PÁSCOA!De todos para todos,Paz,Tradição e Alegria.

por: Antônio Correa, Daniel Azevedo, Lucimar Adão, Valter Tenório, Zeca Santos

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. No Brasil, acontece 40 dias após o témino do Carnaval(na Quarta-feira dita de cinzas, inicia-se a quaresma). Porém, a Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração judáica, chamada Pessach. Ela celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, por volta de 1.300 a.C., e é celebrada de acordo com o calendário judeu. Como nos explica um oficial do exército israelita e da polícia militar do Rio de Janeiro(PMERJ) e ex atleta de seleção brasileira de polo aquático, Rodrigo Prujansky. E um campeão Mundial Macabi pela natação Flavio Kelner

Na Páscoa cristã existem alguns símbolos: 1- Círio Pascal: é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas da Semana Santa. É acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo; 2- Cordeiro: é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro; 3- Pão e Vinho: O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

A saber que Última Ceia é lembrada na Quinta-Feira Santa; Quando se inicia o momento mais importante da Semana Santa: o Tríduo Pascal, formado pela Quinta-Feira,Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia.

4- Colomba Pascal: Ê um adereço alimentar muito presente na Páscoa. Uma lenda conta que o Rei Lombardo Albuíno, raivoso com os problemas da guerra, com a resistência militar na cidade de Pavia( è uma cidade da região da Lombardia, na Itália. Durante o período medieval foi a capital do Reino Longobardo e abriga a sede de uma das mais importantes e mais antigas universidades da Itália, a Universidade de Pavia), se acalmou e desistiu de sua vingança depois de ganhar de um padeiro da região um doce em forma de Pomba, preconizando a PAZ; 5- Coelho: tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo. Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas; 6- Ovos: Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. Os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida.

No mundo moderno, o ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

´´A morte e ressurreição de Cristo diante de um mundo com tantas violências sociais, de guerras infundadas e intermináveis, de intolerâncias, preconceitos e do descaso com  a casa comum, precisamos  refletir sobre o significado da Semana Santa em nossas vidas. É  mais uma oportunidade  de ter esperança  de tempos melhores  e humanizados. Hora de   renovar a fé  em Cristo  e no poder transformador que Ele tenta nos ensinar há  mais de 2000 anos e ainda não  aprendemos: amar ao próximo, como Ele nos amou.´´

..´´Semana Santa,não é como outra qualquer.Ela começa com a purificação. Então, importante se blindar, cuidar-se e cuidar de quem você ama…. É recomendado abençoar o maior número possível de pessoas com todo o seu coração. Eu te abençoo com toda minha amizade e carinho!…´´

SIGNIFICADO DE CADA DIA DA SEMANA SANTA:

DOMINGO DE RAMOS : Começa a Semana Santa, dia em que se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Nos dias de hoje, os fiéis levam para a igreja Ramos, a fim de serem abençoados, como símbolo de sua fé. E folhas de palmeiras decoram as igrejas.

SEGUNDA-FEIRA SANTA:  Neste dia, se reflete o momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada, a casa de Seu amigo Lázaro (a quem Ele havia ressuscitado), e de Marta e Maria Madalena. (Jo 12, 1-11). Em 2024 a Segunda Santa caiu no dia 25 de Março, data sagrada para o Candomblé, que se equivale a Sexta Santa cristã, então dia de ceia…

TERÇA-FEIRA SANTA: É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a Sua morte, causando grande sofrimento aos Seus discípulos. Anuncia também a traição e indica o traidor. Judas sai possuído por Satanás, para trair o seu mestre.

QUARTA-FEIRA SANTA: É o 4º dia da Semana Santa, no Evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição. (MT 26,14-25).

No sertão brasileiro por tradição apartir da Quarta Santa começa a feitura do Bolo de Mandioca Puba,que só será oferecido aos cristãos e quem mais chegar na Sexta Santa, a partir de 1Pm, após o período de jejum começado na tarde de Quinta Santa. O bolo é oferecido gratuitamente nas casas que tenha benzedeiras. Você chega recebe sua benção e ganha um pedaço de bolo.

QUINTA-FEIRA SANTA: É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 139,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao Monte de Getsêmani(Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras). tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso e interrogado pelos judeus, ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. Após Missa da Santa Missa do Senhor e rito lava-pés, translado do santíssimo sacramento,onde ficará em adoração até procissão do fogareu.

Nas favelas cariocas(atuais comunidades),na Quinta Santa acontecia o´´Esconde Ovo´, …“Na quinta seria o dia de ficarmos “pescando ” na rua . Onde passavam os carros doando ovos, …E era aquilo,esconde em algum canto ( bem escondido) e vamos pra outro ponto da favela,  pois tinha sempre outros carros indo em algum sentido doando ovos …E assim fazíamos nossa Páscoa,com doações sinceras … Independente de quem doava , o objetivo era ver a molecada feliz e mais ; a eterna gratidão… Quinta-feira, Nas ruas esconde os ovos..´´

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatus, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao Monte Calvário(Calvário ou Gólgota é a colina na qual Jesus foi crucificado e que, na época de Cristo, ficava fora da cidade de Jerusalém. O termo significa “caveira”, referindo-se a uma colina ou platô que contém uma pilha de crânios ou a um acidente geográfico que se assemelha a um crânio) ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

Por todo território nacional, o mundo artístico apresenta um evento teatral,ao ar livre ou em teatros o espetáculo´´A Paixão de Cristo´´.

Nas comunidades e áreas periféricas da cidade maravilhosa tem-se o hábito na Sexta Santa de se ´´Malhar Judas´´,….´´Quando era menor, no primário, se punha Judas, um boneco de pano em tamanho real com a cara de algum safado que pertubava na área, nas lixeiras das ruas daqui da favela ou pendurado nos postes deixava lá de castigo e na Sexta Santa baixavam a porrada e tacavam fogo era assustador..´´

A coluna agradece em muito a Companhia de Teatro Criação, ao padre Sr. Sérgio Tenório, ao Monsenhor Pedro Teixeira, aos grandes amigos Flávio Kelner, Bruno Freitas de Carvalho, Rodrigo Prujansky . Babalorixá Lázaro, a jornalista Ilze Fofa Rangel, ao restauranter Francisco Reis as irmãs Maria Cilene da Silva e Juliana da Silva, ao enólogo André Pellegrino aos chefs: Danilo Dias e Poliana além da equipe de Maceió/AL os queridíssimos Antônio Correa,Valter Tenório e Bruno Freitas de Carvalho. MUITOS APLAUSOS A TODOS!, Que gentilmente, nos enviaram informações,fotos e vídeos.

SÁBADO DE ALELÛIA : Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa. Até Domingo de Páscoa não se come carne vermelha, por isso seguem receitas da nossa cultura.

DOMINGO DE PÁSCOA: Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.

É o dia em que se reune todos os símbolos pascais e se oferecem a quem amamos, grandes festas ocorrem é o momento de se reunir com a família.

FELIZ PÁSCOA A TODOS! SÃO OS SINCEROS VOTOS DA FAMÍLIA TE VEJO AQUI.

Deixe uma resposta