5 de Fevereiro no mundo de Momo comemora-se as Comissões de Frente das escolas de samba

por Zeca Santos;

A comissão de frente é um quesito apresentado pelas escolas de samba, onde se apresentam dando boas vindas ao público bem como aos jurados, é formada por dez a quinze pessoas, que demonstram o enredo da escola. As comissões de frente mais antigas apresentavam os integrantes da direção da escola carregando bastões, como se estivessem armados para proteger a escola.

comissaodefrente
foto arquivo Biblioteca Nacional

Foi a Portela, no início dos anos 30, quem introduziu as comissões de frente nas escolas de samba, foi também quem mais tempo se manteve fiel a sua concepção original, embora, em alguns anos, os carnavalescos tenham criado comissões, se assim podemos chamar, “modernas”.  Até 1993 , a Portela resistiu às mudanças no carnaval. Gente como Manacéa, Monarco, Casquinha, Ari do Cavaco, Alberto Lonato e outras grandes personalidades portelenses abriam sempre o cortejo azul-e-branco, impondo o respeito necessário já no início do desfile. A chamada comissão de frente “tradicional” da Portela, a única que respeitava a origem desse quesito, composta por gente que tinha representatividade para apresentar a escola, era um dos pontos altos do desfile do Sambódromo, aguardada por todos os amantes do samba tradicional.

fotos by Zeca Santos…diversos carnavais…

E foi com o carnavalesco Joãozinho 30 que as comissões passaram a ser destaques e terem fantasias com coreografias marcadas, inicia-se então as comissões com bailarinos, coreógrafos destacamos André Vagon, Caio Nunes, Carlinhos de Jesus, Deborah Kolker, Jayme Arouxa, Rossana Favila entre outros.

038
comissão de frente da União de Vila Isabel para o carnaval 2017´´Guerreiros Africanos´´ foto by Zeca Santos

Temos uma relação muito íntima com esse quesito, pois durante anos nosso editor foi integrante de inúmeras comissões tendo sido inclusive (junto com a comissão do ano) ganhador do prêmio Estandarte de Ouro oferecido pelo Jornal O Globo, pela  Estácio de Sá quando a escola homenageou o centenário do Clube de Regatas do Flamengo(carnaval de 1995)

16427741_10154083635147237_5182890809834261632_n
nosso editor Zeca Santos ao centro(de preto) da comissão  em plena evolução, foto foi capa do jornal O Globo durante o período do carnaval do ano de 1995

fotos by Zeca Santos, ensáios técnicos carnaval 2017

Devido a sucessivos e exaustivos ensaios acabamos formando uma família que é a comissão de frente que leva a longevidade..

288
comissão de frente Acadêmicos do Salgueiro, ensaio técnico/carnaval 2017 foto by Zeca Santos

Fique conosco, deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha( que é de responsabilidade do videomaker Daniel Gomez) onde você leitor seguidor e fã tem acesso a entrevistas exclusivas e a tiseres das matérias, também pode curtir e comentar a nossa página no  facebook TE VEJO AQUI abastecida diariamente  com dicas e informes por nossos profissionais Antônio Correia, Zeca Santos( ambos já integraram comissões de frente em anos interiores entre os anos 80/90).

fotos carnaval 2016 fotos by Zeca Santos.

16427514_10154082781767237_2086945443653780312_n
montagem criada por Paulo Cesar Alcantara, ex integrante de diversas comissões de frente

Muitos aplausos aos coreógrafos, carnavalescos e a todos os integrantes que formam e formaram comissões de frente.

Deixe uma resposta