por Zeca Santos e Antonio Correia;
Em uma noite de gala para o cinema brasileiro, o FESTIVAL do RIO chega ao seu final condecorando diversos novos, com temas inclusivos e atuais, com muitos protestos e resistindo a tudo e todos. Muitos aplausos as produtoras Hilda e Walkíria Barbosa por conseguirem realizar a cada ano um festival melhor.
E nesse período que estão querendo nos impor um retrocesso, com essa ditadura hipócrita imposta por uma prefeitura inépta, encontramos artistas que seguem lutando e acreditando.
A noite de gala ocorreu no templo do cinema nacional o Cine Odeon Net Claro, no centro político carioca, a Cinelândia.
A noite foi da veterana produtora Sara Silveira, que arrebatou nada mais nada menos que 6 Redentores. Muitos aplausos.
Premiação Mostra Geração, que incentiva a produção e criação de filmes por alunos de escolas técnicas. Teve seu juri composto pela professora Simone Monteiro, pela gerente de cultura do SESC Sra. Maria Costa Rodrigues e pelo cineasta Cavi Borges. E o prêmio foi para´´Sobre Rodas´´ de Beatriz Carvalho.
Prêmio da crítica FIPRESCI, com seu juri composto por Ana Rodrigues, Chico Fireman, Francisco Russo, elegeu´´ As Boas maneiras´´ de Juliana Rojas e Marco Dutra.
Já nos Novos Rumos, tivemos como juri Allan Ribeiro , Bruno Safadi e a linda Bruna Linzmeyer. Como melhor filme´´A parte do mundo que me pertence´´ de Luana Melgaço.
Já o melhor curta, esse nós assistimos e até agora não entendemos a que veio, porém se tornou vencedor´´Atrito´´ de Diego Lima.
E especial do juri´´Vende-se Esta Moto´´ de Marcus Faustini.
Como todo festival tivemos homenagens ao ator Paulo José, que fora aclamadíssimo com o filme´´Todos os Paulos´´de Gustavo Ribeiro, e pelo conjunto da obra, o diretor Reginaldo Faria Lima, que não pode estar presente e enviou um clipe e seus filhos foram receber os aplausos.
Pelo voto popular com longa de ficção,´´Aos teus Olhos´´ de Carolina Jabor e Leonardo Monteiro de Barros.
Melhor longa documentário, apresentado pela militante a atriz Christiane Torloni foi o filme´´Dedo na Ferida´´ de Sílvio Tendler.
E o melhor curta eleito pelo público, foi apresentado pela bela atriz Bianca Comparato, foi´´Vaca Profana´´de Juliana Vicente, que também recebeu uma menção honrosa, mais esta anunciada pela estonteante Caceta Maria Paula.
O prêmio Felix teve seu juri formado por Eduardo Graça, Isabel Penoni e João Corujão e foi o próprio João quem fez a apresentação, bem como o adido cultural do consulado britânico.
O melhor filme documentário foi´´Queercore: How to Punk a Revolution´´ de Thomas Janze.
E o melhor curta Felix´´Sandra Chamando´, de Tatiana Leite.
Na principal premiação da noite a da Premiere Brasil, tivemos um novo incentivo ou melhor um grande apoio oferecido pela Petrobras,e como a produtora Sara Silveira falou a parte boa da empresa, arrancando gargalhadas da platéia que lotava o Cine Odeon Net Claro.
Na Premiere Brasil o juri teve um presidente, Antonio Saura e composto por Caio Gullane, Heloisa Passos, Leandra Leal e Paz Encina, foram exibidos 75 filmes entre curtas, longas, documentários e ficção.
Para o melhor roteiro o vencedor Lucas Paraizo com o filme´´Aos Teus Olhos´´
Melhor montagem, Caroline Leone com´´Alguma coisa assim´´
A melhor fotografia ficou a cargo de Rui Poças, por´´As Boas Maneiras´´e tivemos no palco mais uma vez a produtora Sara, a dona da noite.
Melhor ator coadjuvante coube a Marco Rica por sua atuação em ´´Aos Teus Olhos´´, por problemas o ator não compareceu. Bem como a atriz coadjuvante Marjorie Estiano, por´´As Boas Maneiras´´teve um compromisso no exterior .
Melhor Curta Metragem ficou para ´´Borá´´produzido por Sara Silveira, mais um.
Melhor longa documentário´´Piripkura´´ de Mariana Oliva.
Melhor direção de documentário a dupla Tatiana Lohmann e Roberta Estrela po ´´Slan: a Voz do levante´´ que também ganharam o prêmio especial do juri.
O prêmio de melhor atriz foi entregue pela diva Beth Faria e foi para Grasse Passô por ´´Praça Paris´´,também não pode estar presente e fora representada pela diretora.
Aconteceu um empate na premiação do melhor ator entre os brilhantes Daniel Oliveira em´´Aos Teus Olhos´´seu prêmio foi recebido pela diretora Carolina Jabor e o outro vencedor foi Murilo Benício por´´Animal Cordial´´. E o prêmio foi entregue pela formidável Zezé Motta.
Melhor diretor de ficção, na verdade diretora, afinal a noite foi delas, Lúcia Murat com ´´Praça Paris´´.
E o melhor filme de ficção , o prÊmio mais esperado da noite, entregue pela produtora Lucy Barreto para ela mesma, Sara Silveira, por ´´As Boas Maneiras´´.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
SALVE O CINEMA BRASILEIRO! VIDA LONGA AO FESTIVAL! MUITOS APLAUSOS
Tevejoaqui, sempre Recheados de Conteudos.. Foi espetacular esse Festival 😃😃😃👌🎬
CurtirCurtir
Ótimo trabalho! Parabéns a todos os vencedores do Festival do Rio 2017! Viva o cinema!
CurtirCurtir