Rei do Mar completa 10 anos

por Zeca Santos;

A 10 anos atras (2009) o então nadador olímpico, campeão panamericano, Luiz Lima, que por acaso é fã incondicional de Tim Maia, se juntou com outro nadador também medalhista panamericano companheiro de seleção, Pedro Monteiro. Dessa união fez-se  concretizar um sonho antigo do nadador Luiz Lima unir a natação com a música de Tim. E um título em especial conseguiu reunir esse sonho´´Do Leme ao Pontal´´, a quem conhece, a letra retrata todas as praias do litoral carioca, pronto Pedro Monteiro, então jovem empreendedor de eventos esportivos lançou uma travessia a nado que tinha largada na praia do Leme(zona sul carioca) com chegada na praia do Pontal(zona oeste carioca), totalizando 32k, e nessa 1*edição somente o nadador Luiz Lima, acompanhado por uma embarcação com sua equipe técnica participaram.

A partir dessa prova, Luiz Lima levou o título de Rei do Mar, que deu origem a 1 prova anual, não de 32k, mais um desafio dinâmico onde os melhores do ranking mundial na prova de 5k participavam num circuito onde os nadadores(no início eram só homens) nadavam 5 voltas de 1k e ao completar cada volta o atleta saia d´água e corria 150 mts e retornava a água, tendo contato com público e por isso atraiu a grande mídia.

A partir de então o que começou apenas com 1 única prova de nadadores de elite, cresceu, tornou-se um circuito popular,disputado em algumas etapas ao longo do ano, sendo a última etapa sempre a prova da elite com transmissão ao vivo, fazendo parte do calendário esportivo oficial da cidade.

021
Luiz Lima, atual deputado federal pelo Rio de Janeiro, agora faz parte da organização do evento.

Em função dos excelentes resultados da natação feminina, em maratonas aquáticas, o que era apenas Rei, deixou o machismo de lado e passou a dividir com com uma rainha. Passando a se chamar Rei & Rainha do Mar, afinal temos Poseidon e Yemanjá reinando nas águas salgadas.

O que apenas era prova de natação em mar aberto, cresceu e virou o maior evento de esportes de praia do país, com corrida na areia em várias distâncias, entrou também o biatlon e na etapa final(sempre em dezembro, no auge do verão) também temos provas de stand up padle. E mais recentemente, provas infantis(a partir dos 8 anos até 13) tanto de corrida quanto de natação nas distâncias de 100 a 400 mts., que são os pontos altos do evento.

Devido a essa diversidade de esportes, competência na organização, o número de inscrições tem aumentado consideravelmente e atrai participantes do Brasil todo.

Um evento sem preconceitos, para todas as idades, tamanhos, cores, etnias, atletas de elite, atletas de finais de semana, celebridades, desconhecidos, ex atletas, tudo junto e misturado, onde o principal objetivo é a superação pessoal com posterior social.

A maior prova de superação são sempre os atletas paralímpicos(portadores de deficiências físicas e ou mentais).

A partir de 2016, em função da medalha de bronze, da nadadora Poliana Okimoto, na prova de 10k(maratona aquática) nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve sua prova disputada na mesma área onde ocorre o evento, posto 5 da praia de Copacabana(zona sul carioca). A prova dessa distância olímpica(10k) foi incluida no evento(somente na etapa final)e o troféu a vencedora, ou seja a Rainha do Mar passou a se chamar Poliana Okimoto, que agora já fora das disputas  de seleções, organiza clinicas e participa de todas as etapas do Rei & Rainha do Mar, como uma mera mortal, mesmo sendo uma musa do Olímpo.

O Rei & Rainha do Mar, além de ser um evento esportivo, apóia instituições que apresentem projetos esportivos em comunidades carentes, instituições com projetos de educação ambiental em comunidades carentes, projeto de preservação das ilhas cariocas e o mais importante o Pró Criança Cardíaca. E ainda tem parceria com a associação de catadores para limpeza das areias das praias cariocas. Ou seja parte das inscrições são destinadas a todos esses projetos sociais, e ainda cada atleta pode doar o que quiser, ao longo de todo o ano, para qualquer uma das instituições listadas no site https://www.facebook.com/reierainhadomar/ ou https://reierainhadomar.com.br/

Nesse ano que completa 10 anos, lembramos por onde o evento Rei & Rainha do Mar já teve provas Brasil a fora. Rio de Janeiro, local de origem, tivemos edições nas praias de Copacabana(olímpico posto 6), Leblon/Arpoador(relembrando a extinta prova Samoa); no Ceará, na praia de Iracema(Fortaleza); em Santa Catarina, na praia de Jurerê Internacional; na Bahia, na praia de São Tomé de Paripe(Salvador); no litoral paulista, na praia de Perequê Açu(Ubatuba); e no distrito federal no Lago Paranoá.

Na primeira etapa de 2019, as disputas ocorreram no Rio de Janeiro , no olímpico posto 6 em Copacabana, com as provas de Beach Run( de 100 e 400 no infantil; de 2,5k a 5 k no adulto); Beach Biatlon( 1k nadando e 2,5k correndo, somente a partir dos 15 anos) e as tradicionais provas de natação no mar(sprint= 1k; classic= 2,5k e chalange= 4k). Em função das condições pesadas do mar logo por motivo de segurança, foram canceladas as provas infantis. O que levou a tristeza de algumas crianças e pais enlouquecidos, porém elas correram e todas receberam medalhas.

587

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. E não deixe de nos seguir no instagran @tevejoaquibyzequinha.

20190519_101939_005
parabéns ao nosso editor e fotógrafo Zeca Santos(Zequinha, como é conhecido no meio aquático) por ter conseguido ficar em 2*lugar na sua categoria no sprint da natação.

536

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

603
a euforia e espectativa da espera dos resultados.

Rei & Rainha do Mar já teve diversos patrocinadores, que ao longo dos anos foram trocando, saindo, em função das crises financeiras ao longo desses anos, porém queremos parabenizar a grife Mormaii surfwear, que começou e ainda continua apoiando e patrocinando esse grande evento.

6b99865c-b1e7-4641-ba83-31bb45d7daad

Já estamos anciosos para as próximas etapas, se organizem comecem a treinar ou se preparar, entrem no site https://reierainhadomar.com.br/ e saiba quando e onde irá acontecer, vale muito a pena participar afinal ESPORTE É VIDA. ESPORTE É SAÚDE.

827

 

Anúncios

Um comentário sobre “Rei do Mar completa 10 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s