por Zeca Santos. Altair Prado
A fábrica Bhering foi fundada em 1930 pelo empresário mineiro Ruy Barreto, na zona portuária carioca, até que em 2010 tornou-se uma produção de arte e cultura.
Prédio histórico na zona portuária do Rio chama a atenção pela sua arquitetura em ferro importada da Alemanha nos anos 30
Bala Toffe, bala Boneco, Café Globo, chocolate Refeição. Todos produtos fabricados pela Fábrica Bhering, fundada em 1880, quando teve início suas atividades ainda na Rua Sete de Setembro, na gestão de Pereira Passos. Com a reformulação do centro da cidade, sua primeira instalação na Avenida Central, hoje, a chamada Avenida Rio Branco, precisou ser demolida, se deslocando em seguida para a Avenida Treze de Maio, próximo ao Teatro Municipal. A Fábrica Bhering conhecida como é hoje por tantas novas gerações, se instalou em 1930, na zona portuária do Rio.
São dez mil metros quadrados, e seis andares de uma construção extraordinária e imponente, que explora e tira o melhor da luminosidade natural com suas claraboias e vidraças envoltas a estruturas de ferro muito bem produzidas. Segundo a história, toda essa disposição veio importada da Europa, mais precisamente da Alemanha, onde existia uma antiga fábrica que foi desativada.
