E lá se Foi mais um Carnaval

por: Antônio correa, Lucimar Adão, Paulo Alcantara,Sebastião Neto,Valter Tenório, Zeca Santos

Foram diversos dias circulando pelo Sambódromo  cheio de gente bonita na pista e na plateia, com as camisetas customizadas dos camarotes e com as cores da sua escola na arquibancada, com o show de luz da passarela e o som dos shows particulares. Pessoas com livre acesso na pista sem função enquanto os profissionais da imprensa tinham restrição. Fala-se em elitizar o Carnaval carioca, mas o fato é isso já é assim.

O Carnaval tem a capacidade de unir pessoas simples às mais famosas e também destacar pessoas “invisíveis”. Nesta dinâmica, é no olhar  que as pessoas se celebram e se aproximam, na velocidade de uma foto/self faz a magia de um instante acontecer.

Mais um carnaval na cidade só Rio de Janeiro e a decepção em perceber que a maior festa popular do mundo já perdeu o fundamento e a ancestralidade. Cada vez mais turistas e artistas na pistas com suas credenciais de livre acesso enquanto a mídia é barrada e limitada para transmitir a cultura de seu povo para o seu povo quesitos vezes não tem acesso ao espetáculo por conta dos altos valores impostos para que a cada ano, seja um evento mais e mais elitizado.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

O Carnaval tem como ideia a subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso. Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para a maioria das pessoas, o carnaval representa festas e momentos de máxima descontração e alegria, para simbolicamente celebrar as desigualdades. Não esquecer, carnaval é festa ligada ao catolicismo, pois a data antecede a quaresma.

Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta-feira de cinzas. O que não é respeitado aqui no Brasil, afinal ensaios técnicos no Rio de Janeiro começam em Janeiro, em Salvador os ensaios dos trios também começam seus ensáios em janeiro, de volta ao Rio de Janeiro, as quadras de samba fervem a partir de Outubro.É o samba que fervilha dentro da gente.

Segundo o Aurélio, carnaval é uma palavra com origem no latim “carna vale” e que significa dizer “adeus à carne”. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Ah!O carnaval começa desde da eleição do Rei Momo em Dezembro, ai vem o Natal(festa cristã), o reveillon(festa pagã) as baterias de escolas já esquetam todas as festas, dai os Reis se encontram na Folia dos Reis(festa cristã,quando o Rei Momo encontra com os Reis magos, Baltasar, Belchior e Gaspar) e começam a folia com Maracatú, Carimbó, Jongo, se juntam com os malandros e jogam Capoeira,se encontram com passistas e riscam o chão por onde passam,enquanto o casal de mestre-sala e porta-bandeira bailam,rodopiam com todo respeito ao pavilhão que ostentam, tornando essa folia numa grandioza festa popular onde todos viajam em suas fantasias exalando desejos de alegria, cantando em versos e prosas sambas diversos, sem nenhum temor apenas com amor… Dai chega o desfile do Monobloco e Carlinhos Brown com seu arrastão, um no centro da cidade maravilhosa o outro na orla Barra/Ondina naquela que fora nossa 1*capital, encerrando o carnaval. Ai, começa o ano. Acaba a magia, desejos são perdidos, fantasias voltam a ser reprimidas, cada um pro seu lado. Só os sonhos continuam na esperança de um novo Carnaval.

A coluna agradece a LIESA, RIO CARNAVAL, as assessorias dos camarotes: do KING, de CARAS, do FOLIA TROPICAL, do FLAMENGO, do N*1,a LIGARJ, a SUPERLIGA, aos blocos Imprensa Queu Gamo, Laranjada, Filhinhos da Mamãe,Pinto de Maceió pelos credenciamentos a nossas equipes.

#tevejoaquicarnaval #grupoespecial #carnaval23 #diversidadecultural #apasb #riocarnaval #musos #rainhas #riotour #liesa #camarotes #ligarj #superliga #caras #king #arpoador #foliatropical #genteéprabilhar #gentequefaz #sérieouro #nossocamarote #camisa10 #riomar #flamengo #camarote1#prefeituradorio

VIVA O SAMBA! VIVA O MARACATÚ! GIRA O BOI! RODA O CARIMBÓ! COM MUITO AXÉ!JOGA CAPOEIRA!BATE TAMBOR!RESPEITE A CULTURA POPULAR. DIGA NÃO A ELITIZAÇÃO DO CARNAVAL.

QUE VENHA O CARNAVAL 24.

Publicidade

Um comentário sobre “E lá se Foi mais um Carnaval

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s