Batalhas de rimas, shows, poesia, grafites a cultura de rua ganhando mais espaço

por Zeca Santos , Daniel Azevedo;

As rodas culturais são movimentos que reúnem todos os elementos  e todas as tribos da cultura hip hop. Têm acontecido por toda cidade maravilhosa, sempre perto ou dentro de comunidades, valorizando em muito a cultura urbana. Ao longo da semana todos os bairros organizam suas rodas que são sempre ao ar livre.

Fomos convidados a assistir a roda cultural da Rocinha, maior favela da América Latina, reduto de grandes artistas urbanos, grandes chefs, diversos atletas de seleções brasileiras em diversos esportes, modelos internacionais.

Na Rocinha encontramos inúmeros nordestinos, e como sabemos nossos conterrâneos do Norte e Nordeste são exímios repentistas, que nada mais é a arte do improviso do aqui e agora, a mesma ideologia das rimas dos chamados MCs, dai o sucesso das batalhas de rimas de onde surgiram grandes nomes do rap nacional.

O local onde ocorreu a roda cultural foi na Praça do Skate, no meio da comunidade, um evento gratuito( como em todas as rodas culturais), sem luxos, sem frescuras, evento de rua, sem lugares marcados.

20190317_200423

A s batalhas são sorteadas na hora, aleatoriamente pelo número de inscritos, nessa edição tivemos 16 inscritos logo 8 duelos na fase eliminatória. Dentre as batalhas realmente tiveram de todos os tipos, essa caiu pro lado pessoal.Ambos representantes da comunidade;

340

Nessa tivemos representantes de comunidades diferentes Catete e Glória(ambas na zona sul carioca);

308

Representante de Jacarepaguá(zona oeste carioca), o Cenoura, contra o representante da Roupa Suja(bairro da Rocinha);

325

Tivemos um veterano de batalhas Zé Negão, representante da Vila Verde( bairro da parte alta da Rocinha) contra um novato, burguês de Laranjeiras DaQue;

363

Tivemos Catete contra Rocinha…

307

Durante a roda também tem reeducação, afinal precisa-se respeitar os moradores e as crianças presentes, por mais que as letras sejam pesadas, o flagrante é pior, já dizia o apresentador.

A melhor da noite foi entre 2 campeões de batalhas urbanas, teve 3 rounds para se chegar a um campeão, entre Titor, vencedor das batalhas de Botafogo( zona sul carioca),(https://instagram.com/joaotitor)  contra Jon Live, campeão local.(https://instagram.com/jonlive).

295

Os 2 MC’s estivessem não apenas querendo atacar um ao outro liricamente, mas principalmente querendo enriquecer a mente dos que estavam presentes com ideias que pregavam pela diminuição da violência no Rio de Janeiro através do caminho da Arte.

294

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. E não deixe de nos seguir no instagran @tevejoaquibyzequinha.

381

Após aos duelos tivemos show e poesia, MC do Complexo do Chapadão e seu parceiro.

Infelizmente começou a chover cântaros e a organização resolver suspender as demais atividades programadas.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

A coluna agradece ao convite, lamenta a chuva, parabéns a organização, realmente foi emocionante essa edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s