por Zeca Santos;
“Italianorio” um festival para celebrar a presença marcante da cultura italiana na cidade maravilhosa bem marcada por padrões arquitetônicos, pela moda, pelas artes de uma maneira geral e principalmente pela gastronomia.
Voltando um pouco no tempo, a imigração italiana no Brasil se deu forte a partir de 1870 quando o governo do brasileiro estava estimulando a imigração européia, especialmente depois de 1850, época em que o tráfico de escravos foi abolido no Brasil e os europeus estavam tomando o lugar da mão-de-obra escrava, indo direto para fazendas de café do sul e sudeste do país.
Ao contrário do que sucedeu no restante do Brasil, no Rio de Janeiro os imigrantes italianos eram urbanos, trabalhando principalmente na indústria e no comércio. Em 1900 viviam no estado 35 mil italianos, a maioria na própria cidade maravilhosa, e o restante nas colheitas de café… bem mostrado pela exposição histórica armada logo na entrada do Terraço Belvedere, na sede do Consulato Generalle de Itália ou Casa de Itália, no centro carioca.
Ainda tivemos uma forte influência nas artes, tudo mostrado e bem montado enquanto se esperava a fila, pois o festival gastronômico agradou em muito os cariocas.
E quem não conhece nosso cartunista Lan e nossa escritora Marina Colassanti?
Mais chega de história, migrações e vamos ao que mais interessa tratar da gastronomia…
O Terraço Belvedere, ganhou temporariamente um restaurante sob o comando do chef Silvio Podda, do restaurante “Casa do Sardo”. e com uma vista abençoada.
A gastronomia italiana foi representada pela Casa do Sardo, charmosa e elogiada cantina italiana localizada em São Cristóvão, na zona norte do Rio. Comandada pelo chef Silvio Podda, da Sardegna…. que nos presenteou com um belo prosseco e bateu um papo bem apetitoso sobre os cardápios diários que foram servidos durante o festival.(veja em nossa página no facebook).
O espaço apresentou, diariamente, um novo prato, sempre remetendo a uma região da Itália. O objetivo é reproduzir a cozinha clássica do país, utilizando ingredientes tradicionais.
O cardápio do festival era composto de uma entrada.

Uma pasta(massa),

Seguida por um prato proteico(com carne ou peixe),

Uma sobremesa…

Para acompanhar diversos tipos de vinhos , prossecos e cervejas, isso mesmo a cervejaria Noi produziu diversas cervejas típicas italianas para todas as horas.
O festival ITALIANORIO durou 10 dias e agradou em muito aos visitantes. Como diz o ditado tudo que é bom dura pouco.
Fique conosco deixando seu comentário e ainda visitando e curtindo nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI, pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acesso a nossas entrevistas exclusivas como a do chef Silvio Podda além dos tisers relacionados com nossas matérias e fica ligado nas dicas oferecidas.
A saber que italianos que vieram para o Rio de Janeiro se diferenciavam pois eram sobretudo meridionais, oriundos especialmente das províncias de Cosenza, Potenza e Salerno e, em número menor, também de Nápoles,dai nossa predileção por pizzas, Caserta e Reggio Calábria, região das deliciosas calabrezas.
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
que maravilha
CurtirCurtir