por Zeca Santos e Antônio Correia;
O Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis(FITA), ressurgi das cinzas impostas pela grave crise política/econômica que assola o país, honra seus compromissos e consegue premiar a temporada de 2016 do festival.
O SESC e o Bradesco, que ainda não foram atingidos pela operação Lava Jato, continuaram firmes juntos com a organização do Festival, que é muito importante para a cultura e incentivo ao teatro.
Nessa edição que fora premiada a de 2016, foi a 5*edição do festival, que teve como homenageados o grande diretor João das Neves, falecido recentemente e o ator Tarsício Meira(pelo conjunto da obra). E nada mais justo que se fazer relembrar a memória do diretor na presença de sua viúva a atriz Titany.
Feitas todas as homenagens, passamos a premiação , que ficou meio esvaziada devido as agendas profissionais de alguns premiados, mas mesmo assim não perdeu a importância e glamour a qual lhe é devida. Foram premiadas 17 categorias, que teve como presidente do juri técnico o ator e diretor Sérgio Fonta e no corpo de jurados a atriz Joana Fomm, o cenógrafo José Dias e o crítico teatral Dirceu Alves Jr.
Na categoria especial o juri concedeu ao ator Silvério Pereira, pelo espetáculo BR TRANS, que abordou o preconceito da diversidade sexual. O corpo de jurados também premiou com menções honrosas os espetáculos ´´Vianinha conta o último combate do homem comum´´e ´´Cabaça da existência´´

Como melhor figurino FITA 2016, tivemos como vencedora Carol Lobato, com a peça ´´Bilac vê estrelas´´
Melhor cenário FITA 2016 coube a André Cortez com ´´O Camareiro´´.
A melhor música ficou com Ney Lopes pelas letras e músicas de ´´Bilac vê estrelas´´.
Nesse momento o ator, que fazia as honras da casa, o baiano hilário, Zeu Brito, deu uma canja de seu show, que estará na FITA 2018.
Como revelação de 2016 ´´Não to entendendo nada´´.
Thelmo Fernandes, foi mehor em 2016 como ator coadjuvante, e foi representado pelo seu filho, já que o mesmo está em tourne pelo nordeste com ´´O Beijo no Asfalto´´.
Já como atriz coadjuvante, a vencedora de 2016, com ´´Estúpido Cupido´´, foi Clarisse Derzié Luz.
Um empate na categoria melhor ator FITA 2016, entre Kiko Mascarenhas em ´´O Camareiro´´ e Rafael Maia com´´Otelo´´.
A atriz Samara Filippo , também do elenco de ´´Otelo´´, recebeu e agradeceu os 2 prêmios recebidos pelo espetáculo.
Como melhor atriz FITA 2016, tivemos Denise Fraga com´´Galilleu Galilei´´.
Como melhor autor deu Rafael Cal´´Não to entendendo nada´´.
O melhor diretor do FITA 2016 foi João Fonseca com o espetáculo´´Bilac vê estrelas´´.
Pelo juri popular, o melhor espetáculo FITA 2016, foi ´´Otelo´´.
Melhor produtora, Ana Veloso.
E a FITINHA, a parte infantil do festival, que tem levado inúmeras crianças de escolas municipais e incentivado escolas que tenham projetos de teatro, premiou também com o espetáculo ´´Chapeuzinho Vermelho em o valor de um sorriso´´. Aplausos pela iniciativa, cultura é bom em qualquer idade.
E quem disse que humor não tem lugar, aqui na FITA tudo é válido e valorizado. E pelo juri popular a melhor comédia FITA 2016 foi´´De perto ela não é normal´´
E por falar em comédia, o baiano hilário, Zeu Brito, convida para seu espetáculo na FITA 2018, exclusivo para você leitor seguidor e fã. Vale muito conferir e gargalhar.
E encerrando as premiações de 2016, o melhor espetáculo´´O camareiro´´.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Azevedo), pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos. E não deixe de nos seguir no instagran @tevejoaquibyzequinha.
Após a cerimônia, realizada no Art SESC do Flamengo(zona sul carioca) um belo coquetel assinado pela Casa do Sabor.
Voltando para 2018, os atores Flavio Migliaccio e Tûnico Pereira, o homenageado da FITA 2018, convidam e apresentam seus espetáculos, se organizem ,vamos para Angra dos Reis, costa verde do estado do Rio,.e aplaudir o Festival Internacional de Teatro de Angra.
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e do nosso crítico de teatro Antônio Correia.