FESTIVAL do RIO chega ao fim e apresenta seus vencedores

por Zeca Santos e Antonio Correia;

Em uma noite de gala para o cinema brasileiro, o FESTIVAL do RIO chega ao seu final condecorando diversos novos,  com temas inclusivos e atuais, com muitos protestos e resistindo a tudo e todos. Muitos aplausos as produtoras Hilda e Walkíria Barbosa por conseguirem realizar a cada ano um festival melhor.

085

E nesse período que estão querendo nos impor um retrocesso, com essa ditadura hipócrita imposta por uma prefeitura inépta, encontramos artistas que seguem lutando e acreditando.

126

A noite de gala ocorreu no templo do cinema nacional o Cine Odeon Net Claro, no centro político carioca, a Cinelândia.

A noite foi da veterana produtora Sara Silveira, que arrebatou nada mais nada menos que 6 Redentores. Muitos aplausos.

Premiação Mostra Geração, que incentiva a produção e criação de filmes por alunos de escolas técnicas. Teve seu juri composto pela professora Simone Monteiro, pela gerente de cultura do SESC Sra. Maria Costa Rodrigues e pelo cineasta Cavi Borges. E o prêmio foi para´´Sobre Rodas´´ de Beatriz Carvalho.

109

Prêmio da crítica FIPRESCI, com seu juri composto por Ana Rodrigues, Chico Fireman, Francisco Russo, elegeu´´ As Boas maneiras´´ de Juliana Rojas e Marco Dutra.

096

Já nos Novos Rumos, tivemos como juri Allan Ribeiro , Bruno Safadi e a linda Bruna Linzmeyer. Como melhor filme´´A parte do mundo que me pertence´´ de Luana Melgaço.

144

Já o melhor curta, esse nós assistimos e até agora não entendemos a que veio, porém se tornou vencedor´´Atrito´´ de Diego Lima.

153

E especial do juri´´Vende-se Esta Moto´´ de Marcus Faustini.

160

Como todo festival tivemos homenagens ao ator Paulo José, que fora aclamadíssimo com o filme´´Todos os Paulos´´de Gustavo Ribeiro, e pelo conjunto da obra, o diretor Reginaldo Faria Lima, que não pode estar presente e enviou um clipe e seus filhos foram receber os aplausos.

FestivaldoRIo-7084

Pelo voto popular com longa de ficção,´´Aos teus Olhos´´ de Carolina Jabor e Leonardo Monteiro de Barros.

493

Melhor longa documentário, apresentado pela militante a atriz Christiane Torloni foi o filme´´Dedo na Ferida´´ de Sílvio Tendler.

435

E o melhor curta eleito pelo público, foi apresentado pela bela atriz Bianca Comparato, foi´´Vaca Profana´´de Juliana Vicente, que também recebeu uma menção honrosa, mais esta anunciada pela estonteante Caceta Maria Paula.

194

O prêmio Felix teve seu juri formado por Eduardo Graça, Isabel Penoni e João Corujão e foi o próprio João quem fez a apresentação, bem como o adido cultural do consulado britânico.

O melhor filme documentário foi´´Queercore: How to Punk a Revolution´´ de Thomas Janze.

119

E o melhor curta Felix´´Sandra Chamando´, de Tatiana Leite.

Na principal premiação da noite a da Premiere Brasil, tivemos um novo incentivo ou melhor um grande apoio oferecido pela Petrobras,e como a produtora Sara Silveira falou a parte boa da empresa, arrancando gargalhadas da platéia que lotava o Cine Odeon Net Claro.

Na Premiere Brasil o juri teve um presidente, Antonio Saura e composto por Caio Gullane, Heloisa Passos, Leandra Leal e Paz Encina, foram exibidos 75 filmes entre curtas, longas, documentários e ficção.

Para o melhor roteiro o vencedor Lucas Paraizo com o filme´´Aos Teus Olhos´´

278

Melhor montagem, Caroline Leone com´´Alguma coisa assim´´

262

A melhor fotografia ficou a cargo de Rui Poças, por´´As Boas Maneiras´´e tivemos no palco mais uma vez a produtora Sara, a dona da noite.

304

Melhor ator coadjuvante coube a Marco Rica por sua atuação em ´´Aos Teus Olhos´´, por problemas o ator não compareceu. Bem como a atriz coadjuvante Marjorie Estiano, por´´As Boas Maneiras´´teve um compromisso no exterior .

Melhor Curta Metragem ficou para ´´Borá´´produzido por Sara Silveira, mais um.

300

Melhor longa documentário´´Piripkura´´ de Mariana Oliva.

Melhor direção de documentário a dupla Tatiana Lohmann e Roberta Estrela po ´´Slan: a Voz do levante´´ que também ganharam o prêmio especial do juri.

O prêmio de melhor atriz foi entregue pela diva Beth Faria e foi para Grasse Passô por ´´Praça Paris´´,também não pode estar presente e fora representada pela diretora.

399

Aconteceu um empate na premiação do melhor ator entre os brilhantes Daniel Oliveira em´´Aos Teus Olhos´´seu prêmio foi recebido pela diretora Carolina Jabor e o outro vencedor foi Murilo Benício por´´Animal Cordial´´. E o prêmio foi entregue pela formidável Zezé Motta.

368

Melhor diretor de ficção, na verdade diretora, afinal a noite foi delas, Lúcia Murat com ´´Praça Paris´´.

218

E o melhor filme de ficção , o prÊmio mais esperado da noite, entregue pela produtora Lucy Barreto para ela mesma, Sara Silveira, por ´´As Boas Maneiras´´.

349

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

SALVE O CINEMA BRASILEIRO! VIDA LONGA AO FESTIVAL! MUITOS APLAUSOS

FestivaldoRIo-6927

2 comentários sobre “FESTIVAL do RIO chega ao fim e apresenta seus vencedores

Deixe uma resposta