Coral São Vicente a Cappella comemora 20 anos e a vitória no Festival Internacional de Canto Coral de Viena

por Zeca Santos;

O Coral São Vicente a Cappella é formado por alunos e ex-alunos do Colégio São Vicente de Paulo/RJ, localizado no Cosme Velho, bairro nobre da zona sul carioca, além de jovens da comunidade.

O coral sempre fez parte da história do colégio desde de seu surgimento, porém foi interrompido no final dos anos 80. E felizmente em 1999, com a aquisição da professora de canto e maestrina, Patrícia Costa, junto com o arranjador musical e também professor de música Danilo Frederico surgiu o Coral São Vicente a Cappella(SVAC).

O coral tem por objetivo desenvolver repertório sem acompanhamento instrumental, explorando peças de considerável grau de dificuldade e abrangendo períodos diversos. Procura também divulgar o repertório de música brasileira erudita ou popular, desenvolvendo uma linguagem identificada com a faixa etária dos adolescentes.

O casting atual dos cantores junto com a dupla de professores viajaram à Áustria representando o Brasil e o tradicional colégio São Vicente de Paulo/RJ no Festival Internacional de Canto Coral de Viena e para nosso orgulho sagraram-se campeões.

Com repertório primoroso e arranjos de Hermeto Pascoal o SVAC levou aos auditórios e ruas de Viena toda a nossa brasilidade.

A comemoração dos 20 anos e da incrível vitória se deu na Matriz Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, zona sul carioca.

Os cantores têm entre 12 e 24 anos.

O público de familiares, são vicentinos e ex são vicentinos lotou a igreja literalmente por todos os espaços.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. E não deixe de nos seguir no instagran @tevejoaquibyzequinha.

Após a maravilhosa apresentação, a maestrina confraternizou com alunos e ex alunos na sacristia.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos, que por acaso é um ex são vicentino da turma de 80.

A coluna parabeniza a todos os envolvidos , fica orgulhoso de ter pertencido a esse nobre colégio que sempre incentivou a arte e a cultura.

Anúncios

7 comentários sobre “Coral São Vicente a Cappella comemora 20 anos e a vitória no Festival Internacional de Canto Coral de Viena

    1. Agradeço pela divulgação do Concerto da Vitória e pelas fotos. Complemento e/ou retifico as informações desta matéria.
      – O nome do festival é Summa Cum Laude Youth Music Festival, dedicado a coros, bandas e orquestras infantis e juvenis.
      – Entrei no Colégio São Vicente de Paulo em 1993. Não fui adquirida; cheguei oferecendo um projeto para implementar um coro juvenil com abordagem interpretativa diferenciada, no intuito de atrair adolescentes para a atividade. O projeto cresceu muito e hoje, passados 26 anos, somos sete corais, regidos por uma excelente equipe de regentes e educadores musicais.
      Os sete corais do projeto são:
      Coro Mirim (de 6 a 8 anos) / José d’Assumpção
      Coro Infantil (de 9 a 10 anos) / Débora Braga
      SVEF (de 11 a 13 anos) / Taiana Machado
      SVEM (de 14 a 18 anos) / Taiana Machado
      Amigos do São Vicente (coro adulto misto) / Danilo Frederico
      – São Vozes (coro adulto feminino) / Danilo Frederico
      – São Vicente a Cappella (coro juvenil selecionado) / Patricia Costa
      Léo de Freitas, Vicente Costa Nucci e Bebel Nicioli completam nossa equipe.

      – O São Vicente a Cappella nasceu em 1999, quando participamos (e ganhamos) o II Concurso FUNARTE, na categoria juvenil.
      – Em 1996 chamei a querida Malu Cooper para fazer a preparação vocal do coral juvenil. No ano seguinte ela assumiu também o coro adulto, que foi conduzido de forma impecável, criando laços fortes e estando em atividade até hoje, com muito sucesso: o coro adulto Amigos do São Vicente.
      – Danilo Frederico, até então pianista acompanhador de nossos corais, assumiu a regência dos corais adultos e a preparação vocal do SVAC, quando Malu precocemente nos deixou, em maio de 2012.
      – O arranjador e também meu assistente no SVAC é o Vicente Costa Nucci, muito embora todos nós, regentes dos corais do São Vicente, façamos arranjos para nossos grupos, de vez em quando.
      – Hermeto Paschoal é compositor. Cantamos sua música Montreux, com arranjo de Jaques Morelenbaum em prestigiosas salas de concerto em Salzburg, Viena, Praga e Munique, como parte do festival.
      – Cantamos nas ruas de Salzburg, Praga e Munique, por pura farra.
      – Faço questão de ressaltar que nossa delegação para a turnê na Europa (o concurso foi parte do projeto) era composta de 60 membros, incluindo regentes e educadores musicais de outros estados do Brasil, com SP e Paraná, além dos 47 do SVAC.
      A equipe do SVAC é:
      Patricia Costa – regência, administração direção geral e cênica
      Danilo Frederico – preparação vocal e pianista acompanhador/ assistente
      Vicente Costa Nucci – monitor/ assistente

      Informo também que estou organizando um livro sobre este projeto dos corais do São Vicente, onde estas e outras informações se apresentarão de forma mais completa, a fim de que sejam fonte de consulta para os que se interessarem.

      Obrigada.

      Curtir

      1. Corrigindo: 37 membros.

        – Faço questão de ressaltar que nossa delegação para a turnê na Europa (o concurso foi parte do projeto) era composta de 60 membros, incluindo regentes e educadores musicais de outros estados do Brasil, com SP e Paraná, além dos 37 do SVAC.

        Curtir

      2. Agradeço ao jornalista Zequinha pela divulgação de um evento coral, nem sempre prestigiado pela mídia. Precisamos destes espaços para que o canto coral ganhe popularidade e volte a ser respeitado pela nossa sociedade como excelente instrumento de educação!
        Muito obrigada, em nome do SVAC e de todos os amantes da música vocal.
        Viva o coro juvenil brasileiro!

        Curtir

  1. Fiquei muito feliz com os registros que foram aqui deixados, porquanto servem as que não tiveram a oportunidade de assistir dentro da igreja, por estar lotada, e ficaram ótimos. Parabéns

    Curtir

  2. Já assisti a diversos corais, de escola, de bairro, de amigos, de empresa, e, naturalmente, os profissionais. Mas o SVAC é de nível muito superior a tudo que já vi: a sonoridade, as vozes, a movimentação em cena, as diversas configurações dos cantores e cantoras (nunca vi isso; geralmente os grandes corais são estáticos ao longo de toda a apresentação), os arranjos, a sonoplastia… Nossa!… Adorei ter enfrentado aquela igreja lotada e ter me surpreendido com a qualidade musical da apresentação do SVAC.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s