por Zeca Santos;
ID:RIO, um evento que une moda, gastronomia e arte, sempre com patrocínio da ENEL(energias limpa)Prefeitura de Niterói, logo sempre acontece na cidade de Arariboia e tem como caracteristica valorizar e divulgar cooperativas que empoderam mulheres de periferias. E nessa temporada 2024 trocou de casa ,acontecendo num ícone da arquitetura mundial, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.
Na ausência do prefeito de Niterói, Sr. Axel Grael,que é engenheiro florestal, ambientalista criador do Movimento de Resistência Ecológica (MORE), organização pioneira do movimento no Rio e em Niterói. Liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e na campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.Tudo a ver com a idéia de moda reciclavel e elementos reutilizáveis adotada pelo ID:RIO,a Sra.Christa Vogel Grael(a 1* dama,ganhadora da Medalha Zilda Arns) tomou a frente da parte burocrática do evento.









Após a cerimônia oficial de abertura, tivemos a honra de conseguir umas aspas da 1*dama.





O MAC de Niterói, um pojeto do super mestre Oscar Niemayer,tem uma vista privilegiada, parece uma nave espacial, foi a casa do ID:RIO24, na parte externa foi montado um palco para os shows, a direita do palco a feira gastronõmica com marcas de Niterói e no lado esquerdo sob a rampa a feira fashion, projetos de cooperativas de mulheres onde produtos ligados a moda eram comercializados, e vamos combinar, que deu muito certo pois as 10 lojas venderam bem.Aplausos!













Pelo palco passaram Djs famosos como Nicole Nades e Negralha, além de shows como Fernanda Abreu e Tony Garrido e muito mais . Lamentávelmente por problemas políticos não tivemos a participação do artista Johnny Hooker. Engraçado que para as obrigações políticas como ajudar vítimas de enchentes, melhorar a educação e saúde pública, aparelhar as polícias.Os 3 pilares para o desenvolvimento de uma sociedade, afinal para isso que foram eleitos, nunca ou quase nunca estão presentes ou totalmente omissos, mas para dar pitaco em eventos particulares,(onde eles,políticos não ganham suas propinas), que só fazem contribuir para cultura popular e ainda mais beneficente,eles políticos tomam atitudes retrogradas, descriminatórias e preconceituosas, que quase acabaram com o evento. Porém graças a organização e seus parceiros tudo se resolveu.FORÇA JOHNNY!ESTAMOS COM VOCÊ!..´´dizia Fernanda Abreu´´no palco.






























Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



Já na parte interna do museu, acontecia o backstage, onde se preparavam modelos paras os desfiles, exposições, conferências, cursos e desfiles.















































No meio da tantas estrelas presentes,uma foi realmente uma grande surpresa, o estilista Nigel Xavier, vencedor do Next In Fashion por seu trabalho de upcycling internacional, marcou presença no prestigiado Festival ID: Rio 2024. E o encontro com o produtor Claudio Silveira onde trocaram experiências , explorando possíveis sinergias e oportunidades de colaboração futura.

Tivemos 3 grandes desfiles LECIA by Letícia Spiler em conjunto das Mulheres do Sul Global; um coletivo de moda praia e fitness da Cooperativa de Cabo Frio e Mulheres do Sul Global em sua estréia. Todas as coleções sendo Outono/Inverno.





























Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.






Os desfiles tiveram casting fechado com a agência paulista Way Model´s, somente no desfile do Coletivo de Cabo Frio tinham somente 3 modelos da agência carioca 40*Model´s, Jonas Mata, Flávia Montalvão e Ruan Mendes,sendo esse último atual Mister Brasil e muso da escola de samba Paraíso do Tuiutí. Estranho, num evento primoroso que prioriza e valoriza cooperativas fluminenses, incentiva a cultura carioca,não prestigiar as agências cariocas de modelos.Vai entender.
















O festival ID: Rio 2024 continua sendo um dos principais eventos de fomento para a
indústria criativa fluminense. Este ano, o evento passou por Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.


























A coluna agradece a TNT assessoria pelo convite e credenciamento, parabeniza a produção pelo evento e deseja sucesso as cooperativas que produziram coleções belíssimas, bem comerciais.Muitos apalusos a essas mulheres empoderadas! Que surjão mais cooperativas com projetos sensacionais..

















