por Zeca Santos;
Tiquira, o destilado mais antigo do Brasil, extraído da mandioca(=aipim) pelos índios que habitavam todo nosso território. ´´Ti-kira´´ do tupi guarani significa líquido que goteja, Nas tribos,próximo a ocasiões festivas os índios colhiam essas raízes tuberosas e deixavam pingar por uns 3 dias para que fermentasse transformando em cauim, uma espécie de vinho.
Totalmente indígena´´mani- oca´´outro termo tupi guarani significa´´casa de Mani´ Dai chegaram os colonizadores, vieram os alambiques e no processo de destilação do cauim(o vinho indígena) se obtêm o mosto e por fim a Tiquira, a cachaça da mandioca, de coloração arroxeada típica do interior do Maranhão. E vamos combinar muito boa porém muito forte, os fracos não aguentam beber.
Porém a Tiquira, até mesmo pro povo maranhense, é deixada meio de lado, só comercializada nos mercados populares. Mas, graças a visão empresarial da carioca Margot, a Tiquira assume um posto de qualidade de padrão internacional. Ouça num papo exclusivo.
E nada melhor para promover e divulgar a nova bebida tipicamente brasileira do que um open bar para amigos e clientes, ocorrido no roof top do mais novo hotel da zona sul o Yoo2 Rio by Intercity, e com a maravilhosa vista da enseada de Botafogo(zona sul carioca).
E a bebida mal começou a circular no mercado e já ganhou diversos prêmios internacionais tanto pura como em cocktails, alias uns drinks maravilhosos.
Errata: no áudio acima foi dito Lençóis Matogrossense, corrigindo o local correto é Lençóis Maranhenses( patrimônio natural da humanidade)
A Guaaja Tiquira surgiu para refinar o paladar de um antigo destilado.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtubeTe Vejo Aqui by Zequinha( criado pelo nosso videomaker Daniel Gomez) , pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.
Aos convidados foram distribuídos gifts maravilhosos, clara para quem gosta de beber.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
Guaaja Tiquira é fabricada com alto padrão de qualidade,que somada as características originais do seu ancestral agradam os mais apurados paladares. Já a venda nas melhores casa do ramo ou pelos fones: +55(21)995131298; +55(21)995136594 ou se preferir contato@tiquirabrasil.com