por Zeca Santos.
O estado do Maranhão é muito rico culturalmente, já que o estado foi colonizado inicialmente pelos holandeses que ao chegar se deprou com uma cultura indígena além dos negros escravos ou fugidos que ali se encontravam. Dessa mistura surgiram lendas e a mais popular é a do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá, que reina no período junino/ julhino no nordeste brasileiro principalmente no Maranhão desde do século XVIII.
A apresentação do bumba meu boi é acompanhada de uma banda com inúmeros instrumentos musicais,sendo os mais comuns os de percussão, como tambores, pandeirões, matracas, maracás, tambores-onça, chocalhos, triàngulos além de violão,zabumba e cavaquinho. Poucos grupos se utilizam também de alguns intrumentos de sopro como trompetes e flautas.





Todos os personagens do boi são muito bem trajados e o melhor cada um que faz a sua vestimenta e todos os acessórios usados, tanto que não se ve uma roupa igual a outra, o que da mais riqueza ao grupo






O ritmo é variado,uns lembram mantras religiosos, chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional, formada por estrofes e rimas. Esses rítmos ou sotaques,como são conhecidos se diferem pelo tipo de instrumento musical que se toca e pelas formas de dançar. Alguns sotaques que mais se destacam: o sotaque da ilha, sotaque do boi zabumba, sotaque da baixada (como é o boi do Maracanã),
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



No Maranhão, a abertura dos festejos juninos, antes dos bois rodarem, é marcado pela Festa do Divino(uma festa religiosa que tem uma procissão cantada e dançada). E a mais tradicional acontece na Ilha de Alcântara(ao norte de São Luiz).E como em todas as festas religiosas,historicamente falando, tem seu lado profano,temos as danças típicas alusivas ao Divino,como o Cacuriá que homenageia o amor, a cópula(o ato sagrado da preservação das espécies).
Cacuriá é uma dança que tem o riscado do samba, o molejo da lambada, o rodopio do carimbó.Ou seja uma dança bem sensual. Onde seus dançarinos também fazem suas vestimentas a base de renda de birro,muitas fitas, muita cor e palha. Uma dança alegre que celebra a vida, o amor, a paquera.





















Todo grupo de boi ou de cacuriá ou de tambor de crioula é de uma região do Maranhão e no início de Junho,todos se reunem no CEPRAMA( Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão),que é uma instituição de divulgação da cultura do estado do Maranhão.O CEPRAMA ocupa o prédio histórico datado de 1891 da antiga Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo, no bairro Madre Deus, em São Luís. E é o local exato onde se declara aberto os festejos juninos.



Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.





A coluna agradece a organização,na pessoa de Francisco Reis, pelo convite e ao credenciamento, a assessoria de imprensa na pessoa de Márcio Santos, para abertura oficial dos festejos juninos. E muito obrigado a jornalista Ilze Fofa Rangel por nos apresentar ao Maranhão.






Então,com um CEPRAMA lotado, foi dito´´ declare-se aberta a temporada junina´´, que o jacaré balance seu rabo nos Cacuriás e que deixe os Bois Rodarem.






VALORIZE A NOSSA CULTURA, A CULTURA BRASILEIRA, PRESERVE NOSSO RICO FOLCLORE. SALVE SÃO JOÃO,SÃO PEDRO E SANTO ANTÔNIO. E vamos nos divertir e aprender.

Que cobertura impecável! 👏🏾👏🏾🔥 Bem vindos ao Junho das cores, sabores e dança pelo Brasil. #vivasaojoao
CurtirCurtir
Muito rica e diversificada a nossa cultura. Parabéns por seu trabalho e pela divulgação no canal. Beijos!
CurtirCurtir