por Zeca Santos; Lucimar Adão
Para o aniversário de 20 anos da Estante Virtual, completados em 2025, a empresa realizou o Festival Literário da Estante Virtual (FLEV), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), com entrada gratuita. O evento de celebração é também uma forma de conexão entre leitores, autores, editoras e livreiros, e convida o público a viver a literatura como encontro, partilha e experiência.
O FLEV vai estrear na cidade em parceria com a Prefeitura do Rio e com o programa Capital Mundial do Livro, integrando o seu evento inédito ao tradicional Paixão de Ler. Além da programação literária, uma série de atividades pensadas para dialogar com literatura, música, arte e moda, também estarão presentes, a versão carioca do desfile do estilista Rafael Caetano, que fez sua estréia na versão paulista dos 30 anos da SPFW.
A coleção Fullgás, homenageou a obra do poeta e acadêmico Antônio Cicero (1945-2024), inspirado no livro Fullgás:Poesia reunida (Companhia das Letras, 2025) e que também tem a canção de mesmo nome, imortalizada na voz de sua irmã, a cantora Marina Lima. Dai, a idéia do casting desfilante ser formado somente por escritores.
Nomes como: Eliana Alves Cruz, Jessé Andarilho, Adriana Falcão, Mariana Filgueiras, Alex Andrade e Clara Alves. Os livreiros Letícia Bosísio e Ivan Costa. O designer gráfico Leonardo Iaccarino, e os poetas Bianca Ramoneda, Juliana Krapp, Ramon Nunes Mello, e Suzana Vargas.



Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.
Na platéia, imprensa de moda, literários e alguns influencers. Um público reduzido devido ser um domingo de Sol na cidade maravilhosa.






Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do cinegrafista Daniel Azevedo.
Enfim vamos ao desfile. Os desfilantes se posicionaram no salão superior e usaram a rampa de acesso ao térreo, paralelo ao lago com chafariz, passearam pelo pátio dos pilotis. E depois subiam de novo. A cada bloco de 4 desfilantes entrava um poeta ou poetisa recitando um poema de Antônio Cicero.
A coluna agradece ao convite nos feito pelo produtor Alexandre Schnab. Parabenizamos o estilista pela coleção e pelo desfile.
“Escolher Fullgás como título da coleção é um gesto de celebração, de homenagem e de continuidade para uma obra que faz parte da memória coletiva brasileira. Eu sempre acompanhei o trabalho da Marina e do Cicero e, ao longo da vida, fui inspirado por eles e já os homenageei em outros trabalhos. É uma ótima oportunidade de eternizar a minha admiração, carinho e respeito pelos dois”,Rafael Caetano.

