de participação(touca e chip time) era obrigatório apresentar a carteira de vacinação e só entrava de máscara. Mesmo com todos os protocolos, encontramos pessoas não adeptas ou mau educadas não vou dizer mau informadas por todos saberem quais são os protocolos.

A prova carioca contou com 3 percursos a prova de elite de 2k, a prova de velocidade de 1.250 metros e a super veloz de 500 metros. Todas masculinas e femininas divididas em faixas etárias começando aos 18 até ao mais velho com 85, dos 600 inscritos. Porém, devido as condições do mar,estava muito alto, anunciadas pela Marinha dias antes com aviso de ressaca, somente 350 corajosos caíram na água e completaram. Devemos ressaltar que a segurança da prova foi brilhante executada pela SURF RESCUE parceria bem sucedida com a MASF. A saber, porque começou só com 18 anos pois em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro adolescentes com menos de 18 ainda não se vacinaram.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

A premiação do circuito MASF , bem como de todos os outros, são feitas por faixas etárias que mudam de 4 em 4 anos começando na idade inicial. E olha as medalhas e troféus MASF fazem sempre alusão ao local da prova. Nessa prova uma linda homenagem ao poeta Carlos Drumond de Andrade e ao Pão de Açúcar.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos que agradece a organização pelo convite e parabeniza pelo evento.

nosso editor e fotógrafo Zeca Santos, completou a prova de velocidade.

Para quem quiser conhecer a MASF basta clicar no link http://www.maratonaquatica.com.br

Aos animados e amantes de travessias a próxima prova do circuito carioca será dia 24/10/2021 na praia do Pontal dúvidas e inscrições tudo no link https://www.inscricaomasf.com/recreio-dos-bandeirantes/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s