2*Semana do Rio Harp Festival 2025

por Zeca Santos, Valter Tenório;

A 2*semana foi marcada por uma diferença de rítmos e de lugares, foi uma viagem pela América do Sul representada pelos harpistas Jesus Soarez da Venezuela e do peruano Armando Becerra. Passamos pelo mundo árabe com o grupo Al Nur Kibir. Fomos a China, que pela primeira vez veio ao festival com uma delegação de 16 jovens talentos.

Tanto o harpista venezuelamo Jesus Soarez,quanto o grupo Al Nur Kibir nos levaram ao Real Gabinete Português de Leitura. Um prédio histórico criado por Don João.

A saber que a harpa árabe chama-se Alaúde. Já a harpa usada por Jesus é do tipo paraguáia.

O trio Al Nur Kibir,fez um passeio musical pelo mundo árabe,saindo do Egito, indo a Turkya,passando por Marrocos e Tunísia.Sempre com belas canções festivas.

Excelente viagem e ficou melhor ainda quando tocaram um clássico de Luiz Gonzaga. Émuito bom valorizar a nossa cultura.

Ao final do brilhante concerto eles ainda atenderam aos fãs e esclarecendo dúvidas.E deram uma exclusiva para você leitor,seguidor e fã.

Jesus Soarez fez seu concerto em homenagem ao grande maestro venezuelano Guilherme Hernandez além disso um grande músico,compositor e fabricante de harpas,alias a harpa que Jesus toca foi feita por ele. Um romântico e sua melhor obra um concerto que homenageia a Lua Cheia.

Na ediçãode 2024 do Rio Harp Festival,nossa editoria lançou um desafio ao harpista que na edição de 2025 ele tocaria alguma obra do maestro Ton Jobim. E não é que ele conseguiu e depois declarou que foi o desafio mais difícil de se realizar.Mesmo assim conseguiu. Nosso muito obrigado e muitos aplausos pela superação.

E o melhor ganhamos uma exclusiva em uma sala belíssima do Real Gabinete Português de Leitura. A saber localiza-se na praça Tiradentes,centro carioca.

E ainda no Real Gabinete Português de Leitura tivemos a honra de sentar para conversar com uma postulante a uma cadeira na ABL(Academia Brasileira de Letras) e foi um papo bem tranquilo antes de um dos concertos.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

No CCBB,Centro Cultural do Banco do Brasil estiveram presentes o harpista peruano Armando Becerra e diversas ninfetas e fadas chinesas,sim elas existem pois as harpitas do mundo longíncuo variam entre 7 e 18 anos.A saber a grande estrela Chun Xi Way de apenas 7 anos encantou a todos os presentes.

Claro que as menores estavam acompanhadas com suas mães e a comunicação não foi nada fácil. E ainda vieram acompanhadas da professora do Concervatório Nacional de Pequim,que também é harpista.

A delegação chinesa esteve composta por 10 harpistas sendo 9 mulheres(meninas e adolecentes)e 1 homem , e 6 acompanhantes. As princesas estavam nervosas e apreencivas. Mas na hora de tocar totalmente concentradas.

O mais imprecionante que nem no aquecimento e nem durante dos seus concertos nenhuma das ninfas usavam partituras.Tudo tocado de cabeça. A saber que todas treinam 2 horas por dia todos os dias.

Como de costume antes dos concertos fomos ao backstage para xeretar,afinal é onde tudo acontece.

Não tivemos essa sorte com o harpista peruano que ficou direto no palco.

Tanto as bonequinhas chinesas quanto o peruano são harpistas clássicos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

A coluna agradece ao convite nos feito pela produção do 20*Rio Harp Festival,na pessoa do Sr.Sérgio da Costa e Silva. Muitos aplausos a todos /todas harpistas belos brilhantes concertos.

Deixe uma resposta