´´Fala Comigo´´se consagra no Festival do Rio em noite de prêmios, do NÃO ao preconceito e ao retrocesso

por Zeca Santos;

Foram dez dias de muito cinema, debates, negócios, oficinas chegou ao fim o Festival Internacional  de Cinema do Rio, ou somente Festival do Rio 2016 e em paralelo o Rio Market 2016(salão de negócios).

O Festival do Rio, é dividido em mostras e para cada uma delas existe sua premiação. Na verdade duas premiações: uma pelo juri popular e outra pelo juri oficial. Local escolhido para cerimônia de premiação foi o auditório do BNDES( centro econômico carioca), local de exibição  de filmes ao longo do festival, um dos patrocinadores do evento.

whatsapp-image-2016-10-17-at-9-12-40-pm

A cerimônia teve como mestres de cerimônia o ator Antônio Caloni e a triz sempre linda Isis Valverde. 

A Federação Internacional de Críticos de Cinema(FIPRESCI) é uma organização que reúne críticos de cinema de todo o mundo. Iniciou a premiação conferindo os certificados.

Pelo juri oficial ganhou o filme boliviano ´´Viejo Calavera´´do diretor Kiro Russo. Já pelo juri popular o brasileiro´´Era o hotel Cambridge´´ da diretora Elliane Café, que traz no elenco o ator José Dumond. O filme também ganhou na mostra Novos Rumos como o melhor longa de ficção.

Além do super José Dumond, o elenco contou com moradores da localidade onde foi rodado o filme principalmente Carmem Silva, que representou ela mesma no filme campeão e fez um discurso primoroso em pró das comunidades carentes e da cultura. O prêmio foi entregue pelo ator Antônio Pitanga, que fez questão de parabenizar Carmem.

807
Carmem Silva, a moradora atriz, foi ovacionada pela platéia 

A FIPRESCI premia com um certificado, já o festival com o Redentor o prêmio mais cobiçado pelos participantes das mostras.

036
Redentor, uma obra de arte  em bronze  e mármore que apresenta o Cristo Redentor estilizado com um rolo de filme. Bem original. 

A três anos, o Festival do Rio decidiu extinguir uma de suas seções mais populares, a mostra Mundo Gay. A coordenação do evento em função dos direitos conquistados civis e sociais pela comunidade LGBTQ, resolveu inserir os filmes(que abordam a temática) dentro do próprio festival e não ser separados.E por essa razão foi criado o Prêmio Felix(alusivo ao personagem vivido pelo ator Matheus Solano em uma novela antiga da tv Globo). E como mostra tem seu corpo de jurados presidido por ninguém menos que o carnavalesco e historiador Milton Cunha, Katia Adler( organizadora do festival de cinema brasileiro de Paris), Gilson Packer( gerente geral do CineSesc).

Que esse ano elegeu como melhor longa de ficção: Rara(Estranha) de Pepa San Martin.  Como prêmio especial do juri: Love Snaps  de Daniel Ribeiro e Rafael Lessa, que foram receber radiantes.

163

Agora o momento alto dessa premiação foi o melhor longa documentário´´Divinas Divas´´ de Leandra Leal que mostra a vida da primeira geração de travestis brasileiros que fizeram sucesso no mundo Rogéria, Jani de Castro, Virgínia, Lorna, Briggite de Buzios entre outras e elas formaram o elenco. Foi muita emoção e o mesmo filme ainda arrematou o Redentor como melhor longa documentário pelo voto popular. Muitos aplausos a elas. E o prêmio foi entregue pela atriz Vanessa Giacomo.

704
a jovem Leandra Leal, emocionada conta que mesmo já possuindo 2 Redentores como atriz o melhor de receber foi esse com melhor documentário pelo voto popular. 

Encerrando o Prêmio Felix dessa temporada foi concedido  a personalidade LGBTQ do ano o Prêmio Sucy Capó, a modelo Lea T por todo o trabalho e luta pela causa.

855

O prêmio a Lea T foi entregue pela novelista e escritora Glória Peres, que mesmo afônica fez questão de comparecer. E Lea quis comemorar ali mesmo no palco com o elenco de Divinas Divas.

Na mostra Geração o vencedor foi a animação´´ Bruxarias Brujerias´´de Virgínia Curiá uma coprodução entre Espanha e Brasil.

Na mostra Novos Rumos, sua banca de jurados é composta por Beth Sá Freire(curadora), Eron Cordeiro(ator) e Marina Meliande(produtora e diretora).

233

Elegeram como melhor filme´´Então Morri´´ de Bia Lessa e Dany Roland . Prêmio entregue pelo ator Eron Cordeiro.

275
a grande Bia Lessa

Como melhor curta em voto popular´´Demônia, um melodrama em 3 atos´´ de Fernanda Chicollet e Cainan. E o casal subiu ao palco com um baby de 1 mês que soube se portar muito bem.

E o prêmio especial do juri´´Deixa na Régua´´ de Emílio Domingos que apresenta a profissão barbeiro das periferias…

292

Na mostra Premiere Brasil, a principal mostra, sua banca de jurados é formada pelo crítico e diretor da semana de crítica do Festival de Canes o Sr. Charles Tesson, a diretoras Maria Augusta Ramos e Sandra Kogut e o ator Rodrigo Santoro. E tivemos:

Prêmio especial do juri=> ´´Redemoinho´´de José Luiz Villamarim,

Melhor Roteiro=> Martha Nowill e Charly Braun por ´´Vermelho Russo´´

Melhor Montagem=> Márcio Hashimoto por ´´Era o hotel Cambridge´´

Melhor fotografia=> um empate entre Fernando Lockett por ´´Super orquestra Arcoverdense de rítmos americanos´´e Heloisa Passos por ´´Mulher do pai´´ela emocionadíssima homenageou a sua companheira a 10 anos. Aplausos. Os prêmios foram entregues pelo ator Tônico Pereira.

Melhor ator coadjuvante=> Stepan Nercessian por´´Sob Pressão´´ o prêmio foi entregue pelo ator José Loreto, que antes de anunciar o ganhador expressou sua mágoa com o festival, pois na sua estréia tempos atras suas cenas foram cortadas do filme que participava. Jura o ator que essa triste lembrança ficou no passado e que voltará para ganhar.

melhor atriz coadjuvante=> Verônica Perrota´´Sob Pressão´´ . O novo galã Gabriel Leone , que nos concedeu uma exclusiva(veja na nossa página no facebook) entregou.

Melhor curta-metragem=> ´´O Estacionamento´´ de Willian Biagioli.

Nessa categoria houve uma menção honrosa concedida pelo juri para o filme´´ Demônia em 3 atos´´que ganhou melhor curta pelo voto popular em Novos Rumos.

Melhor atriz=> Karine Teles por´´Fala Comigo´´

Melhor direção de ficção => Cristiane Oliveira por ´´Mulher do Pai´´.Prêmio foi entregue pela grande atriz Zezé Polessa.

Melhor ator => mais um empate entre o grande Nelson Xavier por ´´Comeback´´ e aquele que realmente abraçou o festival pois participou de  4 filmes, Júlio Andrade e sua indicação foi por 2 filmes´´Redemoinho´´ e Sob Pressão´´.Essa premiação foi feita pela grande atriz Lucélia Santos. Lamentavelmente Nelson Xavier não pode comparecer.

Melhor direção de documentário => Sérgio Oliveira por´´Super orquestra Arcoverdense de rítmos americanos´´.Premiação feita por aquela que interpretou´´Elis´´na abertura do festival, a bela e excelente atriz Andréia Horta.

Melhor longa metragem documentário=> ´´A luta do século´´ de Sergio Machado´´

Melhor longa de ficção => ´´Fala Comigo´´ de Felipe Sholl a premiação foi feita pelas diretoras do festival Walquíria Barbosa e Ilda.

987
Fala Comigo faturou 2 Redentores melhor atriz Karine Teles e melhor filme. seu diretor Felipe Sholl ao centro com os protagonistas  

Fique conosco, deixe seu comentário e ainda visite e curta nossa página no facebook de mesmo nome que o portal TE VEJO AQUI, pois é nela que você leitor seguidor e fã tem acessoa a entrevistas exclusivas como a do melhor ator Julio Andrade, do diretor Felipe Sholl, do novo galã Gabriel Leone e outras além dos tisers de nossas matérias e boas dicas sobre tudo.

062
o diretor Andrucha Wadington 

A noite foi marcada por inúmeros protestos contra o presidente atual em exercício, todos que foram ao palco gritavam Fora Temer, a coluna não apoia esse tipo de manifestação sem propósito principalmente na presença da imprensa internacional e outra brigar com o governo federal só vai ferrar mais com nossa cidade pois não teremos mais verba federal.

037
Zezé Polessa e Marcos Veras, ele concorreu a melhor ator 

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

VIVA O CINEMA BRASILEIRO, viva a sétima arte, DIGA NÃO AO PRECONCEITO DIGA NÃO AO RETROCESSO. Vá ao cinema, tem sempre um próximo a sua casa. Festival do Rio?! Agora, só em 2017.

20161016_221751-1

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s