por Zeca Santos;
O melhor de viajar é poder saborear e conhecer comidas típicas dos locais, e no Maranhão melhor ainda. Já que a culinária maranhense é uma grande mistura de influências culturais, fruto de sua história e origem. Culturas, tais como a francesa, holandesa, portuguesa, indígena e africana.
Uma culinária rica em temperos fortes, crustáceos, peixes fluvias( o mais usado e saboroso é o Tambaqui ( Colossoma macropomum)…. Te Vejo Aqui, foi ao mercado central de peixes para confirmar o sucesso do peixe…é o mais comercializado.
A chef Judith Coelho, passa uma receita básica para tambaquis, que nos fora servido com muito amor e carinho numa entrevista exclusiva para você leitor seguidor e fã na nossa página homônima no facebook.
Assado na brasa temperado com cerveja servido com mangas e farofa de coco…uma coisa divina.
A comida é muito saudável, pois há pouca gordura e muito peixe fresco com tempero à base de tomate, cebola, pimentão, pouco alho e cebolinha verde.O Maranhão não utiliza muito a pimenta, preferem levá-la à mesa e cada um se serve como bem entender.
Na carne se utiliza cominho em pó e pimenta -do-reino como tempero.

Há também as tortas típicas que são as de camarão (seco ou fresco), peixe seco (especialmente pescada, jabiraca e tainha), miúdos de galinha, e caranguejo.

Custamam beber muita cachaça artesanal e afrodisíaca, a base de Tiquira (pouco conhecida no país, é a aguardente de mandioca ou aipim, base da alimentação de nossos indígenas). Isso sim é tipicamente brasileiro e não as cachaças a base de cana-de-açúcar, tendo em vista que essa iguaria veio da Ásia… gosto muito.
Segundo tradições indígenas, algumas bebidas totalmente naturais oriundas de plantas, somente encontradas no cerrado como é o caso da Janaúba (Himatanthus drasticus )é usado para tratamentos de doenças tipo o câncer e diabetis.

Diversos outros pratos muito saborosos como arroz de cuxá, o mais famoso no Maranhão. Típico da cidade de São José do Ribamar. Ele é servido como acompanhamento para pratos do mar. A base desta preparação é a vinagreira (Hibiscus sabdariffa). conhecida também como azedinha., oriunda da África. É preciso muita experiência no preparo desse famoso prato, pois quando a vinagreira é colocada na proporção inadequada o arroz-de-cuxá torna-se intragável. Se for demais agride o paladar, pois fica ácido e amargo. Se for de menos fica sem graça, insosso.
Agora,vou confessar que prefiro muito mais o arroz de castanha principalmente o que comi no Restaurante d´Antigamente (no centro histórico)que acompanhou o camarão tropical… veja em nossa página no facebook TE VEJO AQUI a receita dada pela chef.
E o que falar dos doces a base de frutas típicas como bacuri, buriti,cupuaçu, banana, laranja, abricó, cajá, murici, jaca, abacaxi, goiaba e cajú. Além dos mingaus, beijus, cuscuz e bolos. E também os doces portugueses.
E olhe até a imponente Coca-Cola teve que se render ao refrigerante mais do que tradicional da região Jesus… conhece?? já provou??
Comer bem. Que mau tem? Fique conosco, deixe seu comentário, visite e curta também nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI onde se encontra entrevistas e tisers exclusivos sobre nossas coberturas.
Todas as fotos usadas nessa matéria são de Zeca Santos.