por Zeca Santos; Sebastião Neto;
A tradicional escola de samba, o primeiro Império do samba criado desde 1940,a Império da Tijuca, que atende a comunidade do Morro da Formiga. Fez um festão para coroar sua nova Rainha de bateria, Eliza Sanches, é o nome da sortuda.
Todo nosso respeito ao seu Tiãozinho é a história viva da escola. Muitos aplausos.




Um pouco de história e geografia, segundo o dicionário de favelas Mariele Franco, ´´o Morro da Formiga é uma favela brasileira, situada na Muda, um sub-bairro da Grande Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. É muito conhecida por ser o local onde nasceu a escola de samba Império da Tijuca… bairro tradicional, inicialmente denominado Freguesia do Engenho Velho, tendo sido anteriormente uma área de plantação de café e posteriormente bairro operário, também abrigando famílias nobres...O morro foi inicialmente ocupado por imigrantes de Portugal e Alemanha em 1911. A área só teve sua ocupação intensificada a partir do loteamento feito nas encostas entre as décadas de 1940 e 1960. Migrantes vindos, principalmente, do Espírito Santo e Minas Gerais, a procura de uma melhor qualidade de vida…A origem do nome da comunidade tem várias versões. Uma das principais diz que na época em que a prefeitura abriu as ruas 2 e 3 houve uma verdadeira invasão de formigas, segundo alguns moradores formigas grandes…Uma das tradições do Morro da Formiga é a folia-de-reis. Ela começou por volta da década de 1940 e existe até hoje. Naquela época, os então adolescentes Sebastião (mais conhecido como Adão de Deus) e Duzuca (conhecido como Zuma) resolveram criar uma folia-de-reis, a Amarela e Branca, que carregava a marca da criatividade de seus inventores. Os instrumentos eram feitos de papelão, e seu Sebastião foi seu primeiro palhaço.´´ Salve Seu Tiâozinho, nosso heroi da entrevista acima, que hoje da nome a sala da presidência da escola.



Fundado em 08 de dezembro de 1940, no Morro da Formiga, situado na Tijuca, Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca foi a primeira agremiação ligada ao Carnaval a usar a palavra “Império” em seu nome. Por essa razão, inclusive, seu símbolo é uma coroa, uma formiga e a cruz de malta em respeito a comunidade e as tradições portuguesas dos primeiros imigrantes. Sabias maneiras de respeitar sua ancestralidade.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Perguntamos a vários segmentos sobre a nova rainha de bateria, a saber que Elisa Sanches é uma atriz pornô consagrada, uma mãe dedicada, nada sabe de samba, mas em todos os segmentos ela foi muito bem recebida e todos afirmam que a rainha é uma aluna bem dedicada.






Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do cinegrafista Daniel Azevedo.


















E em tarde de coroação, também nos fora apresentadas as novas musas, inclusive a da comunidade.






A coluna agradece ao convite nos feito pelo acessor Gabriel, desejamos todo sucesso a nova Rainha e muitos aplausos a escola Império da Tijuca que nos recebeu muitíssimo bem.





