Marquês de Sapucaí é defumada para que os desfiles sejam tranquilos e alegres

por Zeca Santos;

O carnaval considerado por alguns e pela igreja católica como uma festa pagã. Porém de pagã não tem nada. Todas as agremiações de samba, nascidas em terreiros de candomblé, tem um santo padroeiro, já achamos uma ligação entre as religiões. Inclusive a Marquês de Sapucaí, criada em 1984, tem São Sebastião, ou Oxóxis(no candomblé) como padroeiro.

021
a imagem de São Sebastião.

O carnaval é a celebração do Reinado de Momo, que assume a cidade durante 1 semana celebrando, cantando, dançando e brincando. O carnaval é democrático como nos disse o carnavalesco historiador Milton Cunha.

Nossa equipe foi aos pais de santo e carnavalescos saber da importância desse culto, ação religiosa e conseguimos exclusivas para você leitor seguidor e fã.

089

Um padre fez a benção e uma prece acompanhada por todos os presentes.

068

O ator Milton Gonzalves declamou o poema´´ Águas de Oxalá´´, bem apropriado com a situação vivida a poucos dias com nossa cidade abandonada.

074

O cantor Elymar Santos soltou a voz empolgando o público.

Logo após ocorreu um ponto aos Orixás. Maravilhoso, digamos de passagem.

Os Clarins Cariocas soaram anunciando o início do Reinado de Momo.

Em respeito as religiões todos aqueles que passaram pela avenida vestiam branco, uma homenagem a Oxalá.

Agora pergunto como alguém pode considerar que o carnaval é pagã?1 Contamos com a inocência das crianças( são os querubins)…;

025

Famílias, senhoras, beatas e pastoras…;

Aberto os portões começa o desfile que prova que o carnaval é união entre as comunidades, onde se juntam integrantes de todas as agremiações, temos os casais de mestre sala e porta bandeiras do passado , presente e futuro, ritmistas formando uma única bateria, dirigentes , destaques, todos sambando juntos.

Todos com um único objetivo, a PAZ na cidade maravilhosa.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube  Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. E não deixe de nos seguir no instagran @tevejoaquibyzequinha.

20190224_205712

Durante o Reinado de Momo existem  regras importantes a serem seguidas: brincar, cantar se divertir e RESPEITAR o alheio. Ainda algumas muito severas que sempre bom repetir NÃO É NÃO! USE CAMISINHA! SE BEBER NÃO DIRIJA! USE TRANSPORTE PÚBLICO! NÃO BRIGAR!  Tudo em pró do indivíduo, como é festa pagã?

221
a união faz a força, 3 grandes mestres de bateria.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Bom carnaval a todos se gostar de blocos, procure um na sua localidade, se gostar de bailes vá se divertir, ou procure uma quadra de samba, ou uma roda de samba ou pagode ou até mesmo se preferir descanse, viaje, curta você onde se sentir bem. O que importa é ser FELIZ.

 

2 comentários sobre “Marquês de Sapucaí é defumada para que os desfiles sejam tranquilos e alegres

  1. Cobertura fiel ao que vi no Sambódromo, além de clicks maravilhosos. O Carnaval e o samba se alimentam de pessoas e profissionais que entendem e gostam da folia como você. Parabéns Zeca Santos

Deixe uma resposta