por Zeca Santos e Antônio Correia;
Dois dias de desfiles, 15 escolas estão disputando 2 vagas para retornarem ao grupo especial, grupo esse que recebe ajuda da prefeitura e lugar na cidade do samba.
Acadêmicos do Sossego(nunca esteve no grupo especial), homenageou a grande atriz, cantora Zezé Motta, representa as comunidades de Niterói. … Alegria da Zona Sul, também nunca esteve no grupo especial, representa as comunidades Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, de Copacabana, porém sua quadra encontra-se no Estácio. Trouxe para avenida Beth Carvalho…
Unidos do Viradouro, que já até ganhou o carnaval carioca, por infelicidade desceu e pelo que apresentou na avenida , não será dessa vez que voltará a elite do carnaval. Escola com cores vermelho e branco defende a comunidade de Barretos em Niterói.

Império da Tijuca, tradicional escola da zona norte carioca, uma das primeiras agremiações a vencer um carnaval. Trouxe ´´São João Batista, o último dos profetas´´.
A alegria de ser nascido e criado na escola…
Com uma comissão de frente confusa e meio perdida que não agradou ninguém, confira.
Um casal de mestre sala e porta bandeira meio que desconectado e tendo interferências dos guardiões.
Mesmo a escola passando animada e cantando, porém a harmonia deixou a desejar cometendo algumas falhas.
União do Parque de Curicica, de Jacarepaguá,outra que também nunca esteve na elite, veio com a felicidade da infância, Acadêmicos de Santa Cruz, já pertenceu a elite, inclusive nosso editor já desfilou nessa agremiação como comissão de frente. Nesse carnaval trouxe a esperança de um mundo melhor.
A Estácio de Sá, berço do samba, que já foi campeã do carnaval carioca, onde nosso editor então como integrante de comissão de frente e com ela ganharam estandarte de ouro. Nesse carnaval homenageou Gonzaguinha, o cantor.
Com uma comissão de frente leve e bem alegre, confira.
Realmente o leão simbolo da escola rugiu na avenida na garra de sua comunidade que cantaram e sambaram muito.
Acadêmicos do Cubango, fez uma homenagem ao sambista João Nogueira.Já a Unidos de Padre Miguel trouxe um Orixá, Ossain, que representa as ervas medicinais, o poder da cura pelas ervas.
Outra que nunca teve o privilégio de pertencer a elite foi a Inocente de Belford Roxo, que homenageou os´´Vilões´´de todas as estórias em quadrinhos e filmes e conquistou o público em alguns momentos, a entrada dos mignhos da comissão de frente, quando magneto apareceu e quando a rainha de bateria jogava buques.
Renascer de Jacarepaguá, homenageou dois importantes ícones da história brasileira e da raça negra a escritora Carolina Maria de Jesus se encontra com o líder da revolta da chibata João Cândido e a Unidos do Porto da Pedra de São Gonçalo veio brincar com as marchinhas. Ambas já estiveram no grupo especial e ambas tem o vermelho e branco como cores.
Já a Acadêmicos da Rocinha, que já teve até a Xuxa em seu enredo, não foi feliz na homenagem ao carnavalesco Viriato Correia. A comunidade da maior favela da América Latina não veio empolgada nem a bateria animou, fantasias caindo e outras falhas. Uma pena.
E a mais tradicional escola de samba carioca o Império Serrano, que por problemas políticos do mundo de samba desceu e até agora não voltou a elite carioca, veio muito bem sambando , linda e muito animada na homenagem ao poeta mato-grossense Manuel de Barros.
Logo na entrada da escola a direção prestou uma justíssima homenagem a sua eterna rainha de bateria a sempre linda Quitéria Chagas, que veio direto de Milão, onde atualmente é condessa e recentemente foi mãe. Quitéria foi ovacionada pelos imperianos que clamava pela volta da bela a frente de sua bateria.

Fique conosco, deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no youtube ( criado pelo nosso videomaker Daniel Gomez) Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso a entrevistas exclusivas e a tisers de nossas matérias. E não deixe de também curtir nossas dicas e informes na nossa página do facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais Antônio Correia e Zeca Santos.
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Gomez.
