´´Aos Sábados´´um Texto de Adyr de Paula

por Zeca Santos, André Moreira;

Como no espetáculo que começou de traz para frente,assim será conosco também.O autor Adyr de Paula justificou o texto sobre o Alzheimer por ter vivido essa situação em sua casa pois sua mãe infelizmente foi acometida da enfermidade que não perdoa ninguém.

Segundo a OMS(organização mundial da saúde),A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

O conviver com esse alemão pernicioso precisa de muita paciência, o adulto entra num retrocesso até a forma fetal e quando se chega a ela já não se tem mais controle de nada nem mesmo das funçóes vitais.É muito triste para quem acompanha,que tem se manter forte e totalmente sereno.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIKTOK (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Um texto pesado,um texto triste,encenado no Teatro dos Quatro,no shopping da Gávea(área bohêmia da zona sul carioca).

Após o espetáculo fora servido um coquetel nos fornecidos pelo Licor Amargo de Amêndoas,muito bom . E uma grande social com os atores e produção.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos

A coluna agradece a produção pelos convites na pessoa do diretor e roterista Alexandre e parabeniza o elenco.

Voltamos a falar você acompanhante,familiar,tenha muita paciência,tenha amor de carinho e atenção. Evite chorar diante do seu ente querido,é duro e difícil,mas tenha serenidade e lembre talvez você seja uma das últimas lembranças que seu ente tenha.

Deixe uma resposta