por Zeca Santos;
Durante o período de 21 à 28 de Julho de 2017, cerca de 600 Cadetes e Aspirantes
das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas Brasileiras – Escola Naval
(EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea
(AFA) – disputaram uma competição militar esportiva, a 51*NAVAMAER.
O evento, nesse ano, aconteceu na Escola Naval(EN), na área central carioca. A saber a EN é a 1*instituição universitária do país.
Dentre as 13 modalidades desportivas que integram o programa dessa competição militar, a coluna foi convidada a assistir e prestigiar o polo aquático, mais precisamente a final do desporto que foi o confronto entre a AFA(Academia da Força Aérea) e a AMAN( Academia Militar das Agulhas Negras), que foi vencida pela AMAN( cadetes do Exército Brasileiro) com placar de 8×4 pra escola do Exército, que antes já havia desbancado a poderosa Escola Naval(EN).
A AMAN disputou com gorros azuis, enquanto a AFA como os brancos, e com um parque aquático lotado de cadetes/atletas de outras modalidades.
O evento, NAVAMAER, tem grande importância no meio militar e contribui para a formação dos futuros Oficiais das Forças Armadas.
Os Cadetes e Aspirantes são levados a lutar por metas, superando limites, enfrentando desafios e aumentando seus níveis de coragem e auto-estima, características fundamentais do bom combatente.

O time AMAN, que teve a orientação do professor cívil e ex treinador do Flamengo, Rafael Hall contou com os Cadetes: Tales, Terror, Brandão(capitão da equipe), Simão, Gabriel, Borges, Araújo Gurgel, Daniel, Ferraz, Lemes, Glauco e Almeida. E na comissão técnica: Tenente Vila Nova e tenente Gray .

A NAVAMAER, tem por objetivo fazer com que seus cadetes e aspirantes(alunos do último ano) desenvolvam e aperfeiçoem seus conhecimentos sobre culturas e métodos de cada Força, enriquecendo e expandindo suas visões, promovendo a integração entre as mesmas.

Além do polo aquático os cadetes e aspirantes disputam durante a NAVAMAER as provas de : Atletismo, Basquete, Esgrima, Futebol, Judô, Natação, Tiro Esportivo Arma Longa e Arma Curta, Vôlei, Orientação, Pentatlo Militar e Triatlo.

Bom frisar que dentro da água prevalece as regras esportivas do esporte,até para as comemorações…
Já fora d´água, por ser competição militar, todos os protocolos hierárquicos são seguidos.
Ao pódium só comparece o vencedor, nesse caso só a equipe dos cadetes e aspirantes do exército e seu comandante como paraninfo.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Gomes), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

A 51* NAVAMAER foi organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil
(CDMB) e pela Escola Naval. O evento ocorre anualmente e as três escolas se
revezam como organização sede.