Rainha do Mar 2022

por: Zeca Santos;

Na primeira semana de Fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá, a rainha do mar, ou Nossa Senhora dos Navegantes. Uma Santa muito respeitada e um Orixá muito poderoso. Aproveitando esse gancho a Effect Sports realizou um festival de maratonas aquáticas com 4 provas só para mulheres.

Foi a primeira vez que aconteceu um festival só para mulheres e aconteceu na praia de Copacabana no olímpico posto 6, praia conhecida como a princesinha do mar.

Foram Realizadas as provas de 500 metros(sprint), 1k, 2k(classic) e 3k(elite). Aberta a todoas as idades a partir dos 12 anos. Cada largada com diferença de 15 minutos entre elas, exceto a prova elite, que fez parte da transmissão da Tv Globo no quadro Verão Espetacular.

Na prova sprint de 500 metros, Betina Cremona, atleta do Clube de Regatas do Flamengo, sagrou-se campeã.

Na prova de 1 quilômetro, tivemos a participação da embaixadora do evento a atleta olímpica do Flamengo Larissa Oliveira que terminou em 3* lugar. E a vencedora outra nadadora olímpica Naná Almeida, da Unisanta. A vencedora dessa prova ganhou automaticamente o convite para participar da prova elite.

A prova classic teve como campeã outra atleta olímpica e rubro negra, Gabi Roncatto, que teve trabalho para ganhar da jovem Luiza Comini Lima(que tem DNA de campeões), que representa o Minas Tênis Clube. Gabi Roncatto bem como a Naná Almeida ganharam o direito de participar da prova elite.

Todas as atletas que foram ao podium receberam um belo troféu, a medalha de participação, que todas que completaram também ganharam, Chamelon Sun, o protetor solar orgânico sem química alguma, uma caixa com 3 dúzias de ovos Mantiqueira, um par de sandálhias rasteiras da Via Mia.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

O evento teve apoio da Lei do incentivo ao esporte, que se reformulou e dará insenção aos patrocinadores de eventos e ou projetos que incentivem a prática ou iniciação esportiva. Como nos explicou o Sr. Secretário Estadual de Esporte e lazer Gutemberg Fonseca.

A prova Elite, que teve transmissão ao vivo pela tv Globo dentro do programa Esporte Espetacular, teve 3k de percurso mais não sendo direto. Foram dados 3 tiros, entre cada tiro cinco minutos de descanso em terra. A chegada dessa prova foi na água, como determina a regra da FINA(federação internacional de natação)

Nessa prova tivemos 10 representantes estrangeiras e as melhores do ranking brasileiro. Todas as participantes são atletas olímpicas(exceto Cibelle). Da Argentina: Cecilia Biagioli(atleta do Unisanta) ; do Equador: Samantha Arévalo(atleta do Fluminense Football Club); da Itália: Rachele Bruni.

Do Brasil: as irmãs Viviane e Cibelle Jungblut; Betina Lorscheitter; Sendo atletas do Grêmio Náutico União(GNU) e do Sport Club Corinthians Paulista/Exército Brasileiro

Elas também são do Brasil e entraram por terem ganho suas provas anteriores do evento Gabi Roncatto e Naná Almeida. Respectivamente atletas do Clube de Regatas do Flamengo/ Marinha do Brasil e da Unisanta/Força Aérea Brasileira.

E as imortalizadas no Olímpo, ambas são campeãs mundiais e olímpicas a holandesa com 2 medalhas olímpicas(ouro em Rio 2016 e prata Tokyo20*21) Sharon van Rouwendaal(atleta do PSV Heidenhoven) e a brasileira eleita por 7 vezes como Melhor do Mundo, a atual campeã olímpica(Tokyo20*21) Ana Marcela Cunha(atleta da Unisanta/Marinha do Brasil).

as 10 nadadoras que compuseram a prova Elite, todas deram o 1*tiro de 500m.

Como falado essa prova fora feita em 3 tiros, sendo o 1* de 500m.(1 volta no circuito de boias montado) Onde passavam as 7 primeiras e eram eliminadas as 3 últimas. Após esse tiro saíram: Cecilia Biagioli, Samantha Arévalo, Nathalia Almeida.

O segundo tiro foi de 1000m,(2 voltas no circuito de boias montado), largaram 7, ao final 5 avançaram e mais 2 eliminadas dessa vez:  Cibelle Jungblut , Gabi Roncatto.

Largaram somente 5 para o último tiro agora de 1500m(3 voltas no circúito). A saber que a holandesa foi a vencedora dos 2 tiros anteriores.

largada para o tiro final de 1500m…. tivemos a italiana, a holandesa e 3 brasileiras.

E para a tristeza da torcida que lotara as areias de Copacabana, a holandesa mostrou que é a Rainha da Praia carioca e tornou a ganhar no olímpico posto 6, mas numa prova linda bem organizada, num típico domingo de verão carioca.

Sharon van Rouwendaal, a holandesa mais carioca, se afirma a Rainha da Praia de 2022

O resultado final da prova Elite: Campeã: a holandesa, Sharon van Rouwendaal; Vice Campeã a brasileira campeã sulamericana : Viviane Jungblut; em 3*lugar ela que é uma baiana arretada defende a Unisanta, 3*sargento da Marinha do Brasil, atual campeã olímpica e eleita por 7 vezes a melhor do mundo, Ana Marcela Cunha; em 4* a italiana, medalhista em mundial, Rachele Bruni; e em 5* Betina Lorscheitter

patrocinadores, organização e as atletas da prova Elite.

A coluna agradece a organização, nas pessoas Pedro Monteiro, Juliano e Flávia pelo convite e credenciamento.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Rainha da Praia 2022 teve como patrocinadores: Águas do Rio, Betano, Dorflex, Unilife Vitamins. Apoio: Ovos Mantiqueira, Via Mia, Deixaelatreinar. Organização: Effect Sports.

A coluna parabeniza a todas as participantes pelas suas superações, a organização pela iniciativa de realizar evento só para mulheres, que foi de agrado de todas as participantes.

Um comentário sobre “Rainha do Mar 2022

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s