Campeonato Estadual de Remo volta acontecer após período olímpico

por Zeca Santos;

Estão de volta as disputas do estadual de remo, esporte mais tradicional da cidade. As disputas que já foram  super bem frequentadas pela sociedade dos anos finais do século XIX até os anos dourados do século XX .

11021186_786717908071852_8408590145183002261_n
1901 tempo em as regatas eram disputadas nas águas da Baia de Guanabara, em destaque a rampa do antigo Clube de Regatas do Flamengo (foto de arquivo: biblioteca nacional)

Retornaram sem o mesmo glamour, mais com grande espírito esportivo dos atletas e dos dirigentes que apaixonados pelo esporte ainda mantém o esporte vivo. Atualmente o campeonato é disputado por 6 agremiações: Clube de Regatas do Flamengo(clube com maior número de títulos), Clube de Regatas Vasco Da Gama, Botafogo de Futebol e Regatas, Rema Campos, Clube de Regatas Piraquê, Clube Loureiro de Regatas, as vezes Escola Naval e só na categoria master a mais nova agremiação Clube de Remo do Rio de Janeiro(uma dissidência do Vasco da Gama). Local desde dos anos dourados é a Lagoa Rodrigo de Freitas, coração da zona sul carioca, local que por sinal fora a raia olímpica e paralímpica dos Jogos do Rio 2016.

038

Voltando a falar da 2*etapa do campeonato estadual, que  abre o 2*semestre do campeonato, interrompido pelo período olímpico, que nada deixou de legado para o esporte.

Foram disputadas 14 provas de todas as categorias masculino e feminino…

A federação estadual(quase falida) na pessoa de seu presidente Paulo Carvalho, conta com a boa vontade dos dirigentes , amantes do esporte  por serem ex- atletas, continuam tendo levar o esporte a diante conseguindo parcerias com a Universidade Estácio de Sá e da secretária de esporte e lazer do estado através da pessoa Sr.Cyro Delgado(ex atleta medalhista olímpico pela natação).

038
o presidente Paulo Carvalho entrevistando um dirigente cruzmaltino

Nessa etapa tivemos a 1*vitória da nova agremiação Clube de Remo do Rio de Janeiro na prova feminina master double skiff 1000m.

039
a guarnição composta por Kelly Cristina de Andrade Banholi e Angela Pinto da Silva comemora em muito a vitória sobre a dupla rubro negra ditas como favoritas.

Vitória essa comemorada por todo time, todos ex-atletas vascainos.

O vasco tentou, tentou, trouxe a raia até a campeã mundial Fabiane Beltrame, a dupla argentina campeã panamericana e finalista olímpica e nada adiantou.

075
a dupla formada por Fabiana Beltrame( a esquerda) e Sofia Ibargurem comemoram mais uma vitória com o tradicional grito de guerra cruzmaltina

O Flamengo, que passa por um processo de reestruturação do esporte, aproveitou o momento para homenagear ex atletas olímpicos criando a parede olímpica com  nomes de todos os rubro negros que já integraram seleções olímpicas(desde 1920 o clube mantém remadores na seleção olímpica).

Também não conseguiu, mesmo com seus atletas novos(da base) dando o máximo de si.

Aproveitando a homenagem feita pelo Clube de Regatas do Flamengo aos seus atletas olímpicos que fizeram a história do esporte brasileiro, a federação aproveitou e também prestou duas importantes homenagens uma ao passado homenageando o ex-remador rubro negro Ângelo Roso, por ter sido o melhor resultado conseguido pelo remo brasileiro em jogos olímpicos, um quarto lugar nos jogos de Los Angeles/198420161016_122106

A outra homenagem e bem merecida ao atleta do Botafogo de Futebol e Regatas, Lucas Vertheim, de 18 anos que conquistou recentemente medalha de Bronze no Campeonato Mundial Junior(medalha inédita do remo brasileiro) e ainda sagrou-se campeão na tradicional regata Hellen, no Canadá. Muitos aplausos ao futuro do esporte e sua comissão técnica e ainda podemos dizer que o atleta também pode ter uma carreira promissora no mundo da moda.

058
Lucas Vertheim comemora a homenagem recebida e a regata ganha no estadual

Após a 14*prova disputa tivemos a consagração do glorioso, Botafogo de Futebol e Regatas como campeão da etapa.

118

Fique conosco, deixe seu cometário e ainda visite e curta nossa página no facebook de mesmo nome do portal TE VEJO AQUI, pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acesso a entrevistas exclusivas como a do remador Lucas Vertheim, além de tisers referentes as nossas coberturas sem falar de dicas incríveis sobre tudo.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s