Aberta a temporada dos festejos juninos com suas quadrilhas e guloseimas

por Zeca Santos;

Junho, o mês abençoado afinal são comemorados os santos São João, Santo Antônio( o santo casamenteiro) e São Pedro. Já que estamos falando de festas católicas….

João Batista (Judéia, 2 a.C — 27 d.C) foi um pregador judeu do início do século I. Segundo a narração do Evangelho de Lucas, era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos , como o “precursor”do prometido Messias, Jesus Cristo.

Anton_Raphael_Mengs_-_St._John_the_Baptist_Preaching_in_the_Wilderness_-_Google_Art_Project (1)
São João numa ilustração de Anton Raphael Mengs extraido do google arts project.

Existem duas explicações para a origem do termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João.

035

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial(época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França vieram as danças marcadas, característica típica das danças nobres e que,aqui se transformou nas tradicionais quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a pólvora. E da península Ibérica teria vindo a dança de fitas.Como tudo aqui é junto e misturado e tem dado muito certo, surgem os grandes festejos que foram adaptados aos custumes e tradições das regiões. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região  Nordeste as festas ganham uma grande expressão.  É muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. É assim que funciona  o tradicional Bumba Meu Boi.

Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Teve início no século XVIII. É uma das mais expressivas manifestações culturais do estado do Maranhão.

Enfim estamos na época de São João, Santo Antônio e São Pedro. Mulheres, meninas que querem se casar não esqueçam de comer os“pãozinhos de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa e beber aguardente de mandioca(aipim) popularmente chamada de Tiquira. Vale tentar a sorte, afinal diz a tradição.

12202298

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte das gulozeimas, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho. Não só de milho se faz a festa, temos também no cardápio: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce. E assim segue a festa, pular fogueira um hábito bem popular.

Fique conosco, deixe seu comentário visite e curta também nossa página no facebook de mesmo nome TE VEJO AQUI lá você leitor seguidor e fã encontra entrevistas e tisers exclusivas referentes a nossas coberturas.

As fotos usadas nessa matéria são de Zeca Santos. Essa matéria foi feita no Arraia do CEPRAMA, área do centro histórico de São Luis do Maranhão durante nossa visita ao estado a convite da jornalista Ilze Rangel, a Fofa.

Viva, divirta-se, curta e aproveite tudo espeitando o próximo. E VIVA SÃO JOÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s