6*Cachaçada do Zequinha

por Zeca Santos, Antônio Correa

A Cachaçada do Zequinha, na sua 6*versão, chegou a Praia do Boqueirão em Japaratinga litoral alagoano.

A cachaçada consciste num encontro de amigos, promovido pelo nosso editor enquanto em viagens fazendo o Diário do Viajante. E já passou pelas praias de Zé Gonsalvez(em Búzios/RJ), Jatiuca(Maceió/AL), Rio Vermelho(Salvador/BA), Santo Amaro do Maranhão(Lençois Maranhenses), Carolina(MA).

Cachaçada como o próprio nome diz, é um encontro de amigos para degustar cachaças locais admirando o por do Sol,e papos informais, gargalhadas.Vivendo a vida feliz.

Nessa 6*edição tivemos o prazer de ter amigos que abrilhantaram mais ainda o encontro o músico pernambucano Cliger, direto de Olinda/PE.

E o premiado barman alagoano Alysson Ventura, que embarcou na brincadeira e resolveu criar drinks com cachaças alagoanas. E o que mais impressionou é que cachaças locais não são muito comercializadas nos comércios locais. E olha que Alagoas tem uma das mais antigas e premiadas cachaçarias do país, a Caraçuipe.

dentre nossos convidados tinham pessoas que são alérgicas ao álcool e respeitando a isso o barman criou drinks não alcoolicos.

A idéia inicial era o barman criar apenas 4 drinks ,porém para melhor logística foi os convidados escolherem os ingredientes(frutas, xaropes,especiarias) e o tipo da cachaça e após comentar sobre seu drink. A partir dai Alysson mandou ver, encantando os paladares.

O local escolhido foi o Club Manguaba, na Praia do Boqueirão em Japaratinga,local que nos recebeu maravilhosamente bem. Dai o nome do primeiro drink,já citado a cima.

Estiveram presentes amigos queridos Laco, Mary,Hélio, Beth, Fred, Duílio, Izabel, Sávio, Tonho e marido, casal VIton, Cliger e família, Zé Roberto e Cris, nossos anfitriões. Vieram de todas as partes do Brasil e nos encontramos nesse paraíso chamado Japaratinga.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Segundo o dicionário…´´Cachaça, pinga, cana ou caninha é a aguardente de cana-de-açúcar produzida unicamente no Brasil. É usada no preparo do coquetel mundialmente conhecido “caipirinha”,porém nosso barman criou diversos drinks diferentes do mais popular. É obtida através da fermentação e destilação do caldo de cana ou do melaço...´´

A Caraçuípe Prata é a cachaça branca, que depois da destilação em alambique de cobre é maturada em tonéis de madeira neutra (Jequitibá Rosa) por um período de 06 meses, mantendo assim sua coloração cristal, límpida e transparente, assim como seu sabor leve, equilibradamente ácido e refinado. Suas notas aromáticas são perfume de frutas cítricas e original do campo.

Caraçuípe Ouro,destilada em alambiques de cobre e armazenada em barris de Carvalho francês por 18 meses, o que garante a cor amarelo ouro, de brilho intenso, com notas sensoriais de café, chocolate meio amargo e canela, além do aroma de cacau, café toffee, açúcar demerara, especiarias, amêndoas e avelã.

Cachaça Orgânica Brejo dos Bois, é fruto de um trabalho de mais de uma década, que inclui a preparação das terras para o planalto da cana-de-açúcar, ações de preservação do meio ambiente e de responsabilidade social, na região onde está localizada a Agroindústria.

cachaça Brejo dos Bois Ouro é produzida desde 2007 por Lenildo Amorim na cidade de Junqueiro, no Alagoas. Leonildo, que também é médico urologista, passa quase quatro anos preparando a fazenda para a produção de cachaça orgânica. Em 2018, Rogério Siqueira, arapiraquense jogador de pôquer profissional, e Vanderlei Luxemburgo, técnico de futebol, compram a marca Brejo dos Bois.

O nome é uma homenagem ao antigo povoado do município de Junqueiro, situado entre Arapiraca e o povoado de Chã do Meio, chamado Brejo dos Bois. Já a Caraçuípe é produzida no Sítio Escorrega na Rodovia BR 101, km 159, Campo Alegre nas Alagoas,

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Cachaça um produto brasileiríssimo produzida em vários estados do Brasil, envelhecidas ou não, puras ou em drinks, sem hora pra se beber sempre em boa companhia, antes, durante ou depois de refeições. Valorize esse produto nacional que tem sido muito premiado pelo mundo a fora. Uma boa dose de cachaça equivale a um bom whiscky.

A coluna agradece ao Club Manguaba, ao cantor Clinger, ao barman Alysson Ventura, as editorias de gastronomia, diário do viajante e de social. E já estamos no aguardo da próxima cachaçada.

Um comentário sobre “6*Cachaçada do Zequinha

  1. Matéria fantástica!!! Conseguiu mostrar a cachaça, tão vulgarizada na nossa cultura, de uma maneira tão nobre e valorizada. Parabéns pela sensibilidade nos detalhes.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s