As Forças Armadas e a natação brasileira

por Zeca Santos;

A 9 anos as Forças Armadas, numa decisão sábia, resolveram apoiar o esporte de alto rendimento, entenda-se esportes olímpicos. Como a tempos já acontece nos países europeus, e como consegüência a melhora estúpida nos esportes e maior longevidade dos atletas e ainda com esse projeto  conseguiu-se manter bons atletas em território nacional.

20170510_152639
Comissão de Desportes do Exército, completa esse ano 109 anos e a 9 apoiando o esporte de alto rendimento.

Além da CDE podemos contar com a CDM( Comissão de Desportes da Marinha) e CDA( Comissão Desportiva da Aeronáutica).

395

Nossa coluna visitou a CDE, que se localiza na Urca, lugar encantador um refúgio na zona sul carioca para acompanhar os atletas de natação em suas instruções enquanto militares e fomos muito bem recebidos.

Tivemos um papo exclusivo com o Major David, responsável pela natação, que você leitor seguidor e fã poderá agora ter acesso

Todos os atletas envolvidos nesse projeto são atletas olímpicos ou prováveis esperanças, eles podem permanecer nas forças armadas por um período de até 8 anos na ativa como nos falou o 3*sargento Henrique Martins, atleta do Minas Tênis Clube.

Podemos constatar que nos curtos períodos que fazem internatos na CDE os atletas passam por avaliações físicas, instruções militares e treinamentos de primeiros socorros e sobrevivência, afinal são militares também.

002
sob as orientações do Tenente Valente e fardado, por está tirando serviço, o 3*sargento Henrique Rodrigues, atleta do Sesi/SP

Todos os atletas militares tem como patente a de 3*sargento sem direito a promoções, mais podendo ter seus contratos recendidos anualmente bem como podem entrar novos  Novas contratações ou cancelamento depende de resultados técnicos. Conversamos com os 3* sargentos Manuela Lyrio, atleta do Esporte Clube Pinheiros/SP, e Leonardo de Deus, da Unisanta de Santos, que nos mostrou as vantagens de ser militar.

Como são militares atletas eles defendem nossa pátria em competições internacionais sejam civis ou militares e sempre que retornam com bons resultados são condecorados por merecimento.

27e01d98-bad4-4df4-b8b2-be42aa4db219
os 3*sargentos Diamante, Leo de Deus, Larissa, Henrique Rodrigues com a comenda General Osório (foto do arquivo pessoal do atleta Leonardo de Deus)

Recentemente a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA)convocou atletas para disputar o campeonato mundial em Budapeste( Hungria) dentre dos 16 nomes da natação e 5 de maratonas aquáticas temos temos 13 das forças armadas, assim divididos: Aeronáutica(CDA) => Gabriel Santos;(atleta do Esporte Clube Pinheiros/SP)

179

Da Marinha do Brasil( CDM): João Gomes Jr.( atleta do Esporte Clube Pinheiros/SP);

285

Etiene Medeiros( Sesi/SP);

303

Brandonn Almeida( do Sport Club Corinthias Paulista);

233

Ainda da Marinha do Brasil 2 da maratonas aquáticas Ana Marcela Almeida e Allan do Carmo, ambos da Unisanta de Santos;

18403487_1718431111505340_2880265366205390448_n
a dupla baiana Ana Marcela, bi campeã mundial, e Allan do Carmo, 3* do mundo,(foto: Satiro Sodré)

Já do Exército Brasileiro(CDE): Thiago Simon( da Unisanta de Santos);

239

Leonardo de Deus, também da Unisanta de Santos;

20170503_195630
o vice campeão mundial militar Leo de Deus com o Major David

Henrique Martins, atleta do Minas Tênis;

127

Manuela Lyrio do Esporte Clube Pinheiro/SP;

143
um pódiun todo da CDE, Daynara de Paula, Mauela Lyrio(ao centro), Gracielle Hermann e o paraninfo o medalhista olímpico e presidente da comissão dos atletas Thiago Pereira

E ainda que acabaram de dar baixa da CDE: Guilherme Guido, do Esporte Clube Pinheiros/SP; Joanna Maranhão, da Unisanta/Santos e Nicholas Santos também da Unisanta/Santos. Nós estaremos torcendo por todos e desejamos muito boa sorte. A natação brasileira conta mais do que nunca com vocês.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha ( criado pelo nosso videomaker Daniel Gomez) , pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.

8f0c83c0-4169-4c4b-b97f-5916252e4b8c
atletas da Marinha do Brasil(CDM) que disputaram recentemente o Troféu Maria Lenk .
20170508_170927
3*sargento Leonardo de Deus, da natação e o SD Daniel Azevedo(nosso videomaker)atleta de tropa do judo e tiro da CDE

As fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e  nosso editor Zeca Santos, sendo que a foto de capa (da equipe que nos defendeu no mundial militar de 2015) é do acervo pessoal do atleta Leonardo de Deus.

398
o alto comando do esporte nacional

A coluna informa que em Novembro desse ano teremos mais um Campeonato Mundial de natação das Forças Armadas que dar-se-á no Centro de Preparação da Aeronáutica no Campo dos Afonsos, zona oeste carioca e nós estaremos cobrindo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s