por: Zeca Santos;
Na primeira semana de Fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá, a rainha do mar, ou Nossa Senhora dos Navegantes. Uma Santa muito respeitada e um Orixá muito poderoso. Aproveitando esse gancho a Effect Sports realizou um festival de maratonas aquáticas com 4 provas só para mulheres.






Foi a primeira vez que aconteceu um festival só para mulheres e aconteceu na praia de Copacabana no olímpico posto 6, praia conhecida como a princesinha do mar.



Foram Realizadas as provas de 500 metros(sprint), 1k, 2k(classic) e 3k(elite). Aberta a todoas as idades a partir dos 12 anos. Cada largada com diferença de 15 minutos entre elas, exceto a prova elite, que fez parte da transmissão da Tv Globo no quadro Verão Espetacular.









Na prova sprint de 500 metros, Betina Cremona, atleta do Clube de Regatas do Flamengo, sagrou-se campeã.









Na prova de 1 quilômetro, tivemos a participação da embaixadora do evento a atleta olímpica do Flamengo Larissa Oliveira que terminou em 3* lugar. E a vencedora outra nadadora olímpica Naná Almeida, da Unisanta. A vencedora dessa prova ganhou automaticamente o convite para participar da prova elite.











A prova classic teve como campeã outra atleta olímpica e rubro negra, Gabi Roncatto, que teve trabalho para ganhar da jovem Luiza Comini Lima(que tem DNA de campeões), que representa o Minas Tênis Clube. Gabi Roncatto bem como a Naná Almeida ganharam o direito de participar da prova elite.








Todas as atletas que foram ao podium receberam um belo troféu, a medalha de participação, que todas que completaram também ganharam, Chamelon Sun, o protetor solar orgânico sem química alguma, uma caixa com 3 dúzias de ovos Mantiqueira, um par de sandálhias rasteiras da Via Mia.




Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.




















O evento teve apoio da Lei do incentivo ao esporte, que se reformulou e dará insenção aos patrocinadores de eventos e ou projetos que incentivem a prática ou iniciação esportiva. Como nos explicou o Sr. Secretário Estadual de Esporte e lazer Gutemberg Fonseca.






A prova Elite, que teve transmissão ao vivo pela tv Globo dentro do programa Esporte Espetacular, teve 3k de percurso mais não sendo direto. Foram dados 3 tiros, entre cada tiro cinco minutos de descanso em terra. A chegada dessa prova foi na água, como determina a regra da FINA(federação internacional de natação)



Nessa prova tivemos 10 representantes estrangeiras e as melhores do ranking brasileiro. Todas as participantes são atletas olímpicas(exceto Cibelle). Da Argentina: Cecilia Biagioli(atleta do Unisanta) ; do Equador: Samantha Arévalo(atleta do Fluminense Football Club); da Itália: Rachele Bruni.



Do Brasil: as irmãs Viviane e Cibelle Jungblut; Betina Lorscheitter; Sendo atletas do Grêmio Náutico União(GNU) e do Sport Club Corinthians Paulista/Exército Brasileiro



Elas também são do Brasil e entraram por terem ganho suas provas anteriores do evento Gabi Roncatto e Naná Almeida. Respectivamente atletas do Clube de Regatas do Flamengo/ Marinha do Brasil e da Unisanta/Força Aérea Brasileira.


E as imortalizadas no Olímpo, ambas são campeãs mundiais e olímpicas a holandesa com 2 medalhas olímpicas(ouro em Rio 2016 e prata Tokyo20*21) Sharon van Rouwendaal(atleta do PSV Heidenhoven) e a brasileira eleita por 7 vezes como Melhor do Mundo, a atual campeã olímpica(Tokyo20*21) Ana Marcela Cunha(atleta da Unisanta/Marinha do Brasil).



Como falado essa prova fora feita em 3 tiros, sendo o 1* de 500m.(1 volta no circuito de boias montado) Onde passavam as 7 primeiras e eram eliminadas as 3 últimas. Após esse tiro saíram: Cecilia Biagioli, Samantha Arévalo, Nathalia Almeida.












O segundo tiro foi de 1000m,(2 voltas no circuito de boias montado), largaram 7, ao final 5 avançaram e mais 2 eliminadas dessa vez: Cibelle Jungblut , Gabi Roncatto.









Largaram somente 5 para o último tiro agora de 1500m(3 voltas no circúito). A saber que a holandesa foi a vencedora dos 2 tiros anteriores.
















E para a tristeza da torcida que lotara as areias de Copacabana, a holandesa mostrou que é a Rainha da Praia carioca e tornou a ganhar no olímpico posto 6, mas numa prova linda bem organizada, num típico domingo de verão carioca.

O resultado final da prova Elite: Campeã: a holandesa, Sharon van Rouwendaal; Vice Campeã a brasileira campeã sulamericana : Viviane Jungblut; em 3*lugar ela que é uma baiana arretada defende a Unisanta, 3*sargento da Marinha do Brasil, atual campeã olímpica e eleita por 7 vezes a melhor do mundo, Ana Marcela Cunha; em 4* a italiana, medalhista em mundial, Rachele Bruni; e em 5* Betina Lorscheitter













A coluna agradece a organização, nas pessoas Pedro Monteiro, Juliano e Flávia pelo convite e credenciamento.





















Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.












Rainha da Praia 2022 teve como patrocinadores: Águas do Rio, Betano, Dorflex, Unilife Vitamins. Apoio: Ovos Mantiqueira, Via Mia, Deixaelatreinar. Organização: Effect Sports.





















A coluna parabeniza a todas as participantes pelas suas superações, a organização pela iniciativa de realizar evento só para mulheres, que foi de agrado de todas as participantes.









A cobertura ficou ótima, Zequinha! Boa!
CurtirCurtir