por Zeca Santos;
Foram dez dias de muito cinema, debates, negócios, oficinas chegou ao fim o Festival Internacional de Cinema do Rio, ou somente Festival do Rio 2016 e em paralelo o Rio Market 2016(salão de negócios).
O Festival do Rio, é dividido em mostras e para cada uma delas existe sua premiação. Na verdade duas premiações: uma pelo juri popular e outra pelo juri oficial. Local escolhido para cerimônia de premiação foi o auditório do BNDES( centro econômico carioca), local de exibição de filmes ao longo do festival, um dos patrocinadores do evento.
A cerimônia teve como mestres de cerimônia o ator Antônio Caloni e a triz sempre linda Isis Valverde.
A Federação Internacional de Críticos de Cinema(FIPRESCI) é uma organização que reúne críticos de cinema de todo o mundo. Iniciou a premiação conferindo os certificados.
Pelo juri oficial ganhou o filme boliviano ´´Viejo Calavera´´do diretor Kiro Russo. Já pelo juri popular o brasileiro´´Era o hotel Cambridge´´ da diretora Elliane Café, que traz no elenco o ator José Dumond. O filme também ganhou na mostra Novos Rumos como o melhor longa de ficção.
Além do super José Dumond, o elenco contou com moradores da localidade onde foi rodado o filme principalmente Carmem Silva, que representou ela mesma no filme campeão e fez um discurso primoroso em pró das comunidades carentes e da cultura. O prêmio foi entregue pelo ator Antônio Pitanga, que fez questão de parabenizar Carmem.

A FIPRESCI premia com um certificado, já o festival com o Redentor o prêmio mais cobiçado pelos participantes das mostras.

A três anos, o Festival do Rio decidiu extinguir uma de suas seções mais populares, a mostra Mundo Gay. A coordenação do evento em função dos direitos conquistados civis e sociais pela comunidade LGBTQ, resolveu inserir os filmes(que abordam a temática) dentro do próprio festival e não ser separados.E por essa razão foi criado o Prêmio Felix(alusivo ao personagem vivido pelo ator Matheus Solano em uma novela antiga da tv Globo). E como mostra tem seu corpo de jurados presidido por ninguém menos que o carnavalesco e historiador Milton Cunha, Katia Adler( organizadora do festival de cinema brasileiro de Paris), Gilson Packer( gerente geral do CineSesc).
Que esse ano elegeu como melhor longa de ficção: Rara(Estranha) de Pepa San Martin. Como prêmio especial do juri: Love Snaps de Daniel Ribeiro e Rafael Lessa, que foram receber radiantes.
Agora o momento alto dessa premiação foi o melhor longa documentário´´Divinas Divas´´ de Leandra Leal que mostra a vida da primeira geração de travestis brasileiros que fizeram sucesso no mundo Rogéria, Jani de Castro, Virgínia, Lorna, Briggite de Buzios entre outras e elas formaram o elenco. Foi muita emoção e o mesmo filme ainda arrematou o Redentor como melhor longa documentário pelo voto popular. Muitos aplausos a elas. E o prêmio foi entregue pela atriz Vanessa Giacomo.

Encerrando o Prêmio Felix dessa temporada foi concedido a personalidade LGBTQ do ano o Prêmio Sucy Capó, a modelo Lea T por todo o trabalho e luta pela causa.
O prêmio a Lea T foi entregue pela novelista e escritora Glória Peres, que mesmo afônica fez questão de comparecer. E Lea quis comemorar ali mesmo no palco com o elenco de Divinas Divas.
Na mostra Geração o vencedor foi a animação´´ Bruxarias Brujerias´´de Virgínia Curiá uma coprodução entre Espanha e Brasil.
Na mostra Novos Rumos, sua banca de jurados é composta por Beth Sá Freire(curadora), Eron Cordeiro(ator) e Marina Meliande(produtora e diretora).
Elegeram como melhor filme´´Então Morri´´ de Bia Lessa e Dany Roland . Prêmio entregue pelo ator Eron Cordeiro.

Como melhor curta em voto popular´´Demônia, um melodrama em 3 atos´´ de Fernanda Chicollet e Cainan. E o casal subiu ao palco com um baby de 1 mês que soube se portar muito bem.
E o prêmio especial do juri´´Deixa na Régua´´ de Emílio Domingos que apresenta a profissão barbeiro das periferias…
Na mostra Premiere Brasil, a principal mostra, sua banca de jurados é formada pelo crítico e diretor da semana de crítica do Festival de Canes o Sr. Charles Tesson, a diretoras Maria Augusta Ramos e Sandra Kogut e o ator Rodrigo Santoro. E tivemos:
Prêmio especial do juri=> ´´Redemoinho´´de José Luiz Villamarim,
Melhor Roteiro=> Martha Nowill e Charly Braun por ´´Vermelho Russo´´
Melhor Montagem=> Márcio Hashimoto por ´´Era o hotel Cambridge´´
Melhor fotografia=> um empate entre Fernando Lockett por ´´Super orquestra Arcoverdense de rítmos americanos´´e Heloisa Passos por ´´Mulher do pai´´ela emocionadíssima homenageou a sua companheira a 10 anos. Aplausos. Os prêmios foram entregues pelo ator Tônico Pereira.
Melhor ator coadjuvante=> Stepan Nercessian por´´Sob Pressão´´ o prêmio foi entregue pelo ator José Loreto, que antes de anunciar o ganhador expressou sua mágoa com o festival, pois na sua estréia tempos atras suas cenas foram cortadas do filme que participava. Jura o ator que essa triste lembrança ficou no passado e que voltará para ganhar.
melhor atriz coadjuvante=> Verônica Perrota´´Sob Pressão´´ . O novo galã Gabriel Leone , que nos concedeu uma exclusiva(veja na nossa página no facebook) entregou.
Melhor curta-metragem=> ´´O Estacionamento´´ de Willian Biagioli.
Nessa categoria houve uma menção honrosa concedida pelo juri para o filme´´ Demônia em 3 atos´´que ganhou melhor curta pelo voto popular em Novos Rumos.
Melhor atriz=> Karine Teles por´´Fala Comigo´´
Melhor direção de ficção => Cristiane Oliveira por ´´Mulher do Pai´´.Prêmio foi entregue pela grande atriz Zezé Polessa.
Melhor ator => mais um empate entre o grande Nelson Xavier por ´´Comeback´´ e aquele que realmente abraçou o festival pois participou de 4 filmes, Júlio Andrade e sua indicação foi por 2 filmes´´Redemoinho´´ e Sob Pressão´´.Essa premiação foi feita pela grande atriz Lucélia Santos. Lamentavelmente Nelson Xavier não pode comparecer.
Melhor direção de documentário => Sérgio Oliveira por´´Super orquestra Arcoverdense de rítmos americanos´´.Premiação feita por aquela que interpretou´´Elis´´na abertura do festival, a bela e excelente atriz Andréia Horta.
Melhor longa metragem documentário=> ´´A luta do século´´ de Sergio Machado´´
Melhor longa de ficção => ´´Fala Comigo´´ de Felipe Sholl a premiação foi feita pelas diretoras do festival Walquíria Barbosa e Ilda.

Fique conosco, deixe seu comentário e ainda visite e curta nossa página no facebook de mesmo nome que o portal TE VEJO AQUI, pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acessoa a entrevistas exclusivas como a do melhor ator Julio Andrade, do diretor Felipe Sholl, do novo galã Gabriel Leone e outras além dos tisers de nossas matérias e boas dicas sobre tudo.

A noite foi marcada por inúmeros protestos contra o presidente atual em exercício, todos que foram ao palco gritavam Fora Temer, a coluna não apoia esse tipo de manifestação sem propósito principalmente na presença da imprensa internacional e outra brigar com o governo federal só vai ferrar mais com nossa cidade pois não teremos mais verba federal.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
VIVA O CINEMA BRASILEIRO, viva a sétima arte, DIGA NÃO AO PRECONCEITO DIGA NÃO AO RETROCESSO. Vá ao cinema, tem sempre um próximo a sua casa. Festival do Rio?! Agora, só em 2017.