por Zeca Santos;
A 9 anos as Forças Armadas, numa decisão sábia, resolveram apoiar o esporte de alto rendimento, entenda-se esportes olímpicos. Como a tempos já acontece nos países europeus, e como consegüência a melhora estúpida nos esportes e maior longevidade dos atletas e ainda com esse projeto conseguiu-se manter bons atletas em território nacional.

Além da CDE podemos contar com a CDM( Comissão de Desportes da Marinha) e CDA( Comissão Desportiva da Aeronáutica).
Nossa coluna visitou a CDE, que se localiza na Urca, lugar encantador um refúgio na zona sul carioca para acompanhar os atletas de natação em suas instruções enquanto militares e fomos muito bem recebidos.
Tivemos um papo exclusivo com o Major David, responsável pela natação, que você leitor seguidor e fã poderá agora ter acesso
Todos os atletas envolvidos nesse projeto são atletas olímpicos ou prováveis esperanças, eles podem permanecer nas forças armadas por um período de até 8 anos na ativa como nos falou o 3*sargento Henrique Martins, atleta do Minas Tênis Clube.
Podemos constatar que nos curtos períodos que fazem internatos na CDE os atletas passam por avaliações físicas, instruções militares e treinamentos de primeiros socorros e sobrevivência, afinal são militares também.

Todos os atletas militares tem como patente a de 3*sargento sem direito a promoções, mais podendo ter seus contratos recendidos anualmente bem como podem entrar novos Novas contratações ou cancelamento depende de resultados técnicos. Conversamos com os 3* sargentos Manuela Lyrio, atleta do Esporte Clube Pinheiros/SP, e Leonardo de Deus, da Unisanta de Santos, que nos mostrou as vantagens de ser militar.
Como são militares atletas eles defendem nossa pátria em competições internacionais sejam civis ou militares e sempre que retornam com bons resultados são condecorados por merecimento.

Recentemente a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA)convocou atletas para disputar o campeonato mundial em Budapeste( Hungria) dentre dos 16 nomes da natação e 5 de maratonas aquáticas temos temos 13 das forças armadas, assim divididos: Aeronáutica(CDA) => Gabriel Santos;(atleta do Esporte Clube Pinheiros/SP)
Da Marinha do Brasil( CDM): João Gomes Jr.( atleta do Esporte Clube Pinheiros/SP);
Etiene Medeiros( Sesi/SP);
Brandonn Almeida( do Sport Club Corinthias Paulista);
Ainda da Marinha do Brasil 2 da maratonas aquáticas Ana Marcela Almeida e Allan do Carmo, ambos da Unisanta de Santos;

Já do Exército Brasileiro(CDE): Thiago Simon( da Unisanta de Santos);
Leonardo de Deus, também da Unisanta de Santos;

Henrique Martins, atleta do Minas Tênis;
Manuela Lyrio do Esporte Clube Pinheiro/SP;

E ainda que acabaram de dar baixa da CDE: Guilherme Guido, do Esporte Clube Pinheiros/SP; Joanna Maranhão, da Unisanta/Santos e Nicholas Santos também da Unisanta/Santos. Nós estaremos torcendo por todos e desejamos muito boa sorte. A natação brasileira conta mais do que nunca com vocês.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha ( criado pelo nosso videomaker Daniel Gomez) , pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.


As fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos, sendo que a foto de capa (da equipe que nos defendeu no mundial militar de 2015) é do acervo pessoal do atleta Leonardo de Deus.

A coluna informa que em Novembro desse ano teremos mais um Campeonato Mundial de natação das Forças Armadas que dar-se-á no Centro de Preparação da Aeronáutica no Campo dos Afonsos, zona oeste carioca e nós estaremos cobrindo.