por Zeca Santos;
A jovem estilista Liana D`África lançou sua nova coleção´´Utopias Ancestrais Negras´´, a base de linho, algodão, tecido africano. Uma coleção linda. Mas antes de falarmos da coleção propriamente dita , vamos entender o nome dessa coleção, que tem a ver com o local escolhido.. O Quilombo do Grotão.



A história do Quilombo do Grotão começou nos anos de 1920, quando o casal Manoel Bonfim e Maria Vicência, descendentes de negros escravizados no estado do Sergipe, chegaram para trabalhar na Fazenda Engenho do Mato, responsável pela produção em larga escala de banana prata e hortifrutigranjeiros para o município de Niterói, antiga capital do Estado do Rio de Janeiro.




Renatão do Quilombo, neto de Manoel Bonfim e Maria Vicência é o atual presidente da Associação da Comunidade Tradicional de Engenho do Mato, e nos contou que…´´“Minha avó veio para cá para fazer a farinha da fazenda e trabalhou 28 anos, até que a fazenda faliu. Como indenização, os donos da fazenda deram seis alqueires de terra para a gente e 2 mil mudas de bananas. Vovô plantou as bananas e começou outro ciclo” ….´´
1956, devido a especulação imobiliária,a famíla faliu,as terras do bairro ficaram conhecido como Engenho do Mato. Os moradores precisaram se organizar após a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em 1991, para evitar que a comunidade fosse extinta com a nova delimitação de área para a proteção ambiental. …”Em 2000 fizeram o plano de manejo e quase que seríamos desapropriados. Foi a verdadeira resistência. já que não tínhamos entidades representativas, para conseguir participar e fazer parte do Conselho do Parque, nós começamos a fazer algumas feijoadas na lenha para arrecadar dinheiro e fazermos a nossa associação. Foi uma reinvenção o que a nossa comunidade fez para continuar com a cultura afro-brasileira”, conta Renatão.… A partir de então já na sexta geração da família Bonfim, o Quilombo do Grotão consolidou-se como celeiro da resistência da cultura negra na cidade.




O lançamento da coleção ´´Utopias Ancestrais Negras´´ não foi apenas um desfile e sim um grande evento, num lugar maravilhoso, afinal uma reserva florestal. Um evento que contou com um sarau poético, uma roda de samba além de uma roda de jongo, que ficou a cargo da mãe Daniela Gomes e sua filha Laiza Griot.



Por ser um Quilombo, se respeita-se a ancestralidade, a negritude plena, então antes de se começar qualquer atividade se pede a benção aos Orixás(divindades das religiões da raça negra). Inclusive antes de tudo começar fez um forte vendaval que dispersou todas as nuvens indicadores de chuva, Salve Oxóssis, Osasain e Iansâ






















E voltando a falar em Liana D África ou melhor Liana Souza, uma jovem talentosa estilista, guerreira, anfitriã, amiga.



Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



Na passarela nenhum modelo famoso, todos pretos reconhecidos em suas áreas, professoras, passistas, enfermeiras, escritoras, garçon, mecânico, estudante todos de pé no chão lindos com seus cabelos naturais. Todos AMIGOS.



Uma parceria que deu muito certo Liana D´ África e Cris Carneiro da Bijoux África, que com suas peças exclusivas compunha os trajes desfilados.















Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.
O make ficou a cargo do salão Swellen sob o comando de Ellen Barbosa que usou uma cartela de cores que combinavam com as roupas.














Orações, saudações, feijoada, caipirinha, muita cerva gelada, no meio do mato, terra batida, roda de jongo,, muita gente bonita de todas as idades, poesia.Muita cultura, muita beleza interagindo com a natureza e claro que não poderia faltar muito samba do Grupo Patuá









A coluna agradece ao convite parabeniza a estilista Liana D´África pela belíssima coleção, o mesmo se estende a Cris Carneiro que peças lindas, todos nossos respeito ao Quilombo do Grotão, solo sagrado, nas pessoas da Tia Sônia e do Renatão,, as brilhantes apresentaçôes do Sarau Vingando Ismênia, Ana Pérola, Daniela Gomes e Laiza Griot. e ao Grupo Patuá. E o melhor ter sido parceiro nessa empreitadade resistência com essas pessoas iluminadas. E o evento foi um sucesso de vendas tanto das roupas, quanto das bijouxs como a feijoada e acreditem feita pelas mãos do Renatão, que alias estava uma delícia muito bem feita e temperada.
E náo esquecendo daqueles que desfilaram e possaram para nossas lentes: Aldione Sena, Lucimar Adão(representando a família TE VEJO AQUI), Lucas Ruens, Paula Ferraz, Luiz Felipe Souza, Tarde Mana, Tatiana Sant´ana, Peterson Oliveira,Thuane Rodrigues,Márcia Oliveira e Fabiana Silva












QUE VENHAM MAIS EVENTOS DESSES, A CULTURA MERECE, A MODA GANHA, A HISTÓRIA PREVALECE, VIDAS NEGRAS IMPORTAM, VIDAS NEGRAS PRODUZEM, VIDAS NEGRAS ENGRANDECEM. ESSE É O NOSSO BRASIL QUE MOSTRA A CARA E FAZ ACONTECER..MUITOS APLAUSOS!











A saber que o Quilombo do Grotão localiza-se em Itaipu(praia oceânica de Niteroi) mais especificamente na Serra da Tiririca, R.Maria Luiza Gomes ou Rua 41 em Engenho do Mato, todos os finais de semana rola feijoada(40R$) e roda de samba do grupo Patuá( @grupopatuaoficial). Já o atellier de Liana D´África é no centro da cidade maravilhosa na Rua Leandro Martins 22 sempre de segunda a sábado de 10 Am as 8Pm.





















Peças lindas !!!
CurtirCurtir
Liana vc é maravilhosa! ARRAZANDO GAROTA!!!
CurtirCurtir
Sempre com peças maravilhosas! Entregou tuuuudo!
CurtirCurtir