por Zequinha Santos; Paulo Alcântara
A LIGA RJ, Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro é a liga de carnaval que organiza a Série Ouro, segundo grupo do Carnaval Carioca. São as escolas que desfilam sexta-feira e sábado de carnaval,aquelas que antecedem os defiles do grupo especial. E já desfilam no solo sagrado da Marquês de Sapucaí.





Fez realizar seu esquenta carnaval (minis desfiles) no território das poderosas, a Cidade do Samba.




E na versão 2025 todas as 15 agremiações e mais uma escola convidada da federação francesa de danças afro-caribenhas.
A liga francesa se difere das nossas em tudo, principalmente que seus desfilantes não mostram seus rostos, são todos mascarados e com belíssimas máscaras e suas endumentárias bem ricas em detalhes e que cobrem todo o corpo. Imagina o calor que não faz.E o rítmo usado não foi nada animado.



A apresentação deles estava mais para a noite francesa celebrada em New Orleans.
O evento começou as 4 da tarde e fora assim dividido em 5 blocos: 1*bloco passaram Unidos do Jacarezinho; Botafogo Samba Clube;Inocentes de Belford Roxo; Em Cima Da hora que já fora campeã do carnaval carioca. E claro que tudo atrasou.
Entre um bloco e outro a Nova Corte Momesca se apresentava e tinha alguma apresentação de um grupo de samba, no mini palco armado no centro da Cidade do Samba.
Uma grande notícia pegou todos os mestres de bateria da LIGA RJ de surpresa.Um convênio da LIGA RJ com a Universidade Celso Lisboa vai permitir que os Mestres façam uma graduação com 100% de bolsa. A surpresa foi revelada por um dos embaixadores do carnaval carioca, o eterno Rei Momo Alex OLiveira.
O 3* bloco iniciou as 7.30Pm(na real as 8.30Pm)pois tudo atrasou desde do início, enfim vamos aos desfilantes…Undos da Ponte; Unidos de Bangu e a tradicional Império Serrano,que já fora campeã do carnaval carioca, traz em em seu enredo uma belíssima homenagem a Acadêmica Conceição Jeremias. E tem a frente de sua bateria(sinfônica) ninguém menos que a diva Quitéria Chagas.













Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

















A saber que integrantes de nossa equipe desfilaram nessa agremiação Unidos de Bangu, Paulo Alcântara nosso carnavalesco,historiador e comentarista de carnaval é diretor de ala. Já nossa revisora,jornalista Lucimar Adão é uma foliã,passista inveterada.

A Unidos de Bangu trará para a avenida a ´´Vida e Obra de Lecy Brandão´´.



Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do cinegrafista Daniel Azevedo.




Chegamos ao último bloco,que fora o mais longo bloco e o mais corrido. Totalmente desnecessário deveria ter sido no dia seguinte. Sem correrias,sem atrasos e sem ser exaustivo para todos. Foi a vez da União do Parque Acarí; Arranco de Engenho de Dentro; Vigário Geral; União de Maricá; União da Ilha do Governador; Porto da Pedra; Unidos de Padre Miguel e Estácio de Sá,que já fora campeã do carnaval carioca.









A Vigário Geral tem uma particularidade,é a única escola que tem um casal de mestre sala e porta-bandeira portadores de Síndrome Down,inclusive foram premiados no prêmio´´Arte Cultura em Movimento´´
A nossa dupla de foliões(já citado acima) também desceram na Vigário Geral como brincantes.






A Porto da Pedra traz em seu enredo a vida das profissionais do sexo,a profissão mais antiga do mundo.



A União da Ilha trará os Cometas em seu enredo.
A coluna agradece a LIGA RJ pelo credenciamento e parabeniza a todas as agremiações pelos seus ensaios. E que venha o Carnaval 2026.
