por Zeca Santos;
O tradicional tricolor das Laranjeiras confirmou sua hegemonia nos saltos ornamentais, esporte visto como patinho feio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) que ainda conta com mais 4 modalidades( natação, nado sincronizado, maratonas aquáticas e polo aquático). O clube conquistou pela 10*vez consecutiva o título da competição mais importante do calendário nacional o Troféu Brasil, que esse ano serviu de seletiva para o campeonato mundial de desportes aquáticos, a ser disputado em julho na cidade de Budapeste/Hungria.
Com um mix de juvenis de 1*viagem e atletas olímpicos, a técnica e ex saltadora de seleção Andréia Boheme, atleta benemérita pelo Fluminense Football Club, treinou muito bem seus atletas que subiram ao pódium em todas as provas que disputaram.

Os saltos ornamentais, esporte olímpico desde dos Jogos de 1904 na cidade de Saint Louis/USA. Saltos ornamentais ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada(que pode variar de 5 a 10 m.) ou trampolim( que varia de 1 a 3 m.) em direção à água executando movimentos estéticos durante a queda. É considerado um esporte de técnica plástica e flexível. Oriundo de um movimento natural do ser humano, o ato de saltar. Também é considerado o mais radical das 5 modalidades que compõem a CBDA em função da mais nova prova o High Diving, disputado em ambientes naturais com plataformas que variam de 20 a 27 m. de alturas. Todas as provas são disputadas tanto no masculino como no feminino.
As provas são disputadas individuais , ou em duplas sincronizadas podendo ser mistas ou de mesmo sexo.
Para esse campeonato mundial, em função da forte crise que assola o país e a crise interna que se encontra a CBDA, os saltos ornamentais tem direito a apenas 6 vagas que devem ser conquistadas através de índices fortes estipulados pela Federação Internacional de Natação (FINA). E dessas 6 vagas, 3 atletas do time tricolor conseguiram superar em muito os índices da FINA. São eles:
Ian Carlos Matos, na prova de trampolim de 3m.
Ingrid Oliveira, na plataforma de 10m., alias ela se tornou pós olimpíadas Rio 2016 o melhor resultado do esporte nos últimos tempos e só tem 7 anos de atividade.
Tammy Galera, no trampolim de 3m.
E como o Flu tem a metade da seleção a técnica convocada é Andréia Boheme.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube Te Vejo Aqui by Zequinha ( criado pelo nosso videomaker Daniel Gomez) , pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos tisers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.
Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
