por Zeca Santos e Sebastião Neto;
Aaaah o Carnaval! O samba, o ritmo mágico que não deixa ninguém ficar parado, até mesmo quem não gosta da festa pagã. O rufar dos tambores, tamborins, chocalhos e agogôs.
E por falar em agogô, também conhecido como gã, é um instrumento musical formado por um único ou múltiplos sinos originado da música tradicional yorubá, da África Ocidental. O agogô pode ser o instrumento mais antigo do samba e fora criado ( o de 10 bocas) pelo passista, ritmista e membro do G.R.E.S Unidos de Vila Isabel, Ciro do Agogô….. (fotos de divulgação)


Ciro do Agogô (1945 – 2016), faleceu aos 71 anos foi passista, ritmista e membro do G.R.E.S Unidos de Vila Isabel, mas atuou em outras escolas como Estação Primeira de Mangueira e Unidos da Tijuca. Ainda que fosse originário de Vila Isabel, sua atuação dentro da Mangueira foi tanta que foi chamado de “O passista das duas bandeiras”. Também foi responsável pela criação do agogô de dez bocas (instrumento esse que tocava e desfilava) e era conhecido e respeitado pelos passistas por ser uma figura unificadora e pacífica entre escolas. Dai o porque do nome da mais nova associação criada recentemente no Brasil. Associação de Passistas Brasileiros Ciro do Agogô.



Associação de Passistas? Mais o que vem a ser passista? Bem, passista é uma pessoa que samba, que leva a graciosidade da escola de samba que ela representa. E nos seus pés, está a assinatura da escola que ela faz parte. Existe o samba em si, dançado, mas cada escola tem o seu jeitinho de apresentá-lo e o passista leva isso consigo, seja nos pés, rodopios ou floreios que ele faz.
E como toda associação, tem seus gestores



E conselheiros… (folders de divulgação)





A associação tem como padrinho o carnavalesco, historiador Milton Cunha.


Aldione Senna, Bruno Tete, Dhu Costa e Nilce Fran, lançaram a Associacao dos Passistas do Brasil “Ciro do Agogô”, entidade sem fins lucrativos (pessoa jurídica) para organizar as demandas desta classe artística de sambistas.




Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.





A associação também conta com seu hall da fama…


A coluna agradece a Bruno Tetê, Carlinhos Salgueiro, Dhu Costa, Dudu Nobre e Paulinho Alcântara pelo envio de seus vídeos, já que nesse momento pandêmico não ta sendo possível gravar pessoalmente. Ao padrinho Milton Cunha pelo material de divulgação(vídeo e folders)





Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo. Todo material de arquivo.
Parabéns pelo belo trabalho! Amei! Fotos maravilhosas e texto impecável! Parabéns!!!
CurtirCurtir